ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36703 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 5134 "titulo" => "ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a eficácia do uso de jogos didáticos como instrumento didático-pedagógico facilitador da aprendizagem na educação ambiental. Para tanto, foram elaborados e aplicados três jogos independentes (dominó, jogo da memória e Quiz), voltados aos alunos do 6o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Benício Barbosa (São José da Laje/AL). A amostra utilizada foi constituída pelas 4 turmas identificadas por letras (6º ano E, 6º ano F, 6º ano G e 6 ano H), totalizando 110 alunos participantes do estudo. A primeira etapa da pesquisa envolveu a entrega dos termos de livre consentimento para que os alunos levassem para seus pais ou responsáveis autorizarem seus filhos a participarem deste estudo. A segunda etapa incluiu a elaboração dos três jogos que visou abordar a temática lixo de forma lúdica, com uma linguagem e conteúdo análogo aos dos livros didáticos do ensino fundamental II. A sistemática deste estudo iniciou com a abordagem do tema resíduos sólidos e meio ambiente, na aula expositiva-dialogada utilizando o livro didático adotado na escola. Posteriormente, os jogos elaborados foram aplicados nas turmas F e H. A escolha da turma foi realizada aleatoriamente. Após a realização dos jogos, seguiu-se a aplicação do questionário contendo quatro perguntas subjetivas referentes a temática abordada (o que é lixo?; O que significa os 3R’s?; Qual a importância da coleta seletiva?; Qual a importância da reciclagem?). O mesmo questionário foi aplicado nas turmas E e G em que não ocorreu à aplicação dos jogos (turmas controle). A partir da análise dos questionários aplicados, verificamos que mais de 50% dos alunos continuam a associar o conceito de lixo a restos inúteis, sem valor. Por outro lado, na avaliação sobre a importância da coleta seletiva as concepções mais frequentes foram: i) “É importante para reciclar, reutilizar e reaproveitar”; ii) “É importante para ajudar a separar o lixo”; e iii) “É importante para deixar as ruas limpas”. Com base nos resultados obtidos, verificamos que a elaboração e utilização de jogos que abordaram como temática principal o lixo em suas diferentes nuances, despertou o interesse e interatividade entre os alunos e professor, o que facilitou a consolidação de alguns conceitos abordados na aula expositiva-dialogada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, JOGOS, LIXO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID5134_15082017111906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DANI TAVARES" "autor_email" => "dstpereira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36703 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 5134 "titulo" => "ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a eficácia do uso de jogos didáticos como instrumento didático-pedagógico facilitador da aprendizagem na educação ambiental. Para tanto, foram elaborados e aplicados três jogos independentes (dominó, jogo da memória e Quiz), voltados aos alunos do 6o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Benício Barbosa (São José da Laje/AL). A amostra utilizada foi constituída pelas 4 turmas identificadas por letras (6º ano E, 6º ano F, 6º ano G e 6 ano H), totalizando 110 alunos participantes do estudo. A primeira etapa da pesquisa envolveu a entrega dos termos de livre consentimento para que os alunos levassem para seus pais ou responsáveis autorizarem seus filhos a participarem deste estudo. A segunda etapa incluiu a elaboração dos três jogos que visou abordar a temática lixo de forma lúdica, com uma linguagem e conteúdo análogo aos dos livros didáticos do ensino fundamental II. A sistemática deste estudo iniciou com a abordagem do tema resíduos sólidos e meio ambiente, na aula expositiva-dialogada utilizando o livro didático adotado na escola. Posteriormente, os jogos elaborados foram aplicados nas turmas F e H. A escolha da turma foi realizada aleatoriamente. Após a realização dos jogos, seguiu-se a aplicação do questionário contendo quatro perguntas subjetivas referentes a temática abordada (o que é lixo?; O que significa os 3R’s?; Qual a importância da coleta seletiva?; Qual a importância da reciclagem?). O mesmo questionário foi aplicado nas turmas E e G em que não ocorreu à aplicação dos jogos (turmas controle). A partir da análise dos questionários aplicados, verificamos que mais de 50% dos alunos continuam a associar o conceito de lixo a restos inúteis, sem valor. Por outro lado, na avaliação sobre a importância da coleta seletiva as concepções mais frequentes foram: i) “É importante para reciclar, reutilizar e reaproveitar”; ii) “É importante para ajudar a separar o lixo”; e iii) “É importante para deixar as ruas limpas”. Com base nos resultados obtidos, verificamos que a elaboração e utilização de jogos que abordaram como temática principal o lixo em suas diferentes nuances, despertou o interesse e interatividade entre os alunos e professor, o que facilitou a consolidação de alguns conceitos abordados na aula expositiva-dialogada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, JOGOS, LIXO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID5134_15082017111906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DANI TAVARES" "autor_email" => "dstpereira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }