Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, JOGOS, LIXO Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36703
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 412
    "inscrito_id" => 5134
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a eficácia do uso de jogos didáticos como instrumento didático-pedagógico facilitador da aprendizagem na educação ambiental. Para tanto, foram elaborados e aplicados três jogos independentes (dominó, jogo da memória e Quiz), voltados aos alunos do 6o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Benício Barbosa (São José da Laje/AL). A amostra utilizada foi constituída pelas 4 turmas identificadas por letras (6º ano E, 6º ano F, 6º ano G e 6 ano H), totalizando 110 alunos participantes do estudo. A primeira etapa da pesquisa envolveu a entrega dos termos de livre consentimento para que os alunos levassem para seus pais ou responsáveis autorizarem seus filhos a participarem deste estudo.  A segunda etapa incluiu a elaboração dos três jogos que visou abordar a temática lixo de forma lúdica, com uma linguagem e conteúdo análogo aos dos livros didáticos do ensino fundamental II. A sistemática deste estudo iniciou com a abordagem do tema resíduos sólidos e meio ambiente, na aula expositiva-dialogada utilizando o livro didático adotado na escola. Posteriormente, os jogos elaborados foram aplicados nas turmas F e H. A escolha da turma foi realizada aleatoriamente. Após a realização dos jogos, seguiu-se a aplicação do questionário contendo quatro perguntas subjetivas referentes a temática abordada (o que é lixo?; O que significa os 3R’s?; Qual a importância da coleta seletiva?; Qual a importância da reciclagem?). O mesmo questionário foi aplicado nas turmas E e G em que não ocorreu à aplicação dos jogos (turmas controle). A partir da análise dos questionários aplicados, verificamos que mais de 50% dos alunos continuam a associar o conceito de lixo a restos inúteis, sem valor. Por outro lado, na avaliação sobre a importância da coleta seletiva as concepções mais frequentes foram: i) “É importante para reciclar, reutilizar e reaproveitar”; ii) “É importante para ajudar a separar o lixo”; e iii) “É importante para deixar as ruas limpas”. Com base nos resultados obtidos, verificamos que a elaboração e utilização de jogos que abordaram como temática principal o lixo em suas diferentes nuances, despertou o interesse e interatividade entre os alunos e professor, o que facilitou a consolidação de alguns conceitos abordados na aula expositiva-dialogada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, JOGOS, LIXO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID5134_15082017111906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANI TAVARES"
    "autor_email" => "dstpereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36703
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 412
    "inscrito_id" => 5134
    "titulo" => "ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a eficácia do uso de jogos didáticos como instrumento didático-pedagógico facilitador da aprendizagem na educação ambiental. Para tanto, foram elaborados e aplicados três jogos independentes (dominó, jogo da memória e Quiz), voltados aos alunos do 6o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Benício Barbosa (São José da Laje/AL). A amostra utilizada foi constituída pelas 4 turmas identificadas por letras (6º ano E, 6º ano F, 6º ano G e 6 ano H), totalizando 110 alunos participantes do estudo. A primeira etapa da pesquisa envolveu a entrega dos termos de livre consentimento para que os alunos levassem para seus pais ou responsáveis autorizarem seus filhos a participarem deste estudo.  A segunda etapa incluiu a elaboração dos três jogos que visou abordar a temática lixo de forma lúdica, com uma linguagem e conteúdo análogo aos dos livros didáticos do ensino fundamental II. A sistemática deste estudo iniciou com a abordagem do tema resíduos sólidos e meio ambiente, na aula expositiva-dialogada utilizando o livro didático adotado na escola. Posteriormente, os jogos elaborados foram aplicados nas turmas F e H. A escolha da turma foi realizada aleatoriamente. Após a realização dos jogos, seguiu-se a aplicação do questionário contendo quatro perguntas subjetivas referentes a temática abordada (o que é lixo?; O que significa os 3R’s?; Qual a importância da coleta seletiva?; Qual a importância da reciclagem?). O mesmo questionário foi aplicado nas turmas E e G em que não ocorreu à aplicação dos jogos (turmas controle). A partir da análise dos questionários aplicados, verificamos que mais de 50% dos alunos continuam a associar o conceito de lixo a restos inúteis, sem valor. Por outro lado, na avaliação sobre a importância da coleta seletiva as concepções mais frequentes foram: i) “É importante para reciclar, reutilizar e reaproveitar”; ii) “É importante para ajudar a separar o lixo”; e iii) “É importante para deixar as ruas limpas”. Com base nos resultados obtidos, verificamos que a elaboração e utilização de jogos que abordaram como temática principal o lixo em suas diferentes nuances, despertou o interesse e interatividade entre os alunos e professor, o que facilitou a consolidação de alguns conceitos abordados na aula expositiva-dialogada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, JOGOS, LIXO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID5134_15082017111906.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "DANI TAVARES"
    "autor_email" => "dstpereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a eficácia do uso de jogos didáticos como instrumento didático-pedagógico facilitador da aprendizagem na educação ambiental. Para tanto, foram elaborados e aplicados três jogos independentes (dominó, jogo da memória e Quiz), voltados aos alunos do 6o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Benício Barbosa (São José da Laje/AL). A amostra utilizada foi constituída pelas 4 turmas identificadas por letras (6º ano E, 6º ano F, 6º ano G e 6 ano H), totalizando 110 alunos participantes do estudo. A primeira etapa da pesquisa envolveu a entrega dos termos de livre consentimento para que os alunos levassem para seus pais ou responsáveis autorizarem seus filhos a participarem deste estudo. A segunda etapa incluiu a elaboração dos três jogos que visou abordar a temática lixo de forma lúdica, com uma linguagem e conteúdo análogo aos dos livros didáticos do ensino fundamental II. A sistemática deste estudo iniciou com a abordagem do tema resíduos sólidos e meio ambiente, na aula expositiva-dialogada utilizando o livro didático adotado na escola. Posteriormente, os jogos elaborados foram aplicados nas turmas F e H. A escolha da turma foi realizada aleatoriamente. Após a realização dos jogos, seguiu-se a aplicação do questionário contendo quatro perguntas subjetivas referentes a temática abordada (o que é lixo?; O que significa os 3R’s?; Qual a importância da coleta seletiva?; Qual a importância da reciclagem?). O mesmo questionário foi aplicado nas turmas E e G em que não ocorreu à aplicação dos jogos (turmas controle). A partir da análise dos questionários aplicados, verificamos que mais de 50% dos alunos continuam a associar o conceito de lixo a restos inúteis, sem valor. Por outro lado, na avaliação sobre a importância da coleta seletiva as concepções mais frequentes foram: i) “É importante para reciclar, reutilizar e reaproveitar”; ii) “É importante para ajudar a separar o lixo”; e iii) “É importante para deixar as ruas limpas”. Com base nos resultados obtidos, verificamos que a elaboração e utilização de jogos que abordaram como temática principal o lixo em suas diferentes nuances, despertou o interesse e interatividade entre os alunos e professor, o que facilitou a consolidação de alguns conceitos abordados na aula expositiva-dialogada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.