Este artigo apresenta as experiências vivenciadas no estágio em docência na Educação Infantil do curso de Pedagogia da UEPB no ano de 2016, as atividades foram realizadas em uma creche na cidade de Guarabira-PB. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo analisar o papel e o lugar das brincadeiras na educação infantil. O texto aborda a importância dos jogos e brincadeiras como recurso metodológico na educação infantil. Atividade principal da criança e que possibilita a esta expressar seus sentimentos, emoções, criar e recriar, além de ser uma prática atrativa e divertida.Através dos jogos e brincadeiras , a criança conhece a si mesma, o meio em que vive e as pessoas com as quais convive,são atividades que contribuem com o desenvolvimento da criança e possibilitam que ela interaja e sinta prazer em aprender.Fundamentamo-nos em autores como Piaget, vygostky, Teixeira entre outros e foram estudados alguns documentos como Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), RCNEI.Através da observação participante realizada no estágio percebemos questões referentes ao espaço físico, despreparo dos professores e ausência do brincar como instrumento facilitador no processo de desenvolvimento das crianças.Dentre os resultados, identificamos que os jogos e brincadeiras são instrumentos de grande relevância para o desenvolvimento da criança e não é apenas uma questão de diversão, mas também de educação, construção, socialização e desenvolvimento de suas potencialidades.