SILVA, Francisca Tercia Da. O teatro como instrumento pedagógico para o ensino de física. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37937>. Acesso em: 05/11/2024 05:54
A Ciência é construída através de erros e acertos, os quais permitem uma base estrutural que pode gerar novas formas de ensino. Neste contexto, por meio da relação entre arte e ciência, temos como objetivo desenvolver atividades que motivem os alunos ao aprendizado de Física de forma lúdica. Foram investigados alunos de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Diarte Mariz em Mossoró/RN com o objetivo de promover no aluno o gosto pela ciência, em especial física, no processo de ensino/aprendizagem na prática teatral buscando a compreensão do contexto histórico cientifico da física a partir da criação conjunta de uma peça de teatral que promova o desempenho do aluno de maneira lúdica e interativa. Neste estudo participaram 15 alunos de ambos os sexos, com idade entre 11 e 14 anos. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram à pesquisa exploratória e a pesquisa-ação, estudo conjunto do percurso histórico da ciência, criação conjunta de peça de teatro, culminando com a apresentação da peça. Para isso, tomamos como base os estudos de Mach (1960), Koudela (1999), Moreira (2003), Santos (2007), dentre outros. O resultado da pesquisa participativa mostrou a necessidade de nosso estudo, como: participação do aluno, o papel da reflexão sobre a prática implica em mudanças no conhecimento a partir da sua compreensão, conhecimento e compromisso para a ação dos elementos envolvidos na pesquisa durante as práticas pedagógicas teatrais realizada em sala de aula, com o estudo conjunto da trajetória histórica da ciência pudemos perceber que os alunos foram motivado por inúmeras discussões e questões que não foram instantâneas, mas ocuparam muito tempo nas ações dos cientistas , mas com o a criação seguida da encenação de teatro, percebemos que houve um avanço significativo na habilidade de compreensão da física no contexto histórico.