O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37937 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 2575 "titulo" => "O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "A Ciência é construída através de erros e acertos, os quais permitem uma base estrutural que pode gerar novas formas de ensino. Neste contexto, por meio da relação entre arte e ciência, temos como objetivo desenvolver atividades que motivem os alunos ao aprendizado de Física de forma lúdica. Foram investigados alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Diarte Mariz em Mossoró/RN com o objetivo de promover no aluno o gosto pela ciência, em especial física, no processo de ensino/aprendizagem na prática teatral buscando a compreensão do contexto histórico cientifico da física a partir da criação conjunta de uma peça de teatral que promova o desempenho do aluno de maneira lúdica e interativa. Neste estudo participaram 15 alunos de ambos os sexos, com idade entre 11 e 14 anos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram à pesquisa exploratória e a pesquisa-ação, estudo conjunto do percurso histórico da ciência, criação conjunta de peça de teatro, culminando com a apresentação da peça. Para isso, tomamos como base os estudos de Mach (1960), Koudela (1999), Moreira (2003), Santos (2007), dentre outros. O resultado da pesquisa participativa mostrou a necessidade de nosso estudo, como: participação do aluno, o papel da reflexão sobre a prática implica em mudanças no conhecimento a partir da sua compreensão, conhecimento e compromisso para a ação dos elementos envolvidos na pesquisa durante as práticas pedagógicas teatrais realizada em sala de aula, com o estudo conjunto da trajetória histórica da ciência pudemos perceber que os alunos foram motivado por inúmeras discussões e questões que não foram instantâneas, mas ocuparam muito tempo nas ações dos cientistas , mas com o a criação seguida da encenação de teatro, percebemos que houve um avanço significativo na habilidade de compreensão da física no contexto histórico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE FÍSCA, TEATRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID2575_04082017172248.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA TERCIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TERCIA SILVAS" "autor_email" => "tercia_francisca@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37937 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 351 "inscrito_id" => 2575 "titulo" => "O TEATRO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "A Ciência é construída através de erros e acertos, os quais permitem uma base estrutural que pode gerar novas formas de ensino. Neste contexto, por meio da relação entre arte e ciência, temos como objetivo desenvolver atividades que motivem os alunos ao aprendizado de Física de forma lúdica. Foram investigados alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Diarte Mariz em Mossoró/RN com o objetivo de promover no aluno o gosto pela ciência, em especial física, no processo de ensino/aprendizagem na prática teatral buscando a compreensão do contexto histórico cientifico da física a partir da criação conjunta de uma peça de teatral que promova o desempenho do aluno de maneira lúdica e interativa. Neste estudo participaram 15 alunos de ambos os sexos, com idade entre 11 e 14 anos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram à pesquisa exploratória e a pesquisa-ação, estudo conjunto do percurso histórico da ciência, criação conjunta de peça de teatro, culminando com a apresentação da peça. Para isso, tomamos como base os estudos de Mach (1960), Koudela (1999), Moreira (2003), Santos (2007), dentre outros. O resultado da pesquisa participativa mostrou a necessidade de nosso estudo, como: participação do aluno, o papel da reflexão sobre a prática implica em mudanças no conhecimento a partir da sua compreensão, conhecimento e compromisso para a ação dos elementos envolvidos na pesquisa durante as práticas pedagógicas teatrais realizada em sala de aula, com o estudo conjunto da trajetória histórica da ciência pudemos perceber que os alunos foram motivado por inúmeras discussões e questões que não foram instantâneas, mas ocuparam muito tempo nas ações dos cientistas , mas com o a criação seguida da encenação de teatro, percebemos que houve um avanço significativo na habilidade de compreensão da física no contexto histórico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE FÍSCA, TEATRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID2575_04082017172248.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA TERCIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TERCIA SILVAS" "autor_email" => "tercia_francisca@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }