SUICÍDIO NA ESCOLA: UMA RODA DE CONVERSA ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38637 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2254 "inscrito_id" => 5623 "titulo" => "SUICÍDIO NA ESCOLA: UMA RODA DE CONVERSA ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE" "resumo" => "O suicídio tem se tornado algo cada vez mais frequente na sociedade, resultando em um preocupante problema de saúde pública, sendo cada vez mais recorrente no público jovem. A escola tem um papel importante na prevenção do suicídio, pois pode promover ações para conscientizar os alunos e a comunidade de como procurar ajuda, diante de um tema tão difícil. Também deve estimular a reflexão sobre o papel docente diante desse assunto, sendo que muitos professores deparam-se com alunos automutilados, depressivos e com tendências suicidas, em seu dia-a-dia. Sendo assim, este trabalho objetivou a realização de uma roda de conversa informal que visou a abordagem do tema de forma em que os alunos pudessem expressar experiências vividas, sentimentos e opiniões a respeito do assunto, de maneira confortável e segura, promovendo um momento em que houvesse troca de experências e superações. A roda de conversa foi realizada no laboratório de uma escola, localizada em Sobral- CE, com a presença de 14 alunos monitores da escola, 3 alunos bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência – PIBID, e uma professora da escola. Inicialmente os alunos monitores responderam um questionário de multiplas escolhas, no qual os alunos expressaram seus conhecimentos e opiniõs prévios sobre o assunto e posteriormente houve uma roda de conversa informal. Durante o momento, os participantes da conversa tiveram a oportunidade de relatar suas experiências pessoais, e as diferentes maneiras que encontraram para superar as dificuldades vividas. Neste momento foi deixado o espaço aberto para todos os presentes, e ninguém foi induzido a falar, para que fosse uma conversa espontânea. Posteriormente foram apresentados dois vídeos; um que apresentava dados sobre o tema e estimulava as vítimas a buscar ajuda e outro era motivacional que apresentava a importância da valorização da vida. E por fim, foi repassado um segundo questionário, no qual registraram seus sentimentos, reclamações e sugestões sobre o momento. Através dos questionários, pode-se avaliar que a maioria dos alunos concorda que é importante o professor mostrar apoio e preocupação com o bem estar de seus alunos e conversar com eles não importando a sua área de formação, e sim sua atenção e acolhimento. Durante o momento da intervenção, houve muitos desabafos, muitos alunos expressaram angústias e sentimentos, elogiaram a ação e pediram mais encontros, e o objetivo de promover um ambiente acolhedor para os participantes foi alcançado embora muitos permanecessem calados, mostraram-se atenciosos e tocados pela ação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "SUICIDIO, ESCOLA, INTERVENÇÃO, CONVERSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID5623_11092017192629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANE RODRIGUES RUFINO" "autor_nome_curto" => "MARIANE" "autor_email" => "aryanne2008@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38637 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2254 "inscrito_id" => 5623 "titulo" => "SUICÍDIO NA ESCOLA: UMA RODA DE CONVERSA ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE" "resumo" => "O suicídio tem se tornado algo cada vez mais frequente na sociedade, resultando em um preocupante problema de saúde pública, sendo cada vez mais recorrente no público jovem. A escola tem um papel importante na prevenção do suicídio, pois pode promover ações para conscientizar os alunos e a comunidade de como procurar ajuda, diante de um tema tão difícil. Também deve estimular a reflexão sobre o papel docente diante desse assunto, sendo que muitos professores deparam-se com alunos automutilados, depressivos e com tendências suicidas, em seu dia-a-dia. Sendo assim, este trabalho objetivou a realização de uma roda de conversa informal que visou a abordagem do tema de forma em que os alunos pudessem expressar experiências vividas, sentimentos e opiniões a respeito do assunto, de maneira confortável e segura, promovendo um momento em que houvesse troca de experências e superações. A roda de conversa foi realizada no laboratório de uma escola, localizada em Sobral- CE, com a presença de 14 alunos monitores da escola, 3 alunos bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência – PIBID, e uma professora da escola. Inicialmente os alunos monitores responderam um questionário de multiplas escolhas, no qual os alunos expressaram seus conhecimentos e opiniõs prévios sobre o assunto e posteriormente houve uma roda de conversa informal. Durante o momento, os participantes da conversa tiveram a oportunidade de relatar suas experiências pessoais, e as diferentes maneiras que encontraram para superar as dificuldades vividas. Neste momento foi deixado o espaço aberto para todos os presentes, e ninguém foi induzido a falar, para que fosse uma conversa espontânea. Posteriormente foram apresentados dois vídeos; um que apresentava dados sobre o tema e estimulava as vítimas a buscar ajuda e outro era motivacional que apresentava a importância da valorização da vida. E por fim, foi repassado um segundo questionário, no qual registraram seus sentimentos, reclamações e sugestões sobre o momento. Através dos questionários, pode-se avaliar que a maioria dos alunos concorda que é importante o professor mostrar apoio e preocupação com o bem estar de seus alunos e conversar com eles não importando a sua área de formação, e sim sua atenção e acolhimento. Durante o momento da intervenção, houve muitos desabafos, muitos alunos expressaram angústias e sentimentos, elogiaram a ação e pediram mais encontros, e o objetivo de promover um ambiente acolhedor para os participantes foi alcançado embora muitos permanecessem calados, mostraram-se atenciosos e tocados pela ação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "SUICIDIO, ESCOLA, INTERVENÇÃO, CONVERSA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID5623_11092017192629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANE RODRIGUES RUFINO" "autor_nome_curto" => "MARIANE" "autor_email" => "aryanne2008@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }