A experiência aqui compartilhada ocorreu no primeiro semestre de 2013 do curso de Pedagogia de uma IES em Salvador. Após 10 anos de sancionada a Lei Federal 10.639/03 que altera a Lei 9.394/96 para incluir a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", no intuito de conhecer os avanços alcançados e os obstáculos por vencer, objetivou-se saber que imagens de África têm os (as) educandos (as) ao chegarem ao primeiro semestre do curso, acima referido, antes de ser ministrado o Componente Curricular: Fundamentos e Metodologia do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Para tanto, aplicamos um questionário, através do qual, obtivemos respostas que revelaram uma visão estereotipada da África, demonstrando, assim, o silenciamento e os equívocos que os (as) educandos (as) trazem do ensino Fundamental e Médio e o quanto precisamos, ainda, investir nas formações de educandos (as) e de educadores (as), em temáticas dessa natureza.