Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TESTE PILOTO DE ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS SOBRE MICRORGANISMOS DE ESTUDANTES SURDOS

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES PRÉVIAS, MICRORGANISMOS, ESTUDANTES SURDOS Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38680
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1082
    "inscrito_id" => 1499
    "titulo" => "TESTE PILOTO DE ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS SOBRE MICRORGANISMOS DE ESTUDANTES SURDOS"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como intuito servir de base para evidenciar quais as principais concepções prévias no estudante surdo, para que o docente pudesse identificar possíveis dificuldades de aprendizagem no ensino de ciências, principalmente no âmbito da microbiologia, que é tão importante para o entendimento de questões científicas.Foram selecionadas 10 figuras que representassem microrganismos já estudados (fungo, vírus e bactéria) e realizado um teste individual com um estudante surdo, bilíngue, de 15 anos, que cursa o 7º ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Newton Baga, localizada na cidade de Natal.   As figuras foram mostradas uma a uma através de slides e feito questionamentos ao estudante se saberia ou não correlacionar com algo já estudado. A maioria das figuras foram recordadas pelo estudante, como já tivesse visto no livro didático ou estudado na sala de aula, algumas doenças como  cárie, não soube correlacionar a causa ao microrganismo mas sabia sobre a relevância da higiene para evitar tal doença nos dentes, o que ocorreu também na fruta em estado de putrefação. Mesmo assim, conseguiu relacionar a gripe a uma doença viral, sabendo seus sintomas, provavelmente devido a sua vivência . Em geral, percebeu-se nesta analise previa que não é interessante o uso de figuras repetitivas e nem de várias figuras por slide para não confundir o aluno e poder saber através de questionamentos o que ele entende do assunto. Pode se verificar também que o livro didático é de suma importância para aprendizagem do estudante surdo, mas que deve ser um auxiliar para não gerar possíveis erros conceituais, sendo importante sempre o auxílio do professor de ciências e do intérprete no processo de ensino. A falta de nomenclatura em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nesta área também dificulta este tipo de abordagem na escola pelos intérpretes, sendo importantes mais pesquisas na área e necessidade de criar/disseminar estes sinais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES PRÉVIAS, MICRORGANISMOS, ESTUDANTES SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID1499_08092017202413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAAMA PEGADO FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "NAAMA PEGADO "
    "autor_email" => "naamapf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38680
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1082
    "inscrito_id" => 1499
    "titulo" => "TESTE PILOTO DE ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES PRÉVIAS SOBRE MICRORGANISMOS DE ESTUDANTES SURDOS"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como intuito servir de base para evidenciar quais as principais concepções prévias no estudante surdo, para que o docente pudesse identificar possíveis dificuldades de aprendizagem no ensino de ciências, principalmente no âmbito da microbiologia, que é tão importante para o entendimento de questões científicas.Foram selecionadas 10 figuras que representassem microrganismos já estudados (fungo, vírus e bactéria) e realizado um teste individual com um estudante surdo, bilíngue, de 15 anos, que cursa o 7º ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Newton Baga, localizada na cidade de Natal.   As figuras foram mostradas uma a uma através de slides e feito questionamentos ao estudante se saberia ou não correlacionar com algo já estudado. A maioria das figuras foram recordadas pelo estudante, como já tivesse visto no livro didático ou estudado na sala de aula, algumas doenças como  cárie, não soube correlacionar a causa ao microrganismo mas sabia sobre a relevância da higiene para evitar tal doença nos dentes, o que ocorreu também na fruta em estado de putrefação. Mesmo assim, conseguiu relacionar a gripe a uma doença viral, sabendo seus sintomas, provavelmente devido a sua vivência . Em geral, percebeu-se nesta analise previa que não é interessante o uso de figuras repetitivas e nem de várias figuras por slide para não confundir o aluno e poder saber através de questionamentos o que ele entende do assunto. Pode se verificar também que o livro didático é de suma importância para aprendizagem do estudante surdo, mas que deve ser um auxiliar para não gerar possíveis erros conceituais, sendo importante sempre o auxílio do professor de ciências e do intérprete no processo de ensino. A falta de nomenclatura em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nesta área também dificulta este tipo de abordagem na escola pelos intérpretes, sendo importantes mais pesquisas na área e necessidade de criar/disseminar estes sinais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES PRÉVIAS, MICRORGANISMOS, ESTUDANTES SURDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID1499_08092017202413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAAMA PEGADO FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "NAAMA PEGADO "
    "autor_email" => "naamapf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho teve como intuito servir de base para evidenciar quais as principais concepções prévias no estudante surdo, para que o docente pudesse identificar possíveis dificuldades de aprendizagem no ensino de ciências, principalmente no âmbito da microbiologia, que é tão importante para o entendimento de questões científicas.Foram selecionadas 10 figuras que representassem microrganismos já estudados (fungo, vírus e bactéria) e realizado um teste individual com um estudante surdo, bilíngue, de 15 anos, que cursa o 7º ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Newton Baga, localizada na cidade de Natal. As figuras foram mostradas uma a uma através de slides e feito questionamentos ao estudante se saberia ou não correlacionar com algo já estudado. A maioria das figuras foram recordadas pelo estudante, como já tivesse visto no livro didático ou estudado na sala de aula, algumas doenças como cárie, não soube correlacionar a causa ao microrganismo mas sabia sobre a relevância da higiene para evitar tal doença nos dentes, o que ocorreu também na fruta em estado de putrefação. Mesmo assim, conseguiu relacionar a gripe a uma doença viral, sabendo seus sintomas, provavelmente devido a sua vivência . Em geral, percebeu-se nesta analise previa que não é interessante o uso de figuras repetitivas e nem de várias figuras por slide para não confundir o aluno e poder saber através de questionamentos o que ele entende do assunto. Pode se verificar também que o livro didático é de suma importância para aprendizagem do estudante surdo, mas que deve ser um auxiliar para não gerar possíveis erros conceituais, sendo importante sempre o auxílio do professor de ciências e do intérprete no processo de ensino. A falta de nomenclatura em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nesta área também dificulta este tipo de abordagem na escola pelos intérpretes, sendo importantes mais pesquisas na área e necessidade de criar/disseminar estes sinais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.