SÍNDROME DE BURNOUT: UMA AMEAÇA A SAÚDE MENTAL DO PROFESSOR
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No exercício profissional da atividade docente\r\n são perceptíveis diversos estressores psicossociais, referentes à natureza de suas funções, já outros\r\n relacionados ao contexto institucional e social onde estas são exercidas. Em consequência desses fatores,\r\n esses docentes estão sujeitos a enfrentar uma síndrome cada vez mais comum na sua profissão, a Síndrome\r\n de Burnout, que se caracteriza por um estado de tensão emocional e estresse crônico, resultante de condições\r\n de trabalho físico, emocional e psicológico desgastantes. A Síndrome de Burnout é um tipo particular de\r\n estresse, que influencia diretamente na qualidade de vida e de trabalho dos professores. Suas principais\r\n características são o esgotamento físico e emocional, consequências de desgaste psicológico e físico,\r\n provocados por condições e/ou situações percebidas como desagradáveis e desmotivadoras no ambiente\r\n laboral, podendo atrapalhar assim sua prática pedagógica. Muitos sintomas podem ser desencadeados a partir\r\n da síndrome, tais como: irritabilidade, perda momentânea da memória, sensação de cansaço e fadiga,\r\n insônia, desânimo para enfrentar sua rotina de trabalho podendo chegar a uma depressão profunda. O\r\n presente artigo pretende discutir as causas e consequências de Burnout, a partir de um estudo de caso. A\r\n metodologia é de caráter qualitativo, com base em entrevista semiestruturada realizada com uma professora\r\n do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande-PB. Os\r\n resultados apontam danos que essa síndrome traz não apenas ao docente, mas também aos alunos e\r\n consequentemente a toda educação. 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