TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS AUTORES DESSE PROCESSO EDUCACIONAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38659 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 276 "inscrito_id" => 3974 "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS AUTORES DESSE PROCESSO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente artigo tem como ponto de partida: reflexões a cerca da Educação a distância na região do Centro-Oeste. Sendo assim, busca-se levantar discussões sobre o contexto desse ensino, e as políticas educacionais atuais nessa modalidade que tanto cresce no Brasil. O trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a vivência no espaço educacional, e a importância no ensino superior na educação a distância, bem como atrelar as tecnologias e inovações de aprendizagem e suas ferramentas. Tendo como objetivos específicos: apresentar de forma significativa como os papéis dos autores ativos desenvolvem nesse processo, e seus vários desafios nessa modalidade, as ferramentas virtuais de ensino para a melhoria da formação docente e suas transformações que vão colaborar para a qualidade do ensino. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico de autores que desenvolvem estudos sobre o assunto, para que possamos embasar de forma concisa este trabalho. Teve como suporte teórico as ideias de autores como: (Catapan, 2010). (Mil, 2010). (Battist, 2010). (Weiduschat; Rafaeli, Kremer, 2008). O interesse pela temática está relacionado por estarmos inseridos no espaço da instituição desenvolvendo a função de coordenador de tutoria no processo pedagógico da educação a distância, e assim, viabiliza-se subsídios de reflexões e relatos de experiências sobre o âmbito desse ensino que está sendo disseminado de forma tão rápida em todo o país. E perceber que o espaço virtual e as novas tecnologias são ainda grandes desafios a serem superados, tanto para os profissionais como para os estudantes dessa modalidade de ensino a distância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3974_24072017110045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TANIA JUCILENE VIEIRA VILELA" "autor_nome_curto" => "TANIA" "autor_email" => "taniavilela@ufgd.edu.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38659 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 276 "inscrito_id" => 3974 "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS AUTORES DESSE PROCESSO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente artigo tem como ponto de partida: reflexões a cerca da Educação a distância na região do Centro-Oeste. Sendo assim, busca-se levantar discussões sobre o contexto desse ensino, e as políticas educacionais atuais nessa modalidade que tanto cresce no Brasil. O trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a vivência no espaço educacional, e a importância no ensino superior na educação a distância, bem como atrelar as tecnologias e inovações de aprendizagem e suas ferramentas. Tendo como objetivos específicos: apresentar de forma significativa como os papéis dos autores ativos desenvolvem nesse processo, e seus vários desafios nessa modalidade, as ferramentas virtuais de ensino para a melhoria da formação docente e suas transformações que vão colaborar para a qualidade do ensino. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico de autores que desenvolvem estudos sobre o assunto, para que possamos embasar de forma concisa este trabalho. Teve como suporte teórico as ideias de autores como: (Catapan, 2010). (Mil, 2010). (Battist, 2010). (Weiduschat; Rafaeli, Kremer, 2008). O interesse pela temática está relacionado por estarmos inseridos no espaço da instituição desenvolvendo a função de coordenador de tutoria no processo pedagógico da educação a distância, e assim, viabiliza-se subsídios de reflexões e relatos de experiências sobre o âmbito desse ensino que está sendo disseminado de forma tão rápida em todo o país. E perceber que o espaço virtual e as novas tecnologias são ainda grandes desafios a serem superados, tanto para os profissionais como para os estudantes dessa modalidade de ensino a distância." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3974_24072017110045.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TANIA JUCILENE VIEIRA VILELA" "autor_nome_curto" => "TANIA" "autor_email" => "taniavilela@ufgd.edu.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }