PRÁTICA DOCENTE EM ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SERIDÓ POTIGUAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38284 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3113 "inscrito_id" => 8884 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE EM ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SERIDÓ POTIGUAR" "resumo" => "O texto tem como objetivo discutir o ensino de arte na Modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, na região do Seridó norteriograndense. Suas reflexões têm como foco experiências docentes realizadas ao longo de 2016/2017, cujo intuito era aproximar processos artísticos e estéticos das práticas pedagógicas, considerando os “fazeres especiais” (Richter, 2003) em sala de aula. O campo empírico da pesquisa abrangeu duas escolas públicas estaduais dessa região. A proposta possibilitou mapear aqueles educandos que realizavam alguns desses “fazeres” no seu cotidiano e os convidávamos a compartilhar seus conhecimentos com os colegas de curso, permitindo, assim, que eles próprios se sentissem valorizados exercendo o papel de protagonistas de suas histórias de vida. A fundamentação teórica perpassa o corpo do texto e recai sobre o pensamento filosófico educacional de Paulo Freire (1996; 2001; 2014), uma vez que este segue no sentido de promover mudanças sociais pelas práticas cidadãs e pelas reflexões que despertam uma consciência crítica de todos aqueles envolvidos no processo de ensino/aprendizagem. As questões da Arte estão alicerçadas em resultados de investigações realizadas por Ana Mae Barbosa (1998) e João-Francisco Duarte Junior (2010; 1983), entre outros estudiosos que embasam o ensino de Arte nesta contemporaneidade. As práticas de ensino de arte que são realizadas no Seridó buscam integrar vida e cotidiano ao contexto escolar, ampliando os fazeres artísticos e estéticos por meio do pluralismo de ideias. Na EJA, a pesquisa mostrou que essas práticas encorajaram os educandos a se desafiare¬m, na medida em que eles compartilharam com os colegas um pouco de suas intimidades, dos seus mundos particulares, tentando estabelecer novos sentidos para o saber, a partir de suas explanações no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INTERCULTURALIDADE, ESTÉTICA DO COTIDIANO, PRÁTICAS DE ENSINO EM ARTES VISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID8884_05102017120002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON VALENTIM DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VALENTIM " "autor_email" => "valentim8@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38284 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3113 "inscrito_id" => 8884 "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE EM ARTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO SERIDÓ POTIGUAR" "resumo" => "O texto tem como objetivo discutir o ensino de arte na Modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, na região do Seridó norteriograndense. Suas reflexões têm como foco experiências docentes realizadas ao longo de 2016/2017, cujo intuito era aproximar processos artísticos e estéticos das práticas pedagógicas, considerando os “fazeres especiais” (Richter, 2003) em sala de aula. O campo empírico da pesquisa abrangeu duas escolas públicas estaduais dessa região. A proposta possibilitou mapear aqueles educandos que realizavam alguns desses “fazeres” no seu cotidiano e os convidávamos a compartilhar seus conhecimentos com os colegas de curso, permitindo, assim, que eles próprios se sentissem valorizados exercendo o papel de protagonistas de suas histórias de vida. A fundamentação teórica perpassa o corpo do texto e recai sobre o pensamento filosófico educacional de Paulo Freire (1996; 2001; 2014), uma vez que este segue no sentido de promover mudanças sociais pelas práticas cidadãs e pelas reflexões que despertam uma consciência crítica de todos aqueles envolvidos no processo de ensino/aprendizagem. As questões da Arte estão alicerçadas em resultados de investigações realizadas por Ana Mae Barbosa (1998) e João-Francisco Duarte Junior (2010; 1983), entre outros estudiosos que embasam o ensino de Arte nesta contemporaneidade. As práticas de ensino de arte que são realizadas no Seridó buscam integrar vida e cotidiano ao contexto escolar, ampliando os fazeres artísticos e estéticos por meio do pluralismo de ideias. Na EJA, a pesquisa mostrou que essas práticas encorajaram os educandos a se desafiare¬m, na medida em que eles compartilharam com os colegas um pouco de suas intimidades, dos seus mundos particulares, tentando estabelecer novos sentidos para o saber, a partir de suas explanações no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INTERCULTURALIDADE, ESTÉTICA DO COTIDIANO, PRÁTICAS DE ENSINO EM ARTES VISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID8884_05102017120002.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON VALENTIM DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VALENTIM " "autor_email" => "valentim8@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }