O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, AUTÔNOMA E PARTICIPATIVA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37843 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 5443 "titulo" => "O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, AUTÔNOMA E PARTICIPATIVA" "resumo" => "A gestão de escolas públicas vem ganhando destaque e visibilidade por ser um tema importante que contribui para a melhoria dos resultados na educação, e na forma que as instituições educativas são direcionadas. O presente trabalho procura fazer uma análise da influência que a gestão democrática tem na construção de uma educação de qualidade e com resultados positivos, em relação ao processo de ensino – aprendizagem e a prática educativa de forma participativa e abrangente. Para embasar a nossa pesquisa, os estudos foram fundamentados em autores como: Dourado (2007), Ferreira (2004), Gadotti (2001), Luck (2000) e Paro (2015), proporcionando a discussão de pontos relevantes para o bom desempenho da gestão escolar. Sendo fundamental que no modelo de gestão democrática a qualidade da aprendizagem dos alunos seja a prioridade, de modo que conheçam a sua realidade e os desafios do dia-a-dia. Promovendo a participação das pessoas, dos professores, dos alunos, dos pais e dos demais membros da comunidade escolar, cabendo aos estabelecimentos de ensino adequar seus procedimentos no que se refere à definição de políticas educacionais para abrir espaço à participação escolar. A escola precisa estar de braços dados com a comunidade que ela representa, e para isso é fundamental a parceria com todos que dela fazem parte, além de ter uma gestão democrática que valorize o trabalho em conjunto, almejando a qualidade do ensino e a formação crítica dos educandos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima, na cidade de Solânea - PB e busca conhecer a gestão democrática em parceria com os professores e a equipe pedagógica da escola, de maneira significativa entre os educandos, afim de aproximar a escola do cotidiano dos alunos, possibilitando o avanço no processo de ensino-aprendizagem, sendo realizado através de diversas técnicas de ensino, será fundamentada pela pesquisa bibliográfica e documental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, AUTONOMIA, PARTICIPAÇÃO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5443_20082017133758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRCIA DO NASCIMENTO LIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA LIRA" "autor_email" => "plirasouza@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37843 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 466 "inscrito_id" => 5443 "titulo" => "O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, AUTÔNOMA E PARTICIPATIVA" "resumo" => "A gestão de escolas públicas vem ganhando destaque e visibilidade por ser um tema importante que contribui para a melhoria dos resultados na educação, e na forma que as instituições educativas são direcionadas. O presente trabalho procura fazer uma análise da influência que a gestão democrática tem na construção de uma educação de qualidade e com resultados positivos, em relação ao processo de ensino – aprendizagem e a prática educativa de forma participativa e abrangente. Para embasar a nossa pesquisa, os estudos foram fundamentados em autores como: Dourado (2007), Ferreira (2004), Gadotti (2001), Luck (2000) e Paro (2015), proporcionando a discussão de pontos relevantes para o bom desempenho da gestão escolar. Sendo fundamental que no modelo de gestão democrática a qualidade da aprendizagem dos alunos seja a prioridade, de modo que conheçam a sua realidade e os desafios do dia-a-dia. Promovendo a participação das pessoas, dos professores, dos alunos, dos pais e dos demais membros da comunidade escolar, cabendo aos estabelecimentos de ensino adequar seus procedimentos no que se refere à definição de políticas educacionais para abrir espaço à participação escolar. A escola precisa estar de braços dados com a comunidade que ela representa, e para isso é fundamental a parceria com todos que dela fazem parte, além de ter uma gestão democrática que valorize o trabalho em conjunto, almejando a qualidade do ensino e a formação crítica dos educandos. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima, na cidade de Solânea - PB e busca conhecer a gestão democrática em parceria com os professores e a equipe pedagógica da escola, de maneira significativa entre os educandos, afim de aproximar a escola do cotidiano dos alunos, possibilitando o avanço no processo de ensino-aprendizagem, sendo realizado através de diversas técnicas de ensino, será fundamentada pela pesquisa bibliográfica e documental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO ESCOLAR, AUTONOMIA, PARTICIPAÇÃO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID5443_20082017133758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRCIA DO NASCIMENTO LIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA LIRA" "autor_email" => "plirasouza@yahoo.com.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }