Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS TITULADOS PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – DIAMANTINA (MG)

Palavra-chaves: EGRESSOS, PÓS-GRADUAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38697
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 3351
    "titulo" => "TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS TITULADOS PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – DIAMANTINA (MG)"
    "resumo" => """
      Esta pesquisa insere-se na linha de Pesquisa “Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais” anteriormente denominada “Políticas Públicas e Educacionais” do Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri( UFVJM) e tem como objetivo principal analisar a inserção dos egressos dos programas de pós-graduação da universidade no mercado profissional, bem como suas trajetórias e percepções. \r\n
                   O interesse pelo tema surgiu a partir de minha experiência como técnica administrativa lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pela constatação de que esse setor não conta, em seu acervo físico ou on-line, com qualquer dado relativo à atuação profissional dos estudantes titulados e sua inserção no mercado de trabalho. Os autores Cunha (2010), Saviani (2011), Dias Sobrinho (2004), Velloso (2003), Lousada e Martins(2005), Balbachevsky (2014), que relacionam os temas educação e egressos, nortearam o presente estudo. Para viabilizar o desenvolvimento desta pesquisa, propus a realizar um estudo de caso, com metodologia descritiva e exploratória, com enfoque qualitativo, por meio de estudo bibliográfico e a aplicação de questionário. \r\n
                     Como fonte de coleta de dados, utilizei os registros oficiais da universidade referentes aos discentes em questão e, num segundo momento, apliquei questionário on-line. Mapeei a inserção dos egressos no mercado de trabalho e possíveis lacunas na sua formação acadêmica. Acredito que esta pesquisa será relevante para alimentar informações no banco de dados da universidade, bem como para a comunidade em geral.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EGRESSOS, PÓS-GRADUAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID3351_28062017142819.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGINIA GERALDA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "VIRGINIA BATIST"
    "autor_email" => "virginiagbatista@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38697
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 3351
    "titulo" => "TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS TITULADOS PELOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI – DIAMANTINA (MG)"
    "resumo" => """
      Esta pesquisa insere-se na linha de Pesquisa “Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais” anteriormente denominada “Políticas Públicas e Educacionais” do Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri( UFVJM) e tem como objetivo principal analisar a inserção dos egressos dos programas de pós-graduação da universidade no mercado profissional, bem como suas trajetórias e percepções. \r\n
                   O interesse pelo tema surgiu a partir de minha experiência como técnica administrativa lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pela constatação de que esse setor não conta, em seu acervo físico ou on-line, com qualquer dado relativo à atuação profissional dos estudantes titulados e sua inserção no mercado de trabalho. Os autores Cunha (2010), Saviani (2011), Dias Sobrinho (2004), Velloso (2003), Lousada e Martins(2005), Balbachevsky (2014), que relacionam os temas educação e egressos, nortearam o presente estudo. Para viabilizar o desenvolvimento desta pesquisa, propus a realizar um estudo de caso, com metodologia descritiva e exploratória, com enfoque qualitativo, por meio de estudo bibliográfico e a aplicação de questionário. \r\n
                     Como fonte de coleta de dados, utilizei os registros oficiais da universidade referentes aos discentes em questão e, num segundo momento, apliquei questionário on-line. Mapeei a inserção dos egressos no mercado de trabalho e possíveis lacunas na sua formação acadêmica. Acredito que esta pesquisa será relevante para alimentar informações no banco de dados da universidade, bem como para a comunidade em geral.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EGRESSOS, PÓS-GRADUAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID3351_28062017142819.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIRGINIA GERALDA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "VIRGINIA BATIST"
    "autor_email" => "virginiagbatista@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa insere-se na linha de Pesquisa “Educação, Sujeitos, Sociedade, História da Educação e Políticas Públicas Educacionais” anteriormente denominada “Políticas Públicas e Educacionais” do Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri( UFVJM) e tem como objetivo principal analisar a inserção dos egressos dos programas de pós-graduação da universidade no mercado profissional, bem como suas trajetórias e percepções. O interesse pelo tema surgiu a partir de minha experiência como técnica administrativa lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pela constatação de que esse setor não conta, em seu acervo físico ou on-line, com qualquer dado relativo à atuação profissional dos estudantes titulados e sua inserção no mercado de trabalho. Os autores Cunha (2010), Saviani (2011), Dias Sobrinho (2004), Velloso (2003), Lousada e Martins(2005), Balbachevsky (2014), que relacionam os temas educação e egressos, nortearam o presente estudo. Para viabilizar o desenvolvimento desta pesquisa, propus a realizar um estudo de caso, com metodologia descritiva e exploratória, com enfoque qualitativo, por meio de estudo bibliográfico e a aplicação de questionário. Como fonte de coleta de dados, utilizei os registros oficiais da universidade referentes aos discentes em questão e, num segundo momento, apliquei questionário on-line. Mapeei a inserção dos egressos no mercado de trabalho e possíveis lacunas na sua formação acadêmica. Acredito que esta pesquisa será relevante para alimentar informações no banco de dados da universidade, bem como para a comunidade em geral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.