Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER

Palavra-chaves: TIC, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38664
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2345
    "inscrito_id" => 6294
    "titulo" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER"
    "resumo" => "O presente estudo trata-se de um projeto de iniciação científica, o qual se encontra em sua fase inicial, numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, seguido de investigação empírica. Tem como objetivo analisar nos documentos oficiais e pesquisas que defendem as TIC na prática pedagógica como interface que contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como principais questões norteadoras: os professores dos anos iniciais do ensino fundamental receberam formação para a utilização das TIC? Quais tecnologias circulam nas escolas públicas municipais de Nazaré da Mata/PE? Tais tecnologias contribuem de forma significativa para aprendizagem dos alunos? Podemos identificar outras formas de ensinar e aprender? A partir destas questões pretende-se colocar em análise de estudos a teoria e a prática sob o prisma da aproximação da educação a sociedade do conhecimento. Os resultados iniciais direcionam ao Plano Nacional de Educação, LDB nº 9.394/1996 e a Resolução nº 2 de 2015 que preconizam a formação para a utilização de tecnologias na prática pedagógica, sob o prisma da inovação como norteador de olhares diferenciados sobre a própria prática no contexto educacional, em específico na sala de aula. Nos resultados e discussões foi possível identificarmos algumas práticas pedagógicas consideradas inovadoras no âmbito educacional. Nesse sentido, apresentam-se as categorias fundantes de uma prática pedagógica subsidiadas na concepção de inovação que se orienta pela criatividade, coletividade e autonomia dos sujeitos na produção do conhecimento em vistas à análise, problematização, compreensão de situações que se apresentarem no decorrer do processo de investigação, quais sejam: a complexidade, a reflexividade, a interdisciplinaridade e a comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TIC, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6294_11092017211808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ODALEA FEITOSA VIDAL"
    "autor_nome_curto" => "ODALÉA"
    "autor_email" => "odalea.vidal@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38664
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2345
    "inscrito_id" => 6294
    "titulo" => "TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER"
    "resumo" => "O presente estudo trata-se de um projeto de iniciação científica, o qual se encontra em sua fase inicial, numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, seguido de investigação empírica. Tem como objetivo analisar nos documentos oficiais e pesquisas que defendem as TIC na prática pedagógica como interface que contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como principais questões norteadoras: os professores dos anos iniciais do ensino fundamental receberam formação para a utilização das TIC? Quais tecnologias circulam nas escolas públicas municipais de Nazaré da Mata/PE? Tais tecnologias contribuem de forma significativa para aprendizagem dos alunos? Podemos identificar outras formas de ensinar e aprender? A partir destas questões pretende-se colocar em análise de estudos a teoria e a prática sob o prisma da aproximação da educação a sociedade do conhecimento. Os resultados iniciais direcionam ao Plano Nacional de Educação, LDB nº 9.394/1996 e a Resolução nº 2 de 2015 que preconizam a formação para a utilização de tecnologias na prática pedagógica, sob o prisma da inovação como norteador de olhares diferenciados sobre a própria prática no contexto educacional, em específico na sala de aula. Nos resultados e discussões foi possível identificarmos algumas práticas pedagógicas consideradas inovadoras no âmbito educacional. Nesse sentido, apresentam-se as categorias fundantes de uma prática pedagógica subsidiadas na concepção de inovação que se orienta pela criatividade, coletividade e autonomia dos sujeitos na produção do conhecimento em vistas à análise, problematização, compreensão de situações que se apresentarem no decorrer do processo de investigação, quais sejam: a complexidade, a reflexividade, a interdisciplinaridade e a comunicação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TIC, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6294_11092017211808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ODALEA FEITOSA VIDAL"
    "autor_nome_curto" => "ODALÉA"
    "autor_email" => "odalea.vidal@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo trata-se de um projeto de iniciação científica, o qual se encontra em sua fase inicial, numa abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, seguido de investigação empírica. Tem como objetivo analisar nos documentos oficiais e pesquisas que defendem as TIC na prática pedagógica como interface que contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem. Tendo como principais questões norteadoras: os professores dos anos iniciais do ensino fundamental receberam formação para a utilização das TIC? Quais tecnologias circulam nas escolas públicas municipais de Nazaré da Mata/PE? Tais tecnologias contribuem de forma significativa para aprendizagem dos alunos? Podemos identificar outras formas de ensinar e aprender? A partir destas questões pretende-se colocar em análise de estudos a teoria e a prática sob o prisma da aproximação da educação a sociedade do conhecimento. Os resultados iniciais direcionam ao Plano Nacional de Educação, LDB nº 9.394/1996 e a Resolução nº 2 de 2015 que preconizam a formação para a utilização de tecnologias na prática pedagógica, sob o prisma da inovação como norteador de olhares diferenciados sobre a própria prática no contexto educacional, em específico na sala de aula. Nos resultados e discussões foi possível identificarmos algumas práticas pedagógicas consideradas inovadoras no âmbito educacional. Nesse sentido, apresentam-se as categorias fundantes de uma prática pedagógica subsidiadas na concepção de inovação que se orienta pela criatividade, coletividade e autonomia dos sujeitos na produção do conhecimento em vistas à análise, problematização, compreensão de situações que se apresentarem no decorrer do processo de investigação, quais sejam: a complexidade, a reflexividade, a interdisciplinaridade e a comunicação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.