Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUIMICANDO NO MEIO AMBIENTE: UMA INTERVENÇÃO LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, ESTUDANTES, QUÍMICA AMBIENTAL Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38450
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4726
    "inscrito_id" => 848
    "titulo" => "QUIMICANDO NO MEIO AMBIENTE: UMA INTERVENÇÃO LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O ensino da Química é de extrema importância, pois esta ciência faz parte da sociedade tecnológica moderna que vivemos hoje. Tradicionalmente, as ciências têm sido ensinadas como uma coleção de fatos, descrição de fenômenos, enunciados de teorias em que o aluno tem que memorizar. Na maioria das vezes este ensino enfatiza o aspecto representacional, pela observação, compreensão e interpretação da teoria proposta, ou seja, ensinado de forma memorialística, desarticulada e, portanto, com falta de interesse por parte do aluno. Uma proposta que contribui para transpor esse ensino tradicional no ensino da Química é a utilização de jogos didáticos. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos. O jogo “Quimicando no Meio Ambiente” tem o objetivo de trabalhar a temática: meio ambiente visto que é um conteúdo bastante abordado em sala de aula tanto no ensino fundamental II e como no ensino médio, além de mostrar que o nosso planeta vem sofrendo várias transformações, as mesmas que agridem o meio no qual vivemos, como por exemplo, o aquecimento global que se dá em razão das substâncias produzidas sinteticamente pela ação da química. Espera-se que através desse jogo haja uma conscientização por parte dos jogadores sobre as causas dos problemas ambientais, e a importância para a resolução desses problemas existentes além de impedir que outros venham a surgir."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ESTUDANTES, QUÍMICA AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID848_16102017233808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA REJANE SILVA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "medeirosgabriela32@yahoo."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38450
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4726
    "inscrito_id" => 848
    "titulo" => "QUIMICANDO NO MEIO AMBIENTE: UMA INTERVENÇÃO LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O ensino da Química é de extrema importância, pois esta ciência faz parte da sociedade tecnológica moderna que vivemos hoje. Tradicionalmente, as ciências têm sido ensinadas como uma coleção de fatos, descrição de fenômenos, enunciados de teorias em que o aluno tem que memorizar. Na maioria das vezes este ensino enfatiza o aspecto representacional, pela observação, compreensão e interpretação da teoria proposta, ou seja, ensinado de forma memorialística, desarticulada e, portanto, com falta de interesse por parte do aluno. Uma proposta que contribui para transpor esse ensino tradicional no ensino da Química é a utilização de jogos didáticos. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos. O jogo “Quimicando no Meio Ambiente” tem o objetivo de trabalhar a temática: meio ambiente visto que é um conteúdo bastante abordado em sala de aula tanto no ensino fundamental II e como no ensino médio, além de mostrar que o nosso planeta vem sofrendo várias transformações, as mesmas que agridem o meio no qual vivemos, como por exemplo, o aquecimento global que se dá em razão das substâncias produzidas sinteticamente pela ação da química. Espera-se que através desse jogo haja uma conscientização por parte dos jogadores sobre as causas dos problemas ambientais, e a importância para a resolução desses problemas existentes além de impedir que outros venham a surgir."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ESTUDANTES, QUÍMICA AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID848_16102017233808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA REJANE SILVA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "medeirosgabriela32@yahoo."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino da Química é de extrema importância, pois esta ciência faz parte da sociedade tecnológica moderna que vivemos hoje. Tradicionalmente, as ciências têm sido ensinadas como uma coleção de fatos, descrição de fenômenos, enunciados de teorias em que o aluno tem que memorizar. Na maioria das vezes este ensino enfatiza o aspecto representacional, pela observação, compreensão e interpretação da teoria proposta, ou seja, ensinado de forma memorialística, desarticulada e, portanto, com falta de interesse por parte do aluno. Uma proposta que contribui para transpor esse ensino tradicional no ensino da Química é a utilização de jogos didáticos. Os jogos são indicados como um tipo de recurso didático educativo que podem ser utilizados em momentos distintos, como na apresentação de um conteúdo, ilustração de aspectos relevantes ao conteúdo, como revisão ou síntese de conceitos importantes e avaliação de conteúdos já desenvolvidos. O jogo “Quimicando no Meio Ambiente” tem o objetivo de trabalhar a temática: meio ambiente visto que é um conteúdo bastante abordado em sala de aula tanto no ensino fundamental II e como no ensino médio, além de mostrar que o nosso planeta vem sofrendo várias transformações, as mesmas que agridem o meio no qual vivemos, como por exemplo, o aquecimento global que se dá em razão das substâncias produzidas sinteticamente pela ação da química. Espera-se que através desse jogo haja uma conscientização por parte dos jogadores sobre as causas dos problemas ambientais, e a importância para a resolução desses problemas existentes além de impedir que outros venham a surgir.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.