Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 235
ANÁLISE DA PRESENÇA SOCIAL, COGNITIVA E DE ENSINO EM FÓRUM DE CURSO ONLINE

Palavra-chaves: COMUNIDADE DE INQUÉRITO, PRESENÇA SOCIAL, COGNITIVA E DE ENSINO, FÓRUM ONLINE. Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação

Resumo

Apresentamos os resultados de estudo realizado com fóruns online a partir do modelo de Comunidade de Inquérito de Garison, Anderson e Archer (2000) em que a presença social, cognitiva e de ensino são consideradas essenciais para a aprendizagem em comunidades de aprendizagem. A investigação de caráter qualitativa foi realizada por meio de análise de conteúdo dos fóruns de estudos do primeiro módulo em curso de Especialização em Educação, Pobreza e Sociedade (EPDS) online oferecido para 400 alunos e distribuídos em 17 turmas no estado do Tocantins. Os resultados apontaram que houve uma baixa participação dos professores mediadores e apenas 7,9% das mensagens podiam ser consideradas excelentes por atender as três formas previstas de presenças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.