A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA E A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A INCLUSÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35642 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2648 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA E A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A INCLUSÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo fazer com que o aluno perceba a importância de estudar física através de recursos experimentais, ou seja, procura-se contribuir para que o aluno desperte o interesse pelo estudo do ensino de física no âmbito escolar e fora dele. No entanto, metodologias alternativas aplicadas aos conteúdo a serem estudados, proporciona ao aluno uma nova forma de aprender física, podendo assim atuar de maneira significativa no ensino de física. Esse trabalho teve como metodologia uma sequência para o processo de intervenção, assim, ministrando as aulas teóricas sobre o conteúdo que será discutido no decorrer do experimento e em seguida mostrar essas teorias trabalhadas nas atividades experimentais. Essa atividade será confeccionada com materiais de baixo custo. Os alunos participarão diretamente, propiciando uma maior interação entre eles. Após a realização de todo processo experimental, foi aplicado aos alunos que participaram da atividade experimental um questionário semiestruturado contendo questões objetivas e de caráter fechado totalizando oito questões, todas voltadas para a disciplina de física e a realização de experimentos, a fim de identificar as concepções dos alunos sobre as atividades experimentais no ensino de física. A partir das análises dos dados coletados na pesquisa foi possível identificar o desinteresse dos alunos diante do estudo da disciplina de física de maneira possamos contribuir para desmistificar esta visão e colaborar para melhoria do ensino. Logo, concluímos que é importante inserir no ensino de física atividades experimentais na disciplina de física pra que possamos discutir a ciência através da tecnologia envolvida no cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, CONCEPÇÃO DOS ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID657_15092017213842.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA MARIA FREIRE DE AVELAR" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA MARIA" "autor_email" => "angelaavelar15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35642 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2648 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA E A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A INCLUSÃO DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo fazer com que o aluno perceba a importância de estudar física através de recursos experimentais, ou seja, procura-se contribuir para que o aluno desperte o interesse pelo estudo do ensino de física no âmbito escolar e fora dele. No entanto, metodologias alternativas aplicadas aos conteúdo a serem estudados, proporciona ao aluno uma nova forma de aprender física, podendo assim atuar de maneira significativa no ensino de física. Esse trabalho teve como metodologia uma sequência para o processo de intervenção, assim, ministrando as aulas teóricas sobre o conteúdo que será discutido no decorrer do experimento e em seguida mostrar essas teorias trabalhadas nas atividades experimentais. Essa atividade será confeccionada com materiais de baixo custo. Os alunos participarão diretamente, propiciando uma maior interação entre eles. Após a realização de todo processo experimental, foi aplicado aos alunos que participaram da atividade experimental um questionário semiestruturado contendo questões objetivas e de caráter fechado totalizando oito questões, todas voltadas para a disciplina de física e a realização de experimentos, a fim de identificar as concepções dos alunos sobre as atividades experimentais no ensino de física. A partir das análises dos dados coletados na pesquisa foi possível identificar o desinteresse dos alunos diante do estudo da disciplina de física de maneira possamos contribuir para desmistificar esta visão e colaborar para melhoria do ensino. Logo, concluímos que é importante inserir no ensino de física atividades experimentais na disciplina de física pra que possamos discutir a ciência através da tecnologia envolvida no cotidiano dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, CONCEPÇÃO DOS ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID657_15092017213842.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÂNGELA MARIA FREIRE DE AVELAR" "autor_nome_curto" => "ÂNGELA MARIA" "autor_email" => "angelaavelar15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }