CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36296 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3514 "inscrito_id" => 6219 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Pretende-se nesse artigo abordar aspectos teóricos e práticos que norteia o projeto contribuições das tecnologias da informação e do conhecimento no contexto escolar. Teve como objetivo investigar a implementação do uso das tecnologias como uma ferramenta importante e motivadora no contexto escolar e foi desenvolvida com 42 alunos, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Jandira de Andrade Lima, em Limoeiro, do turno noturno, durante os meses de abril, maio e junho de 2015. A metodologia fundamentou-se na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos e foram utilizados recursos prioritários como: vídeo, utilização de blog, emails, biblioteca virtual, laboratório de informática e notebooks. Foi elaborado um questionário de forma semi estruturada seguindo um roteiro com perguntas abertas e fechadas voltadas para a caracterização do aluno e o nível de conhecimento no uso e acesso as tecnologias. Os resultados apontam que houve avanço significativo quanto ao processo de aprendizagem dos alunos no que se refere à assimilação do conteúdo, a construção e compreensão de textos convencionais e virtuais, leitura de textos de deleite e literários, favorecidos pelos instrumentos tecnológicos. Detectou-se que 76% dos alunos não tem conhecimento de informática, enquanto 98% responderam que consideram o uso da internet necessária a aprendizagem. Os dados revelaram que fatores como: limitações financeiras, a necessidade de trabalha e por residirem em locais de difícil acesso na zona rural, contribuíram de forma decisiva nas respostas no que diz respeito a importância e acessibilidade aos meios digitais. Conclui-se que o uso das tecnologias foram instrumentos fundamentais e facilitador para um melhor desempenho dos alunos no âmbito escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, MIDIA, INTERAÇAO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6219_13102017230954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSINEIDE MARIA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JOSINEIDE" "autor_email" => "jmclimoeiro@msn.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36296 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3514 "inscrito_id" => 6219 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Pretende-se nesse artigo abordar aspectos teóricos e práticos que norteia o projeto contribuições das tecnologias da informação e do conhecimento no contexto escolar. Teve como objetivo investigar a implementação do uso das tecnologias como uma ferramenta importante e motivadora no contexto escolar e foi desenvolvida com 42 alunos, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Jandira de Andrade Lima, em Limoeiro, do turno noturno, durante os meses de abril, maio e junho de 2015. A metodologia fundamentou-se na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos e foram utilizados recursos prioritários como: vídeo, utilização de blog, emails, biblioteca virtual, laboratório de informática e notebooks. Foi elaborado um questionário de forma semi estruturada seguindo um roteiro com perguntas abertas e fechadas voltadas para a caracterização do aluno e o nível de conhecimento no uso e acesso as tecnologias. Os resultados apontam que houve avanço significativo quanto ao processo de aprendizagem dos alunos no que se refere à assimilação do conteúdo, a construção e compreensão de textos convencionais e virtuais, leitura de textos de deleite e literários, favorecidos pelos instrumentos tecnológicos. Detectou-se que 76% dos alunos não tem conhecimento de informática, enquanto 98% responderam que consideram o uso da internet necessária a aprendizagem. Os dados revelaram que fatores como: limitações financeiras, a necessidade de trabalha e por residirem em locais de difícil acesso na zona rural, contribuíram de forma decisiva nas respostas no que diz respeito a importância e acessibilidade aos meios digitais. Conclui-se que o uso das tecnologias foram instrumentos fundamentais e facilitador para um melhor desempenho dos alunos no âmbito escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, MIDIA, INTERAÇAO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6219_13102017230954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSINEIDE MARIA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JOSINEIDE" "autor_email" => "jmclimoeiro@msn.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }