Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LUGAR DA TEORIA NA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS – EJA(I).

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, TEORIA E PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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      durante o período de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos - EJA (i), fazendo as\r\n
      devidas considerações acerca de sua importância, por compreender às especificidades dos\r\n
      sujeitos a que ela se destina. Serão apresentadas todas as etapas que o constitui: Observação,\r\n
      Coparticipação; Regência, Diagnóstico e escolha metodológica, a partir de um olhar crítico\r\n
      reflexivo. A experiência vivenciada apontou para a grande relevância das ações do estágio\r\n
      supervisionado para o processo formativo dos estudantes de Pedagogia e para os estudantes da\r\n
      EJA (i), os quais são protagonistas. Buscam a apropriação do conhecimento, por terem\r\n
      consciência de suas trajetórias truncadas ao longo de suas vidas. Demonstram interesse e\r\n
      compromisso com a aprendizagem, ainda que sejam inúmeras suas dificuldades cotidianas. A\r\n
      experiência ainda permitiu compreender a extrema relevância do estágio supervisionado, para\r\n
      que o/a pedagogo (a) em formação possa viver a teoria (compreendida na universidade) na\r\n
      prática da sala de aula. Bem como, perceber e buscar entender a diversidade de\r\n
      especificidades que há tanto no processo de ensino-aprendizagem, quanto nos estudantes da\r\n
      EJA (i) e os seus inúmeros anseios, para se enxergarem sujeitos socialmente aceitos, uma vez\r\n
      que se sentem excluídos por não terem a apropriação da leitura e da escrita. Destarte,\r\n
      compreende-se que a experiência vivida no estágio supervisionado é de fundamental\r\n
      importância no processo formativo de todos (as) os/as envolvidos, tanto os/as estagiários (as)\r\n
      como os sujeitos da EJA (i) e professor (a) regente. Sobre os primeiros, o estágio visa\r\n
      contribuir para um amplo entendimento acerca da relação teórico-prático, bem como, a de\r\n
      entender a heterogeneidade que compreende a EJA(i). Para o segundo, possibilita outros\r\n
      horizontes, os/as estagiários (as) buscam inovar a metodologia e se aproximar de cada sujeito\r\n
      compreendendo-o não como alguém que está em atraso no processo de aprendizagem, mas\r\n
      como aqueles (as) que tem o direito de aprender ao longo da vida. Quanto ao terceiro,\r\n
      oportuniza vivências significativas à partir das contribuições advindas dos/as estagiários(as).\r\n
      Nesse movimento de troca de saberes, todos ensinam e aprendem.\r\n
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões de uma experiência vivida durante o período de estágio na Educação de Jovens, Adultos e Idosos - EJA (i), fazendo as devidas considerações acerca de sua importância, por compreender às especificidades dos sujeitos a que ela se destina. Serão apresentadas todas as etapas que o constitui: Observação, Coparticipação; Regência, Diagnóstico e escolha metodológica, a partir de um olhar crítico reflexivo. A experiência vivenciada apontou para a grande relevância das ações do estágio supervisionado para o processo formativo dos estudantes de Pedagogia e para os estudantes da EJA (i), os quais são protagonistas. Buscam a apropriação do conhecimento, por terem consciência de suas trajetórias truncadas ao longo de suas vidas. Demonstram interesse e compromisso com a aprendizagem, ainda que sejam inúmeras suas dificuldades cotidianas. A experiência ainda permitiu compreender a extrema relevância do estágio supervisionado, para que o/a pedagogo (a) em formação possa viver a teoria (compreendida na universidade) na prática da sala de aula. Bem como, perceber e buscar entender a diversidade de especificidades que há tanto no processo de ensino-aprendizagem, quanto nos estudantes da EJA (i) e os seus inúmeros anseios, para se enxergarem sujeitos socialmente aceitos, uma vez que se sentem excluídos por não terem a apropriação da leitura e da escrita. Destarte, compreende-se que a experiência vivida no estágio supervisionado é de fundamental importância no processo formativo de todos (as) os/as envolvidos, tanto os/as estagiários (as) como os sujeitos da EJA (i) e professor (a) regente. Sobre os primeiros, o estágio visa contribuir para um amplo entendimento acerca da relação teórico-prático, bem como, a de entender a heterogeneidade que compreende a EJA(i). Para o segundo, possibilita outros horizontes, os/as estagiários (as) buscam inovar a metodologia e se aproximar de cada sujeito compreendendo-o não como alguém que está em atraso no processo de aprendizagem, mas como aqueles (as) que tem o direito de aprender ao longo da vida. Quanto ao terceiro, oportuniza vivências significativas à partir das contribuições advindas dos/as estagiários(as). Nesse movimento de troca de saberes, todos ensinam e aprendem. Palavras-chave: Estágio Supervisionado, Educação de Jovens, Adultos e Idosos

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