RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA OFICINA RACIOCIN{AÍ}
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38550 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4765 "inscrito_id" => 10053 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA OFICINA RACIOCIN{AÍ}" "resumo" => "O presente trabalho descreve o planejamento e execução de oficinas denominadas por Raciocin{Aí}, para apoio e desenvolvimento do raciocínio lógico em alunos do ensino médio. Estas, foram planejadas com a finalidade de proporcionar aos discentes, por meio da apresentação de jogos e problemas frequentes em seu cotidiano, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades, tais quais resolução de problemas, abstração e decomposição, fazendo uso de abordagens lúdicas, utilizando-se de estratégias da gamification. O raciocínio lógico está ligado à capacidade de percepção, organização e resolução dos problemas, ou seja, aspectos cognitivos que se fazem necessários para o desenvolvimento das atividades do cotidiano escola. O desenvolvimento das capacidades relacionadas ao raciocínio lógico apoia no processo de ensino e aprendizagem e ajuda na formação de cidadãos críticos e com senso argumentativo, despertando nestes a capacidade de criar, interpretar, responder e explicar situações e problemas presentes no dia a dia. De acordo com Schoeffel (2015), o uso de ferramentas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem engaja os alunos na realização das atividades além de apoiar o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional. O trabalho vem sendo desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto PIBID/informática – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Ciência da Computação, no Campus IV da UFPB – Universidade Federal da Paraíba. As oficinas estão sendo ofertadas nas escolas parceiras do subprojeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Rui Carneiro, Mamanguape/PB e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, Rio Tinto/PB, tendo em vista os avanços nos indicadores relacionados ao interesse estudantil, assim como apoio a novas medidas metodológicas de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS EDUCACIONAIS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PENSAMENTO COMPUTACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID10053_16102017235036.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANAEL BATISTA MARINHO JUVINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANAEL OLIVEIRA" "autor_email" => "anael.batista@dce.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38550 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4765 "inscrito_id" => 10053 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA OFICINA RACIOCIN{AÍ}" "resumo" => "O presente trabalho descreve o planejamento e execução de oficinas denominadas por Raciocin{Aí}, para apoio e desenvolvimento do raciocínio lógico em alunos do ensino médio. Estas, foram planejadas com a finalidade de proporcionar aos discentes, por meio da apresentação de jogos e problemas frequentes em seu cotidiano, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades, tais quais resolução de problemas, abstração e decomposição, fazendo uso de abordagens lúdicas, utilizando-se de estratégias da gamification. O raciocínio lógico está ligado à capacidade de percepção, organização e resolução dos problemas, ou seja, aspectos cognitivos que se fazem necessários para o desenvolvimento das atividades do cotidiano escola. O desenvolvimento das capacidades relacionadas ao raciocínio lógico apoia no processo de ensino e aprendizagem e ajuda na formação de cidadãos críticos e com senso argumentativo, despertando nestes a capacidade de criar, interpretar, responder e explicar situações e problemas presentes no dia a dia. De acordo com Schoeffel (2015), o uso de ferramentas lúdicas no processo de ensino e aprendizagem engaja os alunos na realização das atividades além de apoiar o desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional. O trabalho vem sendo desenvolvido pelos bolsistas do subprojeto PIBID/informática – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Licenciatura em Ciência da Computação, no Campus IV da UFPB – Universidade Federal da Paraíba. As oficinas estão sendo ofertadas nas escolas parceiras do subprojeto: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Rui Carneiro, Mamanguape/PB e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, Rio Tinto/PB, tendo em vista os avanços nos indicadores relacionados ao interesse estudantil, assim como apoio a novas medidas metodológicas de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RECURSOS EDUCACIONAIS, RACIOCÍNIO LÓGICO, PENSAMENTO COMPUTACIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID10053_16102017235036.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANAEL BATISTA MARINHO JUVINO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANAEL OLIVEIRA" "autor_email" => "anael.batista@dce.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }