O LUGAR DA TEORIA NA PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA
EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS – EJA(I).
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Serão apresentadas todas as etapas que o constitui: Observação,\r\n Coparticipação; Regência, Diagnóstico e escolha metodológica, a partir de um olhar crítico\r\n reflexivo. A experiência vivenciada apontou para a grande relevância das ações do estágio\r\n supervisionado para o processo formativo dos estudantes de Pedagogia e para os estudantes da\r\n EJA (i), os quais são protagonistas. Buscam a apropriação do conhecimento, por terem\r\n consciência de suas trajetórias truncadas ao longo de suas vidas. Demonstram interesse e\r\n compromisso com a aprendizagem, ainda que sejam inúmeras suas dificuldades cotidianas. A\r\n experiência ainda permitiu compreender a extrema relevância do estágio supervisionado, para\r\n que o/a pedagogo (a) em formação possa viver a teoria (compreendida na universidade) na\r\n prática da sala de aula. Bem como, perceber e buscar entender a diversidade de\r\n especificidades que há tanto no processo de ensino-aprendizagem, quanto nos estudantes da\r\n EJA (i) e os seus inúmeros anseios, para se enxergarem sujeitos socialmente aceitos, uma vez\r\n que se sentem excluídos por não terem a apropriação da leitura e da escrita. Destarte,\r\n compreende-se que a experiência vivida no estágio supervisionado é de fundamental\r\n importância no processo formativo de todos (as) os/as envolvidos, tanto os/as estagiários (as)\r\n como os sujeitos da EJA (i) e professor (a) regente. Sobre os primeiros, o estágio visa\r\n contribuir para um amplo entendimento acerca da relação teórico-prático, bem como, a de\r\n entender a heterogeneidade que compreende a EJA(i). Para o segundo, possibilita outros\r\n horizontes, os/as estagiários (as) buscam inovar a metodologia e se aproximar de cada sujeito\r\n compreendendo-o não como alguém que está em atraso no processo de aprendizagem, mas\r\n como aqueles (as) que tem o direito de aprender ao longo da vida. 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