Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 233
A EXPANSÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NO PIAUÍ: FONTES ALTERNATIVAS - LIVROS, ALMANAQUES, REVISTAS/PERIÓDICOS E JORNAIS - (1930-1961)

Palavra-chaves: HISTÓRIA, ENSINO PRIMÁRIO, FONTES ALTERNATIVAS Comunicação Oral(CO) GT 08 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Resumo

RESUMO: O presente trabalho busca elencar informações sobre o ensino primário no Piauí nos anos de 1930-1961 a partir das fontes alternativas (livros, almanaques, revistas/periódicos e jornais) veiculadas no dado período. O artigo é resultado da participação de projeto nacional desenvolvido em 17 estados da federação com intuito de investigar em perspectiva comparada a história da escola primária no Brasil. A metodologia escolhida é a análise de conteúdo segundo Bardin (1994) aqui empregado com caráter qualitativo. Entre as fontes pesquisadas ora referem-se aos grupos escolares, ora a atores ou condições da educação na época, e, sobretudo, mostram artigos que refletem uma ansiedade pela difusão e pelo melhoramento das escolas primárias do ensino público. A pesquisa está em andamento e as fontes coletadas estão sendo organizadas em acervo digital para posterior divulgação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.