O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões de uma experiência vivida
durante o período de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos - EJA (i), fazendo as
devidas considerações acerca de sua importância, por compreender às especificidades dos
sujeitos a que ela se destina. Serão apresentadas todas as etapas que o constitui: Observação,
Coparticipação; Regência, Diagnóstico e escolha metodológica, a partir de um olhar crítico
reflexivo. A experiência vivenciada apontou para a grande relevância das ações do estágio
supervisionado para o processo formativo dos estudantes de Pedagogia e para os estudantes da
EJA (i), os quais são protagonistas. Buscam a apropriação do conhecimento, por terem
consciência de suas trajetórias truncadas ao longo de suas vidas. Demonstram interesse e
compromisso com a aprendizagem, ainda que sejam inúmeras suas dificuldades cotidianas. A
experiência ainda permitiu compreender a extrema relevância do estágio supervisionado, para
que o/a pedagogo (a) em formação possa viver a teoria (compreendida na universidade) na
prática da sala de aula. Bem como, perceber e buscar entender a diversidade de
especificidades que há tanto no processo de ensino-aprendizagem, quanto nos estudantes da
EJA (i) e os seus inúmeros anseios, para se enxergarem sujeitos socialmente aceitos, uma vez
que se sentem excluídos por não terem a apropriação da leitura e da escrita. Destarte,
compreende-se que a experiência vivida no estágio supervisionado é de fundamental
importância no processo formativo de todos (as) os/as envolvidos, tanto os/as estagiários (as)
como os sujeitos da EJA (i) e professor (a) regente. Sobre os primeiros, o estágio visa
contribuir para um amplo entendimento acerca da relação teórico-prático, bem como, a de
entender a heterogeneidade que compreende a EJA(i). Para o segundo, possibilita outros
horizontes, os/as estagiários (as) buscam inovar a metodologia e se aproximar de cada sujeito
compreendendo-o não como alguém que está em atraso no processo de aprendizagem, mas
como aqueles (as) que tem o direito de aprender ao longo da vida. Quanto ao terceiro,
oportuniza vivências significativas à partir das contribuições advindas dos/as estagiários(as).
Nesse movimento de troca de saberes, todos ensinam e aprendem.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Educação de Jovens, Adultos e Idosos