Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM: BRINCANDO EU APRENDO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, JOGOS, BRINCADEIRAS, APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37286
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2551
    "inscrito_id" => 1627
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM: BRINCANDO EU APRENDO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta as experiências vivenciadas no estágio em docência na Educação Infantil do curso de Pedagogia da UEPB no ano de 2016, as atividades foram realizadas em uma creche na cidade de Guarabira-PB. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo analisar o papel e o lugar das brincadeiras na educação infantil. O texto aborda a importância dos jogos e brincadeiras como recurso metodológico na educação infantil. Atividade principal da criança e que possibilita a esta expressar seus sentimentos, emoções, criar e recriar, além de ser uma prática atrativa e divertida.Através dos jogos e brincadeiras , a criança conhece a si mesma, o meio em que vive e as pessoas com as quais convive,são atividades que contribuem com o desenvolvimento da criança e possibilitam que ela interaja e sinta prazer em aprender.Fundamentamo-nos em autores como Piaget, vygostky, Teixeira entre outros e foram estudados alguns documentos  como Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), RCNEI.Através da observação participante realizada no estágio percebemos questões referentes ao espaço físico, despreparo dos professores e ausência  do brincar como instrumento facilitador no processo de desenvolvimento das crianças.Dentre os resultados, identificamos que os jogos e brincadeiras são instrumentos de grande relevância para o desenvolvimento da criança e não é apenas uma questão de diversão, mas também de educação, construção, socialização e desenvolvimento de suas potencialidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, JOGOS, BRINCADEIRAS, APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1627_12092017220123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TELMA MARIA"
    "autor_email" => "telmadavi25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37286
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2551
    "inscrito_id" => 1627
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM: BRINCANDO EU APRENDO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta as experiências vivenciadas no estágio em docência na Educação Infantil do curso de Pedagogia da UEPB no ano de 2016, as atividades foram realizadas em uma creche na cidade de Guarabira-PB. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo analisar o papel e o lugar das brincadeiras na educação infantil. O texto aborda a importância dos jogos e brincadeiras como recurso metodológico na educação infantil. Atividade principal da criança e que possibilita a esta expressar seus sentimentos, emoções, criar e recriar, além de ser uma prática atrativa e divertida.Através dos jogos e brincadeiras , a criança conhece a si mesma, o meio em que vive e as pessoas com as quais convive,são atividades que contribuem com o desenvolvimento da criança e possibilitam que ela interaja e sinta prazer em aprender.Fundamentamo-nos em autores como Piaget, vygostky, Teixeira entre outros e foram estudados alguns documentos  como Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), RCNEI.Através da observação participante realizada no estágio percebemos questões referentes ao espaço físico, despreparo dos professores e ausência  do brincar como instrumento facilitador no processo de desenvolvimento das crianças.Dentre os resultados, identificamos que os jogos e brincadeiras são instrumentos de grande relevância para o desenvolvimento da criança e não é apenas uma questão de diversão, mas também de educação, construção, socialização e desenvolvimento de suas potencialidades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, JOGOS, BRINCADEIRAS, APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID1627_12092017220123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TELMA MARIA DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TELMA MARIA"
    "autor_email" => "telmadavi25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo apresenta as experiências vivenciadas no estágio em docência na Educação Infantil do curso de Pedagogia da UEPB no ano de 2016, as atividades foram realizadas em uma creche na cidade de Guarabira-PB. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo analisar o papel e o lugar das brincadeiras na educação infantil. O texto aborda a importância dos jogos e brincadeiras como recurso metodológico na educação infantil. Atividade principal da criança e que possibilita a esta expressar seus sentimentos, emoções, criar e recriar, além de ser uma prática atrativa e divertida.Através dos jogos e brincadeiras , a criança conhece a si mesma, o meio em que vive e as pessoas com as quais convive,são atividades que contribuem com o desenvolvimento da criança e possibilitam que ela interaja e sinta prazer em aprender.Fundamentamo-nos em autores como Piaget, vygostky, Teixeira entre outros e foram estudados alguns documentos como Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), RCNEI.Através da observação participante realizada no estágio percebemos questões referentes ao espaço físico, despreparo dos professores e ausência do brincar como instrumento facilitador no processo de desenvolvimento das crianças.Dentre os resultados, identificamos que os jogos e brincadeiras são instrumentos de grande relevância para o desenvolvimento da criança e não é apenas uma questão de diversão, mas também de educação, construção, socialização e desenvolvimento de suas potencialidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.