EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPESINOS:
EDUCAÇÃO DO CAMPO E/OU EDUCAÇÃO RURAL?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36596 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1717 "inscrito_id" => 6875 "titulo" => """ EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPESINOS:\r\n EDUCAÇÃO DO CAMPO E/OU EDUCAÇÃO RURAL? """ "resumo" => "Resumo: Na ciência a importância de se entender adequadamente conceitos se manifesta de maneira fundamental, na compreensão e produção de matérias, e na própria discussão dos mesmos. A relevância deste trabalho se insere em um quadro conceitual da vanguarda dos processos educacionais, no qual à já considerável produção cientifica. O olhar aqui empregado perpassa, por importância de se esclarecer devidamente o tema especificado e delimitado, não deixando o objeto vago e sem sentido. Na questão educacional voltado aos movimentos sociais campesinos, a pesquisa em sua gênese tenta levantar questões relacionadas sobre a educação do campo e/ou educação rural. Nesta perspectiva objetivo principal da pesquisa é compreender a diferenciação dos conceitos mencionados anteriormente, e relacionar historicamente esses termos na contextualização dos seus fundamentos e da própria realidade materializada nos movimentos sociais. O marco teórico parte da luta pela terra em contraste com a formação social do pais. Pesquisado a partir de material bibliográficos, documentos e dados, considerando a priore um conhecimento prático, calcado em outras experiências vivenciadas, dedicadas a procura e entendimento dos mais diversos assuntos relacionas a temática deste trabalho. Verifica-se que as políticas voltadas a formação do sujeito do campo são recentes e de uma multiplicidade de fatores que compõem os obstáculos e vitorias alcançadas até o momento. Desta forma conta-se que a os conceitos de educação do campo e rural são distintos, onde a primeiro valoriza o conhecimento, história, e o ser humano; enquanto o segundo transforma o rural em atrasado, ignorante, apenas voltado a produção alimentícia. Apesar do pouco tempo, a luta por um educação que realmente valorize os povos do campo, caminha de forma constante, discutindo, debatendo, participando da construção de uma educação não só no/para o campo o que é chamado de educação rural, mas uma educação do campo, em que a participação político-social acontece de forma efetiva, vendo o campo como lugar de conhecimento e vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO RURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID6875_11092017095618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANIBAL SIMÕES FILHO" "autor_nome_curto" => "ANÍBAL S. F" "autor_email" => "anibalgeoceat@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36596 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1717 "inscrito_id" => 6875 "titulo" => """ EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPESINOS:\r\n EDUCAÇÃO DO CAMPO E/OU EDUCAÇÃO RURAL? """ "resumo" => "Resumo: Na ciência a importância de se entender adequadamente conceitos se manifesta de maneira fundamental, na compreensão e produção de matérias, e na própria discussão dos mesmos. A relevância deste trabalho se insere em um quadro conceitual da vanguarda dos processos educacionais, no qual à já considerável produção cientifica. O olhar aqui empregado perpassa, por importância de se esclarecer devidamente o tema especificado e delimitado, não deixando o objeto vago e sem sentido. Na questão educacional voltado aos movimentos sociais campesinos, a pesquisa em sua gênese tenta levantar questões relacionadas sobre a educação do campo e/ou educação rural. Nesta perspectiva objetivo principal da pesquisa é compreender a diferenciação dos conceitos mencionados anteriormente, e relacionar historicamente esses termos na contextualização dos seus fundamentos e da própria realidade materializada nos movimentos sociais. O marco teórico parte da luta pela terra em contraste com a formação social do pais. Pesquisado a partir de material bibliográficos, documentos e dados, considerando a priore um conhecimento prático, calcado em outras experiências vivenciadas, dedicadas a procura e entendimento dos mais diversos assuntos relacionas a temática deste trabalho. Verifica-se que as políticas voltadas a formação do sujeito do campo são recentes e de uma multiplicidade de fatores que compõem os obstáculos e vitorias alcançadas até o momento. Desta forma conta-se que a os conceitos de educação do campo e rural são distintos, onde a primeiro valoriza o conhecimento, história, e o ser humano; enquanto o segundo transforma o rural em atrasado, ignorante, apenas voltado a produção alimentícia. Apesar do pouco tempo, a luta por um educação que realmente valorize os povos do campo, caminha de forma constante, discutindo, debatendo, participando da construção de uma educação não só no/para o campo o que é chamado de educação rural, mas uma educação do campo, em que a participação político-social acontece de forma efetiva, vendo o campo como lugar de conhecimento e vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO RURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA5_ID6875_11092017095618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANIBAL SIMÕES FILHO" "autor_nome_curto" => "ANÍBAL S. F" "autor_email" => "anibalgeoceat@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }