Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO FILME WALL-E A PARTIR DE UM ENFOQUE CTSA: UMA PROPOSTA PARA DISCUSSÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS, FILMES INFANTIS, RECURSOS DIDÁTICOS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35816
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2656
    "inscrito_id" => 7379
    "titulo" => "ANÁLISE DO FILME WALL-E A PARTIR DE UM ENFOQUE CTSA: UMA PROPOSTA PARA DISCUSSÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A abordagem dos estudos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) situa-se em uma análise crítica e interdisciplinar da ciência, da tecnologia e do ambiente num contexto social. A proposta do trabalho aqui apresentada aborda as possibilidades didáticas do uso de filmes nas discussões sobre as implicações e relações CTSA e tem como objetivo analisar um filme de animação que pode servir como recurso educacional e como auxílio ao ensino de Ciências para discutir tais implicações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual selecionamos o filme Wall-E como objeto de estudo. As análises foram feitas usando como referencial teórico-metodológico trabalhos que se inserem nos estudos sobre CTS/CTSA. Com base nessas ideias e nos resultados discutidos, foi possível notar que a produção Wall-E, embora seja destinado principalmente ao público infantil, trata de questões consideradas sérias, que ao discutir sobre consumo e produção de tecnologia desenfreada pode suscitar discussões em torno de como a ciência e tecnologia afetam os modos de vida em sociedade e como as necessidades de uma comunidade e pressão social influenciam também as direções seguidas pela ciência e tecnologia, abordando questões como ética científica, neutralidade, alienação tecnológica, destruição ambiental, entre outros. A animação apresenta-se como importante instrumento em práticas didáticas mais crítico-reflexivos em relação às implicações sociais e ambientais da ciência e da tecnologia, que se configura como uma alternativa viável para uma estratégia diferenciada no ensino de Ciências. O que se espera é que as ideias aqui levantadas incentivem os docentes a utilizar diferentes recursos em suas práticas, para trabalhar os mais variados assuntos em diferentes séries, tendo como foco a perspectiva CTSA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS, FILMES INFANTIS, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7379_16092017084951.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA COQUEIRO "
    "autor_email" => "karlacoqueiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35816
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2656
    "inscrito_id" => 7379
    "titulo" => "ANÁLISE DO FILME WALL-E A PARTIR DE UM ENFOQUE CTSA: UMA PROPOSTA PARA DISCUSSÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "A abordagem dos estudos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) situa-se em uma análise crítica e interdisciplinar da ciência, da tecnologia e do ambiente num contexto social. A proposta do trabalho aqui apresentada aborda as possibilidades didáticas do uso de filmes nas discussões sobre as implicações e relações CTSA e tem como objetivo analisar um filme de animação que pode servir como recurso educacional e como auxílio ao ensino de Ciências para discutir tais implicações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual selecionamos o filme Wall-E como objeto de estudo. As análises foram feitas usando como referencial teórico-metodológico trabalhos que se inserem nos estudos sobre CTS/CTSA. Com base nessas ideias e nos resultados discutidos, foi possível notar que a produção Wall-E, embora seja destinado principalmente ao público infantil, trata de questões consideradas sérias, que ao discutir sobre consumo e produção de tecnologia desenfreada pode suscitar discussões em torno de como a ciência e tecnologia afetam os modos de vida em sociedade e como as necessidades de uma comunidade e pressão social influenciam também as direções seguidas pela ciência e tecnologia, abordando questões como ética científica, neutralidade, alienação tecnológica, destruição ambiental, entre outros. A animação apresenta-se como importante instrumento em práticas didáticas mais crítico-reflexivos em relação às implicações sociais e ambientais da ciência e da tecnologia, que se configura como uma alternativa viável para uma estratégia diferenciada no ensino de Ciências. O que se espera é que as ideias aqui levantadas incentivem os docentes a utilizar diferentes recursos em suas práticas, para trabalhar os mais variados assuntos em diferentes séries, tendo como foco a perspectiva CTSA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE, ENSINO DE CIÊNCIAS, FILMES INFANTIS, RECURSOS DIDÁTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7379_16092017084951.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARLA JEANE COQUEIRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "KARLA COQUEIRO "
    "autor_email" => "karlacoqueiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A abordagem dos estudos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) situa-se em uma análise crítica e interdisciplinar da ciência, da tecnologia e do ambiente num contexto social. A proposta do trabalho aqui apresentada aborda as possibilidades didáticas do uso de filmes nas discussões sobre as implicações e relações CTSA e tem como objetivo analisar um filme de animação que pode servir como recurso educacional e como auxílio ao ensino de Ciências para discutir tais implicações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual selecionamos o filme Wall-E como objeto de estudo. As análises foram feitas usando como referencial teórico-metodológico trabalhos que se inserem nos estudos sobre CTS/CTSA. Com base nessas ideias e nos resultados discutidos, foi possível notar que a produção Wall-E, embora seja destinado principalmente ao público infantil, trata de questões consideradas sérias, que ao discutir sobre consumo e produção de tecnologia desenfreada pode suscitar discussões em torno de como a ciência e tecnologia afetam os modos de vida em sociedade e como as necessidades de uma comunidade e pressão social influenciam também as direções seguidas pela ciência e tecnologia, abordando questões como ética científica, neutralidade, alienação tecnológica, destruição ambiental, entre outros. A animação apresenta-se como importante instrumento em práticas didáticas mais crítico-reflexivos em relação às implicações sociais e ambientais da ciência e da tecnologia, que se configura como uma alternativa viável para uma estratégia diferenciada no ensino de Ciências. O que se espera é que as ideias aqui levantadas incentivem os docentes a utilizar diferentes recursos em suas práticas, para trabalhar os mais variados assuntos em diferentes séries, tendo como foco a perspectiva CTSA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.