GEOMETRIA NA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL: DESENHO GEOMÉTRICO COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37091 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3479 "inscrito_id" => 9137 "titulo" => "GEOMETRIA NA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL: DESENHO GEOMÉTRICO COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "Compreende-se que a geometria é de fundamental importância para o desenvolvimento de habilidades necessárias a percepção e a visualização do espaço no qual estamos inseridos. Além de possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos relacionados a outras áreas, sejam elas próximas a matemática ou não, possuindo muitas aplicações no mundo real e sendo rica em possibilidades de exploração, representação e construção. Dentre os conteúdos da disciplina de matemática, a geometria é considerada de suma importância para a formação intelectual do educando, mas nem sempre assuntos relacionados a ela são abordados pelos docentes. Iniciativas como essas fazem com que os alunos sintam dificuldade na resolução de problemas relacionados à geometria em seu cotidiano. Motivado por tais convicções este trabalho tem como objetivo mostrar que o ensino nesta área pode ser aperfeiçoado, partindo do pressuposto de que as construções, proporcionadas pelo desenho geométrico, devem ser resgatadas em sala de aula. Também se propõe a investigar como a aprendizagem dos conceitos geométricos está sendo desenvolvida na escola de nível fundamental, considerando a construção histórica até os dias atuais, bem como as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar para aplicação e trabalho com tais conceitos. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com levantamento de literaturas que investigam tal temática. Frente à pesquisa desenvolvida, confirma-se a desvalorização do ensino da geometria e as dificuldades enfrentadas pelos alunos na tentativa de entenderem conceitos desvinculados da prática, sendo proposto o trabalho com construções realizadas a partir do resgate do desenho geométrico em sala de aula, como forma de incentivo ao trabalho com a geometria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA, DESENHO GEOMÉTRICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID9137_13102017161316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ AUGUSTO LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO LOPES" "autor_email" => "augustolopes10@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37091 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3479 "inscrito_id" => 9137 "titulo" => "GEOMETRIA NA ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL: DESENHO GEOMÉTRICO COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "Compreende-se que a geometria é de fundamental importância para o desenvolvimento de habilidades necessárias a percepção e a visualização do espaço no qual estamos inseridos. Além de possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos relacionados a outras áreas, sejam elas próximas a matemática ou não, possuindo muitas aplicações no mundo real e sendo rica em possibilidades de exploração, representação e construção. Dentre os conteúdos da disciplina de matemática, a geometria é considerada de suma importância para a formação intelectual do educando, mas nem sempre assuntos relacionados a ela são abordados pelos docentes. Iniciativas como essas fazem com que os alunos sintam dificuldade na resolução de problemas relacionados à geometria em seu cotidiano. Motivado por tais convicções este trabalho tem como objetivo mostrar que o ensino nesta área pode ser aperfeiçoado, partindo do pressuposto de que as construções, proporcionadas pelo desenho geométrico, devem ser resgatadas em sala de aula. Também se propõe a investigar como a aprendizagem dos conceitos geométricos está sendo desenvolvida na escola de nível fundamental, considerando a construção histórica até os dias atuais, bem como as dificuldades enfrentadas no âmbito escolar para aplicação e trabalho com tais conceitos. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com levantamento de literaturas que investigam tal temática. Frente à pesquisa desenvolvida, confirma-se a desvalorização do ensino da geometria e as dificuldades enfrentadas pelos alunos na tentativa de entenderem conceitos desvinculados da prática, sendo proposto o trabalho com construções realizadas a partir do resgate do desenho geométrico em sala de aula, como forma de incentivo ao trabalho com a geometria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GEOMETRIA, APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA, DESENHO GEOMÉTRICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID9137_13102017161316.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ AUGUSTO LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO LOPES" "autor_email" => "augustolopes10@yahoo.com." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }