SIMULAÇÃO REALÍSTA DA AVALIAÇÃO PRÁTICA DE HISTOLOGIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38618 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2384 "inscrito_id" => 4116 "titulo" => "SIMULAÇÃO REALÍSTA DA AVALIAÇÃO PRÁTICA DE HISTOLOGIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ensino baseado em simulação tem sido cada vez mais utilizado na educação por atuar como uma modalidade didática, aperfeiçoando a relação de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo minimizar as dificuldades dos alunos para a prova prática de Histologia, facilitando seu processo de ensino aprendizagem. Refere-se a um estudo descritivo, relatando a vivência de 63 graduandos das turmas de Farmácia e Nutrição da UFCG/CES, Campus Cuité-PB, após a inserção de um simulado aplicado antes da prova prática de histologia. A coleta de dados foi realizada pela comparação do desempenho dos alunos no simulado e na prova prática, bem como por meio da aplicação de um questionário estruturado com os graduandos após a realização da prova prática. O simulado apresentava questões diferentes da prova, contudo teve a mesma dinâmica com relação à disposição das lâminas histológicas e tempo para execução. Durante a realização da prova prática os alunos se apresentaram mais tranquilos e confiantes em comparação a aplicação do simulado, essa percepção foi confirmada nas notas, visto que a média do simulado da turma da Nutrição foi 4,2 e na prova passou para 6,2, e na turma da Farmácia a média do simulado foi 6,1 e na prova prática a média foi 7,7. Essa melhora evidenciada no comportamento e nas notas quantitativas dos estudantes, também está associada aos resultados da percepção dos alunos obtidas no questionário. Considerando que, 95% dos estudantes afirmaram que o simulado os ajudaram positivamente na aprendizagem e na prova prática, e 97% recomendariam essa estratégia de ensino para outras disciplinas. A simulado contribuiu como um fator motivador para os alunos, ao auxiliar no conteúdo, na superação das suas dificuldade e no controle do seu estresse emocional, dessa forma buscou melhor prepará-los para o instrumento de avaliação prática. Diante dos resultados apresentados, evidencia-se que o simulado atuou positivamente na aprendizagem dos alunos, além de proporcionar tranquilidade e confiança aos mesmos. Portanto, essa estratégia de ensino apresentou boa aceitação pelos discentes, atuando como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTOLOGIA, ENSINO, SIMULAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4116_11092017221103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA LEITE COSTA " "autor_nome_curto" => "LETÍCIA LEITE " "autor_email" => "leeh-lc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38618 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2384 "inscrito_id" => 4116 "titulo" => "SIMULAÇÃO REALÍSTA DA AVALIAÇÃO PRÁTICA DE HISTOLOGIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ensino baseado em simulação tem sido cada vez mais utilizado na educação por atuar como uma modalidade didática, aperfeiçoando a relação de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo minimizar as dificuldades dos alunos para a prova prática de Histologia, facilitando seu processo de ensino aprendizagem. Refere-se a um estudo descritivo, relatando a vivência de 63 graduandos das turmas de Farmácia e Nutrição da UFCG/CES, Campus Cuité-PB, após a inserção de um simulado aplicado antes da prova prática de histologia. A coleta de dados foi realizada pela comparação do desempenho dos alunos no simulado e na prova prática, bem como por meio da aplicação de um questionário estruturado com os graduandos após a realização da prova prática. O simulado apresentava questões diferentes da prova, contudo teve a mesma dinâmica com relação à disposição das lâminas histológicas e tempo para execução. Durante a realização da prova prática os alunos se apresentaram mais tranquilos e confiantes em comparação a aplicação do simulado, essa percepção foi confirmada nas notas, visto que a média do simulado da turma da Nutrição foi 4,2 e na prova passou para 6,2, e na turma da Farmácia a média do simulado foi 6,1 e na prova prática a média foi 7,7. Essa melhora evidenciada no comportamento e nas notas quantitativas dos estudantes, também está associada aos resultados da percepção dos alunos obtidas no questionário. Considerando que, 95% dos estudantes afirmaram que o simulado os ajudaram positivamente na aprendizagem e na prova prática, e 97% recomendariam essa estratégia de ensino para outras disciplinas. A simulado contribuiu como um fator motivador para os alunos, ao auxiliar no conteúdo, na superação das suas dificuldade e no controle do seu estresse emocional, dessa forma buscou melhor prepará-los para o instrumento de avaliação prática. Diante dos resultados apresentados, evidencia-se que o simulado atuou positivamente na aprendizagem dos alunos, além de proporcionar tranquilidade e confiança aos mesmos. Portanto, essa estratégia de ensino apresentou boa aceitação pelos discentes, atuando como ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTOLOGIA, ENSINO, SIMULAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4116_11092017221103.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA LEITE COSTA " "autor_nome_curto" => "LETÍCIA LEITE " "autor_email" => "leeh-lc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }