Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS AUTORES DESSE PROCESSO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38659
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 276
    "inscrito_id" => 3974
    "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS AUTORES DESSE PROCESSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem como ponto de partida: reflexões a cerca da Educação a distância na região do Centro-Oeste. Sendo assim, busca-se levantar discussões sobre o contexto desse ensino, e as políticas educacionais atuais nessa modalidade que tanto cresce no Brasil. O trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a vivência no espaço educacional, e a importância no ensino superior na educação a distância, bem como atrelar as tecnologias e inovações de aprendizagem e suas ferramentas. Tendo como objetivos específicos: apresentar de forma significativa como os papéis dos autores ativos desenvolvem nesse processo, e seus vários desafios nessa modalidade, as ferramentas virtuais de ensino para a melhoria da formação docente e suas transformações que vão colaborar para a qualidade do ensino. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico de autores que desenvolvem estudos sobre o assunto, para que possamos embasar de forma concisa este trabalho. Teve como suporte teórico as ideias de autores como: (Catapan, 2010). (Mil, 2010). (Battist, 2010). (Weiduschat; Rafaeli, Kremer, 2008). O interesse pela temática está relacionado por estarmos inseridos no espaço da instituição desenvolvendo a função de coordenador de tutoria no processo pedagógico da educação a distância, e assim, viabiliza-se subsídios de reflexões e relatos de experiências sobre o âmbito desse ensino que está sendo disseminado de forma tão rápida em todo o país. E perceber que o espaço virtual e as novas tecnologias são ainda grandes desafios a serem superados, tanto para os profissionais como para os estudantes dessa modalidade de ensino a distância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3974_24072017110045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TANIA JUCILENE VIEIRA VILELA"
    "autor_nome_curto" => "TANIA"
    "autor_email" => "taniavilela@ufgd.edu.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38659
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 276
    "inscrito_id" => 3974
    "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR: OS DESAFIOS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS AUTORES DESSE PROCESSO EDUCACIONAL"
    "resumo" => "O presente artigo tem como ponto de partida: reflexões a cerca da Educação a distância na região do Centro-Oeste. Sendo assim, busca-se levantar discussões sobre o contexto desse ensino, e as políticas educacionais atuais nessa modalidade que tanto cresce no Brasil. O trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a vivência no espaço educacional, e a importância no ensino superior na educação a distância, bem como atrelar as tecnologias e inovações de aprendizagem e suas ferramentas. Tendo como objetivos específicos: apresentar de forma significativa como os papéis dos autores ativos desenvolvem nesse processo, e seus vários desafios nessa modalidade, as ferramentas virtuais de ensino para a melhoria da formação docente e suas transformações que vão colaborar para a qualidade do ensino. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico de autores que desenvolvem estudos sobre o assunto, para que possamos embasar de forma concisa este trabalho. Teve como suporte teórico as ideias de autores como: (Catapan, 2010). (Mil, 2010). (Battist, 2010). (Weiduschat; Rafaeli, Kremer, 2008). O interesse pela temática está relacionado por estarmos inseridos no espaço da instituição desenvolvendo a função de coordenador de tutoria no processo pedagógico da educação a distância, e assim, viabiliza-se subsídios de reflexões e relatos de experiências sobre o âmbito desse ensino que está sendo disseminado de forma tão rápida em todo o país. E perceber que o espaço virtual e as novas tecnologias são ainda grandes desafios a serem superados, tanto para os profissionais como para os estudantes dessa modalidade de ensino a distância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3974_24072017110045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TANIA JUCILENE VIEIRA VILELA"
    "autor_nome_curto" => "TANIA"
    "autor_email" => "taniavilela@ufgd.edu.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como ponto de partida: reflexões a cerca da Educação a distância na região do Centro-Oeste. Sendo assim, busca-se levantar discussões sobre o contexto desse ensino, e as políticas educacionais atuais nessa modalidade que tanto cresce no Brasil. O trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a vivência no espaço educacional, e a importância no ensino superior na educação a distância, bem como atrelar as tecnologias e inovações de aprendizagem e suas ferramentas. Tendo como objetivos específicos: apresentar de forma significativa como os papéis dos autores ativos desenvolvem nesse processo, e seus vários desafios nessa modalidade, as ferramentas virtuais de ensino para a melhoria da formação docente e suas transformações que vão colaborar para a qualidade do ensino. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico de autores que desenvolvem estudos sobre o assunto, para que possamos embasar de forma concisa este trabalho. Teve como suporte teórico as ideias de autores como: (Catapan, 2010). (Mil, 2010). (Battist, 2010). (Weiduschat; Rafaeli, Kremer, 2008). O interesse pela temática está relacionado por estarmos inseridos no espaço da instituição desenvolvendo a função de coordenador de tutoria no processo pedagógico da educação a distância, e assim, viabiliza-se subsídios de reflexões e relatos de experiências sobre o âmbito desse ensino que está sendo disseminado de forma tão rápida em todo o país. E perceber que o espaço virtual e as novas tecnologias são ainda grandes desafios a serem superados, tanto para os profissionais como para os estudantes dessa modalidade de ensino a distância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.