MOURA, Luísa Souza et al.. Satisfação socio-escolar dos alunos do ensino médio técnico. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38598>. Acesso em: 22/11/2024 05:35
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa desenvolvida com turmas dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) - Campus Vitória da Conquista acerca da satisfação dos discentes quanto aos seus respectivos cursos. A partir dos resultados obtidos, foi possível estabelecer uma análise dos parâmetros de deleite e de influência, direta ou indireta, em tal aspecto. Dentre as turmas de 2º, 3º e 4º anos dos cursos técnicos em eletrônica, eletromecânica, informática e meio ambiente, observou-se que o curso com alunos mais satisfeitos é o de meio ambiente, em contrapartida ao de eletrônica, que se mostrou com alunos mais insatisfeitos. Os principais fatores que interferem nesse posicionamento, segundo os alunos, são os professores (tanto das matérias propedêuticas quanto das matérias técnicas), os colegas de classe e o foco do curso.