O ensino de Física nos meses iniciais do primeiro ano do Ensino Médio, apresenta granes desafios para o professor e os estudantes. É comum os estudantes alcançarem o Ensino Médio com grande defasagem em conteúdos de Matemática, o que torna a aprendizagem de novos conceitos de Física muitas vezes desestimulante, tratando-se de tarefa, extremamente árdua. Na busca por tentar minimizar essas dificuldades e promover uma aprendizagem significativa a estudantes com esse perfil, desenvolveu-se uma atividade lúdica através de um jogo com materiais de baixo custo e fácil aquisição, intitulado de “O Jogo da Cinemática”. Esse jogo consiste em uma corrida de carrinhos com uso de dados de brinquedo, aplicado a grupos de quatro a seis estudantes e sua duração média é de 40 minutos. Para movimentar os carrinhos, os estudantes aplicam, de maneira simples, as funções horárias do espaço para o movimento uniforme e movimento uniformemente variado. A atividade, além de inovadora, promove a interação entre os estudantes, desenvolvendo as habilidades matemáticas necessárias ao aprofundamento dos conteúdos de Física subsequentes e mostrou-se bastante eficaz nos testes iniciais, sendo, inclusive, expandida para séries seguintes a título de revisão. Apesar do jogo ainda encontrar-se em processo de aprimoramento, após sua aplicação, um teste escrito realizado com os estudantes participantes apontou que a grande maioria conseguiu assimilar os conteúdos de Física abordados, bem como realizar as operações matemáticas necessárias à solução de problemas de Cinemática.