Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TABULEIRO DAS REGIÕES: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA, LÚDICO Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38644
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3018
    "inscrito_id" => 8877
    "titulo" => "TABULEIRO DAS REGIÕES: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A Geografia é uma ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico e suas dinâmicas transformações a partir da ação do homem. Através dos conhecimentos geográficos os alunos tem a possibilidade de compreender quais as motivações que faz o homem interferir na natureza e as consequências dessa interferência humana na natureza. Além disso, por se tratar de uma ciência que traz uma reflexão acerca do papel que os indivíduos devem exercer na sociedade, a Geografia contribui para a formação cidadã dos alunos. Sabe-se que a falta de interesse de muitos alunos em estudar é um grande problema enfrentado pelos professores e essa situação exige cada vez mais desses profissionais a busca por metodologias de ensino que desperte o interesse ativo dos educandos, proporcionando-lhes uma aprendizagem mais significativa. O presente trabalho objetiva apresentar o jogo como metodologia lúdica que os professores de Geografia podem utilizar para enriquecer o ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa consistem, primeiramente, em um levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos que abordam a temática em estudo. Em seguida, foi aplicado o jogo “Tabuleiro das Regiões” com alunos de uma escola pública estadual do município de Arapiraca-AL que é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no intuito, de constatar se essa metodologia lúdica realmente contribui para o ensino-aprendizagem de Geografia. Desse modo, para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa é necessário que os professores desenvolvam um trabalho pedagógico que desperte nos alunos o interesse e o prazer em aprender, pois se constitui em um bom caminho para a construção de uma educação de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8877_02102017132254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNAR DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAYNAR A.S"
    "autor_email" => "thaynar_almeida@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS  UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38644
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3018
    "inscrito_id" => 8877
    "titulo" => "TABULEIRO DAS REGIÕES: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A Geografia é uma ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico e suas dinâmicas transformações a partir da ação do homem. Através dos conhecimentos geográficos os alunos tem a possibilidade de compreender quais as motivações que faz o homem interferir na natureza e as consequências dessa interferência humana na natureza. Além disso, por se tratar de uma ciência que traz uma reflexão acerca do papel que os indivíduos devem exercer na sociedade, a Geografia contribui para a formação cidadã dos alunos. Sabe-se que a falta de interesse de muitos alunos em estudar é um grande problema enfrentado pelos professores e essa situação exige cada vez mais desses profissionais a busca por metodologias de ensino que desperte o interesse ativo dos educandos, proporcionando-lhes uma aprendizagem mais significativa. O presente trabalho objetiva apresentar o jogo como metodologia lúdica que os professores de Geografia podem utilizar para enriquecer o ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa consistem, primeiramente, em um levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos que abordam a temática em estudo. Em seguida, foi aplicado o jogo “Tabuleiro das Regiões” com alunos de uma escola pública estadual do município de Arapiraca-AL que é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no intuito, de constatar se essa metodologia lúdica realmente contribui para o ensino-aprendizagem de Geografia. Desse modo, para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa é necessário que os professores desenvolvam um trabalho pedagógico que desperte nos alunos o interesse e o prazer em aprender, pois se constitui em um bom caminho para a construção de uma educação de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, GEOGRAFIA, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID8877_02102017132254.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNAR DE ALMEIDA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAYNAR A.S"
    "autor_email" => "thaynar_almeida@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS  UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Geografia é uma ciência que possui como objeto de estudo o espaço geográfico e suas dinâmicas transformações a partir da ação do homem. Através dos conhecimentos geográficos os alunos tem a possibilidade de compreender quais as motivações que faz o homem interferir na natureza e as consequências dessa interferência humana na natureza. Além disso, por se tratar de uma ciência que traz uma reflexão acerca do papel que os indivíduos devem exercer na sociedade, a Geografia contribui para a formação cidadã dos alunos. Sabe-se que a falta de interesse de muitos alunos em estudar é um grande problema enfrentado pelos professores e essa situação exige cada vez mais desses profissionais a busca por metodologias de ensino que desperte o interesse ativo dos educandos, proporcionando-lhes uma aprendizagem mais significativa. O presente trabalho objetiva apresentar o jogo como metodologia lúdica que os professores de Geografia podem utilizar para enriquecer o ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa consistem, primeiramente, em um levantamento bibliográfico em livros e artigos científicos que abordam a temática em estudo. Em seguida, foi aplicado o jogo “Tabuleiro das Regiões” com alunos de uma escola pública estadual do município de Arapiraca-AL que é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, no intuito, de constatar se essa metodologia lúdica realmente contribui para o ensino-aprendizagem de Geografia. Desse modo, para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa é necessário que os professores desenvolvam um trabalho pedagógico que desperte nos alunos o interesse e o prazer em aprender, pois se constitui em um bom caminho para a construção de uma educação de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.