O ensino da química orgânica que é abordado no 3° ano do ensino médio, envolve muitos
conceitos técnicos, e até mesmo abstratos para os alunos. Além disso, o livro didático utilizado em
sala de aula, não traz uma abordagem bem contextualizada da química orgânica básica e quando
trazem, muitas vezes não é em uma linguagem de fácil compreensão. Desta maneira, os discentes se
deparam com uma série de conceitos “rasos” e até mesmo complexos, e dentro desta situação, muitos
alunos tem dificuldade de compreensão dos assuntos por não conseguirem percebe-los dentro de um
contexto, então em função destas questões o presente trabalho “ A química envolvida na higiene
pessoal: Uma abordagem contextualizada no ensino de química orgânica”, traz como proposta
algumas atividades que contemplem o processo se ensino aprendizagem de forma contextualizada,
neste espaço inclui-se apresentação de seminários, realização aula prática experimental e culminação
de mostra, desta forma o aluno aprenderá conceitos químicos dentro de um contexto social, ou seja,
vai além do livro didático utilizado pelos discentes. Este projeto é destinado ao 3° ano único do normal
médio da Escola de Referência em Ensino Médio Deputado Afonso Ferraz e ao 3° ano “C” do ensino
médio da Escola de Referência em Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho (ambas de
Floresta – PE), estes são diferentes públicos, consequentemente o trabalho adaptou-se as diferentes
realidades. E por sua vez, tem por finalidade abordar a química orgânica envolvida na higiene pessoal
de forma contextualizada mostrando o nexo entre o conteúdo compostos orgânicos trabalhado em
classe e a química orgânica envolvida na higiene pessoal. Desta forma acredita-se que o conhecimento
será construído e consolidado de forma prazerosa.