A abordagem dos estudos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) situa-se em uma análise crítica e interdisciplinar da ciência, da tecnologia e do ambiente num contexto social. A proposta do trabalho aqui apresentada aborda as possibilidades didáticas do uso de filmes nas discussões sobre as implicações e relações CTSA e tem como objetivo analisar um filme de animação que pode servir como recurso educacional e como auxílio ao ensino de Ciências para discutir tais implicações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual selecionamos o filme Wall-E como objeto de estudo. As análises foram feitas usando como referencial teórico-metodológico trabalhos que se inserem nos estudos sobre CTS/CTSA. Com base nessas ideias e nos resultados discutidos, foi possível notar que a produção Wall-E, embora seja destinado principalmente ao público infantil, trata de questões consideradas sérias, que ao discutir sobre consumo e produção de tecnologia desenfreada pode suscitar discussões em torno de como a ciência e tecnologia afetam os modos de vida em sociedade e como as necessidades de uma comunidade e pressão social influenciam também as direções seguidas pela ciência e tecnologia, abordando questões como ética científica, neutralidade, alienação tecnológica, destruição ambiental, entre outros. A animação apresenta-se como importante instrumento em práticas didáticas mais crítico-reflexivos em relação às implicações sociais e ambientais da ciência e da tecnologia, que se configura como uma alternativa viável para uma estratégia diferenciada no ensino de Ciências. O que se espera é que as ideias aqui levantadas incentivem os docentes a utilizar diferentes recursos em suas práticas, para trabalhar os mais variados assuntos em diferentes séries, tendo como foco a perspectiva CTSA.