A ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE
DO IFPB – CÂMPUS CAMPINA GRANDE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA (IN)DISCIPLINA ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35495 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2653 "inscrito_id" => 3299 "titulo" => """ A ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE\r\n DO IFPB – CÂMPUS CAMPINA GRANDE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA (IN)DISCIPLINA ESCOLAR """ "resumo" => "A indisciplina é uma situação que interfere no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, apresenta-se o Conselho de Classe como uma ferramenta que contribui para a gestão da (in)disciplina escolar. Caracterizada como uma pesquisa de campo, explicativa, de corte transversal, qualitativa e quantitativa, utilizou-se um questionário aplicado a 12 representantes do Conselho de Classe do câmpus Campina Grande, com o intuito de investigar como o Conselho de Classe deste câmpus é organizado e executado. A Análise de Conteúdo consistiu na metodologia da análise de dados. Os resultados destacam as seguintes categorias: a frequência bimestral com que as reuniões acontecem; a etapa de preparação, que compreende o levantamento de dados e a organização de horários e local da reunião e convocação dos membros; no desenvolvimento do conselho destacou-se a apresentação dos alunos com problemas; na organização ressaltou-se à organização das reuniões dos conselhos que são consideradas como atribuição da COPED, do Departamento de Ensino Técnico e das coordenações de cursos; sobre os objetivos identificou-se duas subcategorias: acompanhamento dos alunos e análise qualitativa e quantitativa; a respeito do pós-conselho, ressaltou-se o acompanhamento pedagógico da COPED; o conselho de classe final também foi citado e um participante não se sentiu apto a responder. As considerações finais evidenciam que o conselho de classe contribui para a gestão da (in)disciplina, no entanto ele apresenta algumas falhas: centra seus recursos avaliativos na figura do estudante, deixando de lado a avaliação global do processo pedagógico, excluindo a representação discente da participação nesta instância colegiada. Consequentemente, cabe investigar qual a percepção dos participantes deste conselho sobre como estes avaliam a implementação de um conselho de classe participativo neste câmpus." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CONSELHO DE CLASSE, ORGANIZAÇÃO, EXECUÇÃO, (IN)DISCIPLINA, (IN)DISCIPLINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID3299_16092017071916.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ICARO ARCÊNIO DE ALENCAR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ICARO RODRIGUES" "autor_email" => "kikoicaro@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35495 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2653 "inscrito_id" => 3299 "titulo" => """ A ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE\r\n DO IFPB – CÂMPUS CAMPINA GRANDE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA (IN)DISCIPLINA ESCOLAR """ "resumo" => "A indisciplina é uma situação que interfere no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, apresenta-se o Conselho de Classe como uma ferramenta que contribui para a gestão da (in)disciplina escolar. Caracterizada como uma pesquisa de campo, explicativa, de corte transversal, qualitativa e quantitativa, utilizou-se um questionário aplicado a 12 representantes do Conselho de Classe do câmpus Campina Grande, com o intuito de investigar como o Conselho de Classe deste câmpus é organizado e executado. A Análise de Conteúdo consistiu na metodologia da análise de dados. Os resultados destacam as seguintes categorias: a frequência bimestral com que as reuniões acontecem; a etapa de preparação, que compreende o levantamento de dados e a organização de horários e local da reunião e convocação dos membros; no desenvolvimento do conselho destacou-se a apresentação dos alunos com problemas; na organização ressaltou-se à organização das reuniões dos conselhos que são consideradas como atribuição da COPED, do Departamento de Ensino Técnico e das coordenações de cursos; sobre os objetivos identificou-se duas subcategorias: acompanhamento dos alunos e análise qualitativa e quantitativa; a respeito do pós-conselho, ressaltou-se o acompanhamento pedagógico da COPED; o conselho de classe final também foi citado e um participante não se sentiu apto a responder. As considerações finais evidenciam que o conselho de classe contribui para a gestão da (in)disciplina, no entanto ele apresenta algumas falhas: centra seus recursos avaliativos na figura do estudante, deixando de lado a avaliação global do processo pedagógico, excluindo a representação discente da participação nesta instância colegiada. Consequentemente, cabe investigar qual a percepção dos participantes deste conselho sobre como estes avaliam a implementação de um conselho de classe participativo neste câmpus." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "CONSELHO DE CLASSE, ORGANIZAÇÃO, EXECUÇÃO, (IN)DISCIPLINA, (IN)DISCIPLINA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA4_ID3299_16092017071916.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ICARO ARCÊNIO DE ALENCAR RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ICARO RODRIGUES" "autor_email" => "kikoicaro@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }