ARQUEOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
DISCURSOS E VISIBILIDADES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35879 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2759 "inscrito_id" => 8333 "titulo" => """ ARQUEOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:\r\n DISCURSOS E VISIBILIDADES """ "resumo" => "O presente trabalho consiste uma pesquisa de Mestrado concluída que oferece uma reflexão sobre o poder contemporâneo no âmbito da educação secundária para jovens e adultos latino-americana, tentando dilucidar sua expressão na posição de sujeito da sua população educativa. Entende-se por posição de sujeito uma posição assumida pelo sujeito em relação com o discurso que o constitui como sujeito ou objeto de um determinado saber e poder. Por isso, neste trabalho, o objetivo fundamental é indagar no discurso dos estudantes dos CENS (Centros educativos de Nível Secundário) de Buenos Aires. Porém, considera-se que este discurso não se produz de maneira ilhada do contexto que permite sua circulação, mas no marco de uma mútua inteligibilidade, dado que a escola tampouco é uma instituição neutra e isolada da sociedade. Isto é, o que sucede em um secundário para jovens e adultos forma parte de uma rede de poder que atravessa a sociedade em seu conjunto. No entanto, a pesquisa não se restringe somente a descrever o exercício do poder, mas a identificar também as possibilidades de resistência encontradas neste âmbito. Para isso, o trabalho se dividirá em quatro partes mediante uma metodologia genealógico-arqueológica. Em primeiro lugar, identifica-se os distintos signos adquiridos pelos CENS no curso da história, dando conta do seu caráter heterogêneo. Em segundo lugar, se realiza um estudo das visibilidades, o que brinda elementos para agrupar estas escolas em figuras. Em terceiro lugar, efetua-se o registro do discurso dos estudantes, tornando perceptível tanto o poder quanto a capacidade de resistência. Por último, se estabelece uma relação com a tecnologia de poder atual, apresentando estas escolas como expressões da biopolítica contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CENS, BIOPOLÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID8333_19092017111441.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA GUIMARÃES DA COSTA VINCI" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "ana.cristina.vinci@hotmai" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35879 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2759 "inscrito_id" => 8333 "titulo" => """ ARQUEOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:\r\n DISCURSOS E VISIBILIDADES """ "resumo" => "O presente trabalho consiste uma pesquisa de Mestrado concluída que oferece uma reflexão sobre o poder contemporâneo no âmbito da educação secundária para jovens e adultos latino-americana, tentando dilucidar sua expressão na posição de sujeito da sua população educativa. Entende-se por posição de sujeito uma posição assumida pelo sujeito em relação com o discurso que o constitui como sujeito ou objeto de um determinado saber e poder. Por isso, neste trabalho, o objetivo fundamental é indagar no discurso dos estudantes dos CENS (Centros educativos de Nível Secundário) de Buenos Aires. Porém, considera-se que este discurso não se produz de maneira ilhada do contexto que permite sua circulação, mas no marco de uma mútua inteligibilidade, dado que a escola tampouco é uma instituição neutra e isolada da sociedade. Isto é, o que sucede em um secundário para jovens e adultos forma parte de uma rede de poder que atravessa a sociedade em seu conjunto. No entanto, a pesquisa não se restringe somente a descrever o exercício do poder, mas a identificar também as possibilidades de resistência encontradas neste âmbito. Para isso, o trabalho se dividirá em quatro partes mediante uma metodologia genealógico-arqueológica. Em primeiro lugar, identifica-se os distintos signos adquiridos pelos CENS no curso da história, dando conta do seu caráter heterogêneo. Em segundo lugar, se realiza um estudo das visibilidades, o que brinda elementos para agrupar estas escolas em figuras. Em terceiro lugar, efetua-se o registro do discurso dos estudantes, tornando perceptível tanto o poder quanto a capacidade de resistência. Por último, se estabelece uma relação com a tecnologia de poder atual, apresentando estas escolas como expressões da biopolítica contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, CENS, BIOPOLÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID8333_19092017111441.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CRISTINA GUIMARÃES DA COSTA VINCI" "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA" "autor_email" => "ana.cristina.vinci@hotmai" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }