Este trabalho apresenta um Estado da Arte sobre o tema Letramento Científico, com enfoque nas práticas de ensino voltadas especificamente para o Ensino Médio, no espaço de tempo que compreende os anos de 2007 até 2017. Com a crescente oferta de cursos de graduação e pós-graduação no país, dentre as benéficas consequências podemos destacar o crescimento no número de produções acadêmicas nas mais variadas áreas de pesquisa. Diante disso, alcançar o ineditismo, ou fugir da redundância numa produção acadêmica tem sido cada vez mais difícil, e para cada escolha de tema a ser pesquisado, faz-se necessário investigar o que já foi discutido, produzido e publicado a respeito. A ferramenta utilizada para a pesquisa foi o buscador Google Acadêmico, com o intuito de investigar o que foi publicado no período sobre o tema citado e fazer um levantamento sobre o quantitativo das publicações acadêmicas referentes à temática. O levantamento feito foi de caráter bibliográfico e documental e a fundamentação teórica se baseia em autores que têm trabalhos consistentes sobre a temática, como Soares (1985,1989, 19980), Macedo (2012), Pillão (2009), entre outros.