Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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AUTONOMIA ESCOLAR: UM DESAFIO AOS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: GESTÃO PARTICIPATIVA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, AUTONOMIA Comunicação Oral(CO) GT 24 - GESTÃO EDUCACIONAL: CONCEITOS, RACIONALIDADES, PROCESSOS E PRÁTICAS. Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta a autonomia escolar como uma temática de grande relevância no contexto educacional, sobretudo, das escolas públicas, onde autonomia surge como uma quebra de paradigma vinculada à compreensão de gestão participativa. O estudo teve como objetivo analisar os limites e possibilidades de construção da autonomia na Unidade Escolar Nazaré Rodrigues. Para tal, realizamos uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, sendo um estudo de caso, com aplicação de entrevistas e questionários às gestoras e análise do Projeto Político Pedagógico da instituição pesquisada. Os dados revelaram a fragmentação do trabalho realizado pelas gestoras na escola, evidenciando assim, que a escola está submetida às normas da Secretaria Municipal de Educação e, esta ao Sistema Educacional, impedindo-a de realizar ações de interesse da escola. Portanto, fica evidente que a autonomia desta escola é limitada.

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