Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A QUÍMICA ENVOLVIDA NA HIGIENE PESSOAL: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Palavra-chaves: QUÍMICA ORGÂNICA, ENSINO CONTEXTUALIZADO, HIGIENE PESSOAL Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35572
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3564
    "inscrito_id" => 8793
    "titulo" => """
      A QUÍMICA ENVOLVIDA NA HIGIENE PESSOAL: UMA\r\n
      ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA\r\n
      ORGÂNICA
      """
    "resumo" => """
      O ensino da química orgânica que é abordado no 3° ano do ensino médio, envolve muitos\r\n
      conceitos técnicos, e até mesmo abstratos para os alunos. Além disso, o livro didático utilizado em\r\n
      sala de aula, não traz uma abordagem bem contextualizada da química orgânica básica e quando\r\n
      trazem, muitas vezes não é em uma linguagem de fácil compreensão. Desta maneira, os discentes se\r\n
      deparam com uma série de conceitos “rasos” e até mesmo complexos, e dentro desta situação, muitos\r\n
      alunos tem dificuldade de compreensão dos assuntos por não conseguirem percebe-los dentro de um\r\n
      contexto, então em função destas questões o presente trabalho “ A química envolvida na higiene\r\n
      pessoal: Uma abordagem contextualizada no ensino de química orgânica”, traz como proposta\r\n
      algumas atividades que contemplem o processo se ensino aprendizagem de forma contextualizada,\r\n
      neste espaço inclui-se apresentação de seminários, realização aula prática experimental e culminação\r\n
      de mostra, desta forma o aluno aprenderá conceitos químicos dentro de um contexto social, ou seja,\r\n
      vai além do livro didático utilizado pelos discentes. Este projeto é destinado ao 3° ano único do normal\r\n
      médio da Escola de Referência em Ensino Médio Deputado Afonso Ferraz e ao 3° ano “C” do ensino\r\n
      médio da Escola de Referência em Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho (ambas de\r\n
      Floresta – PE), estes são diferentes públicos, consequentemente o trabalho adaptou-se as diferentes\r\n
      realidades. E por sua vez, tem por finalidade abordar a química orgânica envolvida na higiene pessoal\r\n
      de forma contextualizada mostrando o nexo entre o conteúdo compostos orgânicos trabalhado em\r\n
      classe e a química orgânica envolvida na higiene pessoal. Desta forma acredita-se que o conhecimento\r\n
      será construído e consolidado de forma prazerosa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA ORGÂNICA, ENSINO CONTEXTUALIZADO, HIGIENE PESSOAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8793_14102017150125.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA NUNES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA "
    "autor_email" => "a.carolinanunes2014@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35572
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3564
    "inscrito_id" => 8793
    "titulo" => """
      A QUÍMICA ENVOLVIDA NA HIGIENE PESSOAL: UMA\r\n
      ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE QUÍMICA\r\n
      ORGÂNICA
      """
    "resumo" => """
      O ensino da química orgânica que é abordado no 3° ano do ensino médio, envolve muitos\r\n
      conceitos técnicos, e até mesmo abstratos para os alunos. Além disso, o livro didático utilizado em\r\n
      sala de aula, não traz uma abordagem bem contextualizada da química orgânica básica e quando\r\n
      trazem, muitas vezes não é em uma linguagem de fácil compreensão. Desta maneira, os discentes se\r\n
      deparam com uma série de conceitos “rasos” e até mesmo complexos, e dentro desta situação, muitos\r\n
      alunos tem dificuldade de compreensão dos assuntos por não conseguirem percebe-los dentro de um\r\n
      contexto, então em função destas questões o presente trabalho “ A química envolvida na higiene\r\n
      pessoal: Uma abordagem contextualizada no ensino de química orgânica”, traz como proposta\r\n
      algumas atividades que contemplem o processo se ensino aprendizagem de forma contextualizada,\r\n
      neste espaço inclui-se apresentação de seminários, realização aula prática experimental e culminação\r\n
      de mostra, desta forma o aluno aprenderá conceitos químicos dentro de um contexto social, ou seja,\r\n
      vai além do livro didático utilizado pelos discentes. Este projeto é destinado ao 3° ano único do normal\r\n
      médio da Escola de Referência em Ensino Médio Deputado Afonso Ferraz e ao 3° ano “C” do ensino\r\n
      médio da Escola de Referência em Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho (ambas de\r\n
      Floresta – PE), estes são diferentes públicos, consequentemente o trabalho adaptou-se as diferentes\r\n
      realidades. E por sua vez, tem por finalidade abordar a química orgânica envolvida na higiene pessoal\r\n
      de forma contextualizada mostrando o nexo entre o conteúdo compostos orgânicos trabalhado em\r\n
      classe e a química orgânica envolvida na higiene pessoal. Desta forma acredita-se que o conhecimento\r\n
      será construído e consolidado de forma prazerosa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA ORGÂNICA, ENSINO CONTEXTUALIZADO, HIGIENE PESSOAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID8793_14102017150125.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CAROLINA NUNES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINA "
    "autor_email" => "a.carolinanunes2014@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino da química orgânica que é abordado no 3° ano do ensino médio, envolve muitos conceitos técnicos, e até mesmo abstratos para os alunos. Além disso, o livro didático utilizado em sala de aula, não traz uma abordagem bem contextualizada da química orgânica básica e quando trazem, muitas vezes não é em uma linguagem de fácil compreensão. Desta maneira, os discentes se deparam com uma série de conceitos “rasos” e até mesmo complexos, e dentro desta situação, muitos alunos tem dificuldade de compreensão dos assuntos por não conseguirem percebe-los dentro de um contexto, então em função destas questões o presente trabalho “ A química envolvida na higiene pessoal: Uma abordagem contextualizada no ensino de química orgânica”, traz como proposta algumas atividades que contemplem o processo se ensino aprendizagem de forma contextualizada, neste espaço inclui-se apresentação de seminários, realização aula prática experimental e culminação de mostra, desta forma o aluno aprenderá conceitos químicos dentro de um contexto social, ou seja, vai além do livro didático utilizado pelos discentes. Este projeto é destinado ao 3° ano único do normal médio da Escola de Referência em Ensino Médio Deputado Afonso Ferraz e ao 3° ano “C” do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho (ambas de Floresta – PE), estes são diferentes públicos, consequentemente o trabalho adaptou-se as diferentes realidades. E por sua vez, tem por finalidade abordar a química orgânica envolvida na higiene pessoal de forma contextualizada mostrando o nexo entre o conteúdo compostos orgânicos trabalhado em classe e a química orgânica envolvida na higiene pessoal. Desta forma acredita-se que o conhecimento será construído e consolidado de forma prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.