Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA OFICINA RACIOCIN{AÍ}

Palavra-chaves: RECURSOS EDUCACIONAIS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PENSAMENTO COMPUTACIONAL Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38550
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4765
    "inscrito_id" => 10053
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA OFICINA RACIOCIN{AÍ}"
    "resumo" => "O presente trabalho descreve o planejamento e execução de oficinas denominadas por Raciocin{Aí}, para apoio e desenvolvimento do raciocínio lógico em alunos do ensino médio. Estas, foram planejadas com a finalidade de proporcionar aos discentes, por meio da apresentação de jogos e problemas frequentes em seu cotidiano, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades, tais quais resolução de problemas, abstração e decomposição, fazendo uso de abordagens lúdicas, utilizando-se de estratégias da gamification. O raciocínio lógico está ligado à capacidade de percepção, organização e resolução dos problemas, ou seja, aspectos cognitivos que se fazem necessários para o desenvolvimento das atividades do cotidiano escola. O desenvolvimento das capacidades relacionadas ao raciocínio lógico apoia no processo de ensino e aprendizagem e ajuda na formação de cidadãos críticos e com senso argumentativo, despertando nestes a capacidade de criar, interpretar, responder e explicar situações e problemas presentes no dia a dia. De acordo com Schoeffel (2015), o uso de ferramentas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem engaja os alunos na realização das atividades além de apoiar o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional. O trabalho vem sendo desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto PIBID/informática – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Ciência da Computação, no Campus IV da UFPB – Universidade Federal da Paraíba. As oficinas estão sendo ofertadas nas escolas parceiras do subprojeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Rui Carneiro, Mamanguape/PB e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, Rio Tinto/PB, tendo em vista os avanços nos indicadores relacionados ao interesse estudantil, assim como apoio a novas medidas metodológicas de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "RECURSOS EDUCACIONAIS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PENSAMENTO COMPUTACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID10053_16102017235036.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANAEL BATISTA MARINHO JUVINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANAEL OLIVEIRA"
    "autor_email" => "anael.batista@dce.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38550
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4765
    "inscrito_id" => 10053
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA OFICINA RACIOCIN{AÍ}"
    "resumo" => "O presente trabalho descreve o planejamento e execução de oficinas denominadas por Raciocin{Aí}, para apoio e desenvolvimento do raciocínio lógico em alunos do ensino médio. Estas, foram planejadas com a finalidade de proporcionar aos discentes, por meio da apresentação de jogos e problemas frequentes em seu cotidiano, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades, tais quais resolução de problemas, abstração e decomposição, fazendo uso de abordagens lúdicas, utilizando-se de estratégias da gamification. O raciocínio lógico está ligado à capacidade de percepção, organização e resolução dos problemas, ou seja, aspectos cognitivos que se fazem necessários para o desenvolvimento das atividades do cotidiano escola. O desenvolvimento das capacidades relacionadas ao raciocínio lógico apoia no processo de ensino e aprendizagem e ajuda na formação de cidadãos críticos e com senso argumentativo, despertando nestes a capacidade de criar, interpretar, responder e explicar situações e problemas presentes no dia a dia. De acordo com Schoeffel (2015), o uso de ferramentas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem engaja os alunos na realização das atividades além de apoiar o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional. O trabalho vem sendo desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto PIBID/informática – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Ciência da Computação, no Campus IV da UFPB – Universidade Federal da Paraíba. As oficinas estão sendo ofertadas nas escolas parceiras do subprojeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Rui Carneiro, Mamanguape/PB e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, Rio Tinto/PB, tendo em vista os avanços nos indicadores relacionados ao interesse estudantil, assim como apoio a novas medidas metodológicas de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "RECURSOS EDUCACIONAIS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PENSAMENTO COMPUTACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID10053_16102017235036.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANAEL BATISTA MARINHO JUVINO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANAEL OLIVEIRA"
    "autor_email" => "anael.batista@dce.ufpb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho descreve o planejamento e execução de oficinas denominadas por Raciocin{Aí}, para apoio e desenvolvimento do raciocínio lógico em alunos do ensino médio. Estas, foram planejadas com a finalidade de proporcionar aos discentes, por meio da apresentação de jogos e problemas frequentes em seu cotidiano, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades, tais quais resolução de problemas, abstração e decomposição, fazendo uso de abordagens lúdicas, utilizando-se de estratégias da gamification. O raciocínio lógico está ligado à capacidade de percepção, organização e resolução dos problemas, ou seja, aspectos cognitivos que se fazem necessários para o desenvolvimento das atividades do cotidiano escola. O desenvolvimento das capacidades relacionadas ao raciocínio lógico apoia no processo de ensino e aprendizagem e ajuda na formação de cidadãos críticos e com senso argumentativo, despertando nestes a capacidade de criar, interpretar, responder e explicar situações e problemas presentes no dia a dia. De acordo com Schoeffel (2015), o uso de ferramentas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem engaja os alunos na realização das atividades além de apoiar o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional. O trabalho vem sendo desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto PIBID/informática – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Ciência da Computação, no Campus IV da UFPB – Universidade Federal da Paraíba. As oficinas estão sendo ofertadas nas escolas parceiras do subprojeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Rui Carneiro, Mamanguape/PB e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, Rio Tinto/PB, tendo em vista os avanços nos indicadores relacionados ao interesse estudantil, assim como apoio a novas medidas metodológicas de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.