Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTADO DA ARTE: APLICABILIDADE DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: ESTADO DA ARTE, APLICABILIDADE, IMAGENS, ENSINO, ENSINO Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36823
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4949
    "inscrito_id" => 6647
    "titulo" => "ESTADO DA ARTE: APLICABILIDADE DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Esse ensaio apresenta a construção de um Estado da Arte na pesquisa educacional sobre o uso/aplicabilidade de imagens no ensino de História, que irá contribuir na construção de uma dissertação de mestrado. Partimos de considerações acerca do uso dessa metodologia de pesquisa a partir das referências de Norma Ferreira (2002) e Joana Romanowski e Romilda Ens (2006), destacando suas características principais. Em seguida levantamos algumas pesquisas existentes sobre uso de imagens no ensino de História, encontrando 13 artigos, dentre os quais foram analisados 10, destacando o recorte do ensino de história. Frisando que, por se tratar de um tema bastante especifico, não foi possível encontrar muitos trabalhos que abordassem a aplicabilidade de imagens no “ensino de História em si”, nesse ponto, Neste sentido, realizei um levantamento de trabalhos sobre “O uso de imagens no ensino de História” no Google Acadêmico, recorte temporal: últimos 5 anos, onde foi possível. encontrar 13 trabalhos. Sendo analisados 10.  Na análise dos artigos consideramos as suas contribuições pedagógicas para o ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, APLICABILIDADE, IMAGENS, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID6647_17102017145935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENOCK DOUGLAS ROBERTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ENOCK DOUGLAS"
    "autor_email" => "enockdouglas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36823
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4949
    "inscrito_id" => 6647
    "titulo" => "ESTADO DA ARTE: APLICABILIDADE DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "Esse ensaio apresenta a construção de um Estado da Arte na pesquisa educacional sobre o uso/aplicabilidade de imagens no ensino de História, que irá contribuir na construção de uma dissertação de mestrado. Partimos de considerações acerca do uso dessa metodologia de pesquisa a partir das referências de Norma Ferreira (2002) e Joana Romanowski e Romilda Ens (2006), destacando suas características principais. Em seguida levantamos algumas pesquisas existentes sobre uso de imagens no ensino de História, encontrando 13 artigos, dentre os quais foram analisados 10, destacando o recorte do ensino de história. Frisando que, por se tratar de um tema bastante especifico, não foi possível encontrar muitos trabalhos que abordassem a aplicabilidade de imagens no “ensino de História em si”, nesse ponto, Neste sentido, realizei um levantamento de trabalhos sobre “O uso de imagens no ensino de História” no Google Acadêmico, recorte temporal: últimos 5 anos, onde foi possível. encontrar 13 trabalhos. Sendo analisados 10.  Na análise dos artigos consideramos as suas contribuições pedagógicas para o ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ESTADO DA ARTE, APLICABILIDADE, IMAGENS, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID6647_17102017145935.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ENOCK DOUGLAS ROBERTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ENOCK DOUGLAS"
    "autor_email" => "enockdouglas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse ensaio apresenta a construção de um Estado da Arte na pesquisa educacional sobre o uso/aplicabilidade de imagens no ensino de História, que irá contribuir na construção de uma dissertação de mestrado. Partimos de considerações acerca do uso dessa metodologia de pesquisa a partir das referências de Norma Ferreira (2002) e Joana Romanowski e Romilda Ens (2006), destacando suas características principais. Em seguida levantamos algumas pesquisas existentes sobre uso de imagens no ensino de História, encontrando 13 artigos, dentre os quais foram analisados 10, destacando o recorte do ensino de história. Frisando que, por se tratar de um tema bastante especifico, não foi possível encontrar muitos trabalhos que abordassem a aplicabilidade de imagens no “ensino de História em si”, nesse ponto, Neste sentido, realizei um levantamento de trabalhos sobre “O uso de imagens no ensino de História” no Google Acadêmico, recorte temporal: últimos 5 anos, onde foi possível. encontrar 13 trabalhos. Sendo analisados 10. Na análise dos artigos consideramos as suas contribuições pedagógicas para o ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.