UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA FONOLOGIA A PARTIR DA ANÁLISE DA APÓCOPE DO /R/ EM VERBOS NO INFINITIVO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38815 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3780 "inscrito_id" => 9905 "titulo" => "UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA FONOLOGIA A PARTIR DA ANÁLISE DA APÓCOPE DO /R/ EM VERBOS NO INFINITIVO" "resumo" => "Resumo: Os fenômenos fonológicos são muito frequentes na escrita dos alunos e diversos fatores contribuem para que ocorram. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo geral analisar especificamente o fenômeno da apócope do /r/ em posição de coda silábica de sílaba tônica final de verbos no infinitivo, através, sobretudo, da discussão das razões de esse tipo de apagamento ser reincidente nos textos dos alunos, propondo-se assim, estratégias para o trabalho docente a fim de essa reincidência diminuir na escrita. A investigação foi realizada em textos de 30 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental e Médio Teodorico Teles de Quental, localizada em Crato, Ceará. A pesquisa é bibliográfica, de natureza aplicada, objetivo explicativo e caráter quantitativo e qualitativo. A abordagem teórica pautou-se, principalmente, nas contribuições de Bagno (2007), Cagliari (1997), Marcuschi (2001) e Seara; Nunes e Lazzarotto (2011). A atenção dada à apócope mencionada se deve ao apagamento ser tão constante nos textos dos discentes. Para análise do fenômeno, foram considerados os aspectos variação linguística, consciência fonológica e classe gramatical, como contribuintes para a constante ocorrência da apócope em questão. Com base na análise feita, observou-se que o fenômeno estudado ocorreu com maior frequência nos textos de alunos do sexo masculino. Conclui-se que é importantíssimo o papel do professor na tarefa de buscar estratégias para uma ocorrência menor do fenômeno em questão, e também de outros, nos textos escritos dos alunos e destaca-se o quanto é relevante o discente perceber as semelhanças, mas principalmente as diferenças entre fala e escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "FENÔMENO FONOLÓGICO, APÓCOPE, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9905_15102017231342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DE JESUS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "linnebezerra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38815 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3780 "inscrito_id" => 9905 "titulo" => "UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA FONOLOGIA A PARTIR DA ANÁLISE DA APÓCOPE DO /R/ EM VERBOS NO INFINITIVO" "resumo" => "Resumo: Os fenômenos fonológicos são muito frequentes na escrita dos alunos e diversos fatores contribuem para que ocorram. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo geral analisar especificamente o fenômeno da apócope do /r/ em posição de coda silábica de sílaba tônica final de verbos no infinitivo, através, sobretudo, da discussão das razões de esse tipo de apagamento ser reincidente nos textos dos alunos, propondo-se assim, estratégias para o trabalho docente a fim de essa reincidência diminuir na escrita. A investigação foi realizada em textos de 30 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental e Médio Teodorico Teles de Quental, localizada em Crato, Ceará. A pesquisa é bibliográfica, de natureza aplicada, objetivo explicativo e caráter quantitativo e qualitativo. A abordagem teórica pautou-se, principalmente, nas contribuições de Bagno (2007), Cagliari (1997), Marcuschi (2001) e Seara; Nunes e Lazzarotto (2011). A atenção dada à apócope mencionada se deve ao apagamento ser tão constante nos textos dos discentes. Para análise do fenômeno, foram considerados os aspectos variação linguística, consciência fonológica e classe gramatical, como contribuintes para a constante ocorrência da apócope em questão. Com base na análise feita, observou-se que o fenômeno estudado ocorreu com maior frequência nos textos de alunos do sexo masculino. Conclui-se que é importantíssimo o papel do professor na tarefa de buscar estratégias para uma ocorrência menor do fenômeno em questão, e também de outros, nos textos escritos dos alunos e destaca-se o quanto é relevante o discente perceber as semelhanças, mas principalmente as diferenças entre fala e escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "FENÔMENO FONOLÓGICO, APÓCOPE, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID9905_15102017231342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DE JESUS BEZERRA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "linnebezerra@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }