O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: DISCUSSÕES SOBRE NOVOS MODOS DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM LÍQUIDA EM REDE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37884 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2369 "inscrito_id" => 5303 "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: DISCUSSÕES SOBRE NOVOS MODOS DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM LÍQUIDA EM REDE" "resumo" => "O artigo apresenta modos de construções de aprendizagem líquida experienciadas pelos professores no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM – de Mossoró/RN, ao promover a interação subjetiva e inventiva com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC –. No segundo semestre de 2016, novos cursos foram ofertados no NTM, tendo como objetivo propor a tessitura de redes de aprendizagem construídas no coletivo interativo entre professores formadores e professores cursistas da rede municipal, os cursos ofertados foram: “Impress e PowerPoint na prática pedagógica” e “Audiovisual no espaço escolar”. Estes cursos trazem a proposta da aprendizagem líquida nos processos, propondo a construção contínua, dinâmica e coletiva. A implantação destes cursos surgiu com as necessidades cotidianas e pedagógicas dos educadores, resultado das avaliações dos cursos propostos pelo PROINFO, que segue um roteiro com textos e atividades já elaboradas. Neste fazer percebemos e observamos as construções de aprendizagem líquida do curso, onde o aprender a aprender aconteceu no coletivo, nos relatos das experiências, nas inovações, invenções do fazer pedagógico em sala de aula e nos encontros presenciais do curso. Alguns autores contribuíram com a análise: Bauman (2001), Lévy (1999, 2003), Illich (1985), Maturana e Varela (2006, 2011). O percurso metodológico exploratório proposto na formação continuada viabilizou o movimento e a conversação, possibilitando o encontro de si com as tecnologias como ferramenta interativa e líquida. O estudo conclui que a liquidez nos fazeres pedagógicos e o prazer no aprender algo significativo permite a construção de um ambiente leve e conectado com o desejo de aprender continuamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM LÍQUIDA., REDES., INVENÇÕES., FAZER PEDAGÓGICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5303_11092017214930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTHIANE MARQUES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE" "autor_email" => "cristhiane.rn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37884 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2369 "inscrito_id" => 5303 "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: DISCUSSÕES SOBRE NOVOS MODOS DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM LÍQUIDA EM REDE" "resumo" => "O artigo apresenta modos de construções de aprendizagem líquida experienciadas pelos professores no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal – NTM – de Mossoró/RN, ao promover a interação subjetiva e inventiva com as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC –. No segundo semestre de 2016, novos cursos foram ofertados no NTM, tendo como objetivo propor a tessitura de redes de aprendizagem construídas no coletivo interativo entre professores formadores e professores cursistas da rede municipal, os cursos ofertados foram: “Impress e PowerPoint na prática pedagógica” e “Audiovisual no espaço escolar”. Estes cursos trazem a proposta da aprendizagem líquida nos processos, propondo a construção contínua, dinâmica e coletiva. A implantação destes cursos surgiu com as necessidades cotidianas e pedagógicas dos educadores, resultado das avaliações dos cursos propostos pelo PROINFO, que segue um roteiro com textos e atividades já elaboradas. Neste fazer percebemos e observamos as construções de aprendizagem líquida do curso, onde o aprender a aprender aconteceu no coletivo, nos relatos das experiências, nas inovações, invenções do fazer pedagógico em sala de aula e nos encontros presenciais do curso. Alguns autores contribuíram com a análise: Bauman (2001), Lévy (1999, 2003), Illich (1985), Maturana e Varela (2006, 2011). O percurso metodológico exploratório proposto na formação continuada viabilizou o movimento e a conversação, possibilitando o encontro de si com as tecnologias como ferramenta interativa e líquida. O estudo conclui que a liquidez nos fazeres pedagógicos e o prazer no aprender algo significativo permite a construção de um ambiente leve e conectado com o desejo de aprender continuamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM LÍQUIDA., REDES., INVENÇÕES., FAZER PEDAGÓGICO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5303_11092017214930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTHIANE MARQUES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE" "autor_email" => "cristhiane.rn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }