A LEITURA DE FILMES NA SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35433 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4927 "inscrito_id" => 8531 "titulo" => "A LEITURA DE FILMES NA SALA DE AULA" "resumo" => "Os avanços tecnológicos têm provocado mudanças significativas nos usos sociais da linguagem e, consequentemente, nas práticas de letramento, as quais assumiram um sentido amplo em virtude da sua pluralidade e heterogeneidade. Os textos que circulam na nossa sociedade trazem além do verbal outros elementos portadores de sentidos: cores, formatações, imagens estáticas, imagens em movimento, sons, gestos. Assim, compreendendo a necessidade de inserir nas atividades escolares a leitura de textos que circulam na sociedade contemporânea, neste trabalho descrevemos e analisamos uma experiência pedagógica de leitura de um do filme “Eu sou a lenda”, no intuito de responder ao seguinte questionamento: “Qual a participação dos aspectos que constituem o áudio e o visual na construção dos sentidos no ato da leitura fílmica?”. Este estudo consiste em um recorte da nossa pesquisa de mestrado, uma investigação interpretativista, de cunho qualitativo. Foi utilizado para a análise, o registro audiovisual de um encontro de projeção do filme, e o registro da roda de conversa realizada ao final da sessão; bem como o diário de observação elaborado pela pesquisadora. Analisados com base nos estudos sobre letramento (KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009; SOUZA, 2011) e nas abordagens sobre leitura (MARTINS, 1994; KLEIMAN, 1997) e sobre a linguagem cinematográfica (MARTIN, 2005; JULIER e MARIER, 2007), os dados revelam que os elementos que constituem os sons e as imagens dos filmes são determinantes na construção dos sentidos por parte dos sujeitos que os percebem e, a partir deles, constroem suas leituras sensoriais, emocionais e racionais, mobilizando conhecimentos oriundos das práticas letradas com a linguagem cinematográficas, as quais já fazem parte do cotidiano extraescolar deles, bem como a partir de valores construídos socialmente. Os dados conduzem à percepção de que a leitura fílmica em sala de aula consiste em um exercício rico de construções de sentidos, confirmando a relevância de levar para o ambiente escolar os textos que constituem as práticas sociais de interações nas quais os alunos estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTO, LEITURA FÍLMICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8531_17102017141124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SALES BARBOSA MOURA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lucianasales2008@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35433 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4927 "inscrito_id" => 8531 "titulo" => "A LEITURA DE FILMES NA SALA DE AULA" "resumo" => "Os avanços tecnológicos têm provocado mudanças significativas nos usos sociais da linguagem e, consequentemente, nas práticas de letramento, as quais assumiram um sentido amplo em virtude da sua pluralidade e heterogeneidade. Os textos que circulam na nossa sociedade trazem além do verbal outros elementos portadores de sentidos: cores, formatações, imagens estáticas, imagens em movimento, sons, gestos. Assim, compreendendo a necessidade de inserir nas atividades escolares a leitura de textos que circulam na sociedade contemporânea, neste trabalho descrevemos e analisamos uma experiência pedagógica de leitura de um do filme “Eu sou a lenda”, no intuito de responder ao seguinte questionamento: “Qual a participação dos aspectos que constituem o áudio e o visual na construção dos sentidos no ato da leitura fílmica?”. Este estudo consiste em um recorte da nossa pesquisa de mestrado, uma investigação interpretativista, de cunho qualitativo. Foi utilizado para a análise, o registro audiovisual de um encontro de projeção do filme, e o registro da roda de conversa realizada ao final da sessão; bem como o diário de observação elaborado pela pesquisadora. Analisados com base nos estudos sobre letramento (KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009; SOUZA, 2011) e nas abordagens sobre leitura (MARTINS, 1994; KLEIMAN, 1997) e sobre a linguagem cinematográfica (MARTIN, 2005; JULIER e MARIER, 2007), os dados revelam que os elementos que constituem os sons e as imagens dos filmes são determinantes na construção dos sentidos por parte dos sujeitos que os percebem e, a partir deles, constroem suas leituras sensoriais, emocionais e racionais, mobilizando conhecimentos oriundos das práticas letradas com a linguagem cinematográficas, as quais já fazem parte do cotidiano extraescolar deles, bem como a partir de valores construídos socialmente. Os dados conduzem à percepção de que a leitura fílmica em sala de aula consiste em um exercício rico de construções de sentidos, confirmando a relevância de levar para o ambiente escolar os textos que constituem as práticas sociais de interações nas quais os alunos estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTO, LEITURA FÍLMICA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8531_17102017141124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SALES BARBOSA MOURA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "lucianasales2008@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }