AVALIAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36071 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 112 "titulo" => "AVALIAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A avaliação possui um importante papel na prática pedagógica dos docentes da escola, com funções que vão desde a fase diagnóstica e preventiva, até a processual, auxiliando assim o docente na tomada de decisões envolvendo o aprendizado dos discentes. Desse modo, acreditamos que é de suma importância a avaliação dos discentes, visto que faz parte do processo pedagógico e do aprendizado dos discentes. Sendo assim, nosso objetivo foi observar o método utilizado pelo docente no que diz respeito a sua avaliação enquanto profissional de educação física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com entrevistas realizadas com quatro profissionais de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental II, realizadas no período diurno, em Escolas Estaduais da cidade de João Pessoa – PB. Analisando de uma forma crítica e com base nos PCNs, acreditamos que os profissionais conseguem trabalhar sua avaliação em apenas duas dimensões; cognitiva (onde os discentes expõem seus conhecimentos e competências através do debate), e motora (quando o professor avalia as capacidades físicas dos discentes no movimentar-se e não na perfeição dos movimentos) Algo que não fica claro na entrevista é a parte que está relacionada com a dimensão atitudinal, que acreditamos ser extremamente importante na formação cidadã, pois é onde os discentes transmitem seus valores. Observamos através do nosso trabalho que os docentes executam esta orientação de forma eficaz, tornando-se perceptível através de suas respostas que os docentes contabilizam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, como prevê a LDBEN." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID112_16032017092251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS" "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON" "autor_email" => "nysherdson.edf@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36071 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 112 "titulo" => "AVALIAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A avaliação possui um importante papel na prática pedagógica dos docentes da escola, com funções que vão desde a fase diagnóstica e preventiva, até a processual, auxiliando assim o docente na tomada de decisões envolvendo o aprendizado dos discentes. Desse modo, acreditamos que é de suma importância a avaliação dos discentes, visto que faz parte do processo pedagógico e do aprendizado dos discentes. Sendo assim, nosso objetivo foi observar o método utilizado pelo docente no que diz respeito a sua avaliação enquanto profissional de educação física. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com entrevistas realizadas com quatro profissionais de Educação Física atuantes no Ensino Fundamental II, realizadas no período diurno, em Escolas Estaduais da cidade de João Pessoa – PB. Analisando de uma forma crítica e com base nos PCNs, acreditamos que os profissionais conseguem trabalhar sua avaliação em apenas duas dimensões; cognitiva (onde os discentes expõem seus conhecimentos e competências através do debate), e motora (quando o professor avalia as capacidades físicas dos discentes no movimentar-se e não na perfeição dos movimentos) Algo que não fica claro na entrevista é a parte que está relacionada com a dimensão atitudinal, que acreditamos ser extremamente importante na formação cidadã, pois é onde os discentes transmitem seus valores. Observamos através do nosso trabalho que os docentes executam esta orientação de forma eficaz, tornando-se perceptível através de suas respostas que os docentes contabilizam os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, como prevê a LDBEN." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID112_16032017092251.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS" "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON" "autor_email" => "nysherdson.edf@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }