A QUÍMICA ENVOLVIDA NA HIGIENE PESSOAL: UMA
ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA
ORGÂNICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35572 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3564 "inscrito_id" => 8793 "titulo" => """ A QUÍMICA ENVOLVIDA NA HIGIENE PESSOAL: UMA\r\n ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA\r\n ORGÂNICA """ "resumo" => """ O ensino da química orgânica que é abordado no 3° ano do ensino médio, envolve muitos\r\n conceitos técnicos, e até mesmo abstratos para os alunos. Além disso, o livro didático utilizado em\r\n sala de aula, não traz uma abordagem bem contextualizada da química orgânica básica e quando\r\n trazem, muitas vezes não é em uma linguagem de fácil compreensão. Desta maneira, os discentes se\r\n deparam com uma série de conceitos “rasos” e até mesmo complexos, e dentro desta situação, muitos\r\n alunos tem dificuldade de compreensão dos assuntos por não conseguirem percebe-los dentro de um\r\n contexto, então em função destas questões o presente trabalho “ A química envolvida na higiene\r\n pessoal: Uma abordagem contextualizada no ensino de química orgânica”, traz como proposta\r\n algumas atividades que contemplem o processo se ensino aprendizagem de forma contextualizada,\r\n neste espaço inclui-se apresentação de seminários, realização aula prática experimental e culminação\r\n de mostra, desta forma o aluno aprenderá conceitos químicos dentro de um contexto social, ou seja,\r\n vai além do livro didático utilizado pelos discentes. Este projeto é destinado ao 3° ano único do normal\r\n médio da Escola de Referência em Ensino Médio Deputado Afonso Ferraz e ao 3° ano “C” do ensino\r\n médio da Escola de Referência em Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho (ambas de\r\n Floresta – PE), estes são diferentes públicos, consequentemente o trabalho adaptou-se as diferentes\r\n realidades. E por sua vez, tem por finalidade abordar a química orgânica envolvida na higiene pessoal\r\n de forma contextualizada mostrando o nexo entre o conteúdo compostos orgânicos trabalhado em\r\n classe e a química orgânica envolvida na higiene pessoal. Desta forma acredita-se que o conhecimento\r\n será construído e consolidado de forma prazerosa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA ORGÂNICA, ENSINO CONTEXTUALIZADO, HIGIENE PESSOAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8793_14102017150125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA NUNES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA " "autor_email" => "a.carolinanunes2014@gmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35572 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3564 "inscrito_id" => 8793 "titulo" => """ A QUÍMICA ENVOLVIDA NA HIGIENE PESSOAL: UMA\r\n ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA\r\n ORGÂNICA """ "resumo" => """ O ensino da química orgânica que é abordado no 3° ano do ensino médio, envolve muitos\r\n conceitos técnicos, e até mesmo abstratos para os alunos. Além disso, o livro didático utilizado em\r\n sala de aula, não traz uma abordagem bem contextualizada da química orgânica básica e quando\r\n trazem, muitas vezes não é em uma linguagem de fácil compreensão. Desta maneira, os discentes se\r\n deparam com uma série de conceitos “rasos” e até mesmo complexos, e dentro desta situação, muitos\r\n alunos tem dificuldade de compreensão dos assuntos por não conseguirem percebe-los dentro de um\r\n contexto, então em função destas questões o presente trabalho “ A química envolvida na higiene\r\n pessoal: Uma abordagem contextualizada no ensino de química orgânica”, traz como proposta\r\n algumas atividades que contemplem o processo se ensino aprendizagem de forma contextualizada,\r\n neste espaço inclui-se apresentação de seminários, realização aula prática experimental e culminação\r\n de mostra, desta forma o aluno aprenderá conceitos químicos dentro de um contexto social, ou seja,\r\n vai além do livro didático utilizado pelos discentes. Este projeto é destinado ao 3° ano único do normal\r\n médio da Escola de Referência em Ensino Médio Deputado Afonso Ferraz e ao 3° ano “C” do ensino\r\n médio da Escola de Referência em Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho (ambas de\r\n Floresta – PE), estes são diferentes públicos, consequentemente o trabalho adaptou-se as diferentes\r\n realidades. E por sua vez, tem por finalidade abordar a química orgânica envolvida na higiene pessoal\r\n de forma contextualizada mostrando o nexo entre o conteúdo compostos orgânicos trabalhado em\r\n classe e a química orgânica envolvida na higiene pessoal. Desta forma acredita-se que o conhecimento\r\n será construído e consolidado de forma prazerosa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "QUÍMICA ORGÂNICA, ENSINO CONTEXTUALIZADO, HIGIENE PESSOAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8793_14102017150125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA NUNES DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA " "autor_email" => "a.carolinanunes2014@gmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }