Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA VALORIZAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DAS TEORIAS DE PIAGET E GARDNER

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DESENVOLVIMENTO HUMANO, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Apesar de elementos matemáticos estarem presentes na vida das pessoas desde o início da vida, é dentro da sala de aula que as crianças têm um contato com o conhecimento matemático de uma maneira formalizada e é nesse momento que elas formam uma imagem negativa ou positiva, sobre esses conhecimentos. Este trabalho teve o intuito de refletir teoricamente sobre tal aspecto, evidenciando a partir de observações que em uma escola de educação infantil da cidade de Timbaúba-PE essa imagem estava sendo formada por maior parte das crianças de maneira negativa. Com apenas alguns poucos anos de escolarização já era um verdadeiro bloqueio para compreender novos elementos matemáticos e até mesmo na evolução dos antigos. Após um aprofundamento teórico referente à temática, foi observada, que uma maneira de melhorar esse cenário de ensino da matemática de forma positiva, é necessária uma compreensão mais específica sobre o desenvolvimento das crianças, para que saiba o que ela é capaz de aprender, sobre a maneira que ela aprende, para atingir melhores metodologias e também sobre o próprio conhecimento matemático, para que se transponha o conteúdo de forma adequada, sem perder suas características. Entender o desenvolvimento da criança permite identificar as habilidades naturais que estas possuem, facilitando o desenvolvimento de novas, já que acreditamos que os humanos só evoluem cognitivamente aprendendo com seus semelhantes, como foi observado por ITARD (1982). Ainda neste contexto, Piaget (1982) foi além e afirmou que a evolução se dá através de etapas que se diferenciam pelo que a pessoa consegue fazer de melhor, elas se dividem em quatro, sendo a primeira desde o seu nascimento até os dois anos de idade chamada de sensório motor, a segunda dos dois aos sete anos, chamada pré-operatório, a terceira das operações concretas dos sete aos onze anos e a última das operações formais após os onze anos. No aprofundamento teórico também foi observado que ainda que na mesma etapa de desenvolvimento, as pessoas apresentam capacidades diferentes de aprender, Gardner (1994) afirma que existem sete conjuntos de habilidades diferentes com sua teoria das inteligências múltiplas. Esses conjuntos caracterizados de inteligências que podem se apresentar em qualquer fase do desenvolvimento, mas melhor percebido na fase da escolarização, são chamadas de: Inteligência linguística, Inteligência musical, Inteligência espacial, Inteligência corporal, Inteligência interpessoal, Inteligência intrapessoal e Inteligência lógico-matemática. Mesmo sabendo as características de seus alunos, o professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental séries iniciais, professores que estão presente nos primeiros contatos dos alunos com a matemática formalizada, também precisam entender a matemática amplamente, para que de porte desse conhecimento consiga escolher a metodologia e os recursos pedagógicos adequados as especificidades de cada um. Com o professor seguro dos conhecimentos matemáticos será capaz de contextualizar os conteúdos com elementos do dia-a-dia de seus alunos sem perder a essência matemática e também não fixar “ideias falsas” na mente dessas crianças, que futuramente se tornarão um bloqueio na hora de evoluir tal conhecimento.

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