Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA INTRODUÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR

Palavra-chaves: FÍSICA, JOGO, CINEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38809
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4914
    "inscrito_id" => 3420
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA INTRODUÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR"
    "resumo" => "O ensino de Física nos meses iniciais do primeiro ano do Ensino Médio, apresenta granes desafios para o professor e os estudantes. É comum os estudantes alcançarem o Ensino Médio com grande defasagem em conteúdos de Matemática, o que torna a aprendizagem de novos conceitos de Física muitas vezes desestimulante, tratando-se de tarefa, extremamente árdua. Na busca por tentar minimizar essas dificuldades e promover uma aprendizagem significativa a estudantes com esse perfil, desenvolveu-se uma atividade lúdica através de um jogo com materiais de baixo custo e fácil aquisição, intitulado de “O Jogo da Cinemática”. Esse jogo consiste em uma corrida de carrinhos com uso de dados de brinquedo, aplicado a grupos de quatro a seis estudantes e sua duração média é de 40 minutos. Para movimentar os carrinhos, os estudantes aplicam, de maneira simples, as funções horárias do espaço para o movimento uniforme e movimento uniformemente variado. A atividade, além de inovadora, promove a interação entre os estudantes, desenvolvendo as habilidades matemáticas necessárias ao aprofundamento dos conteúdos de Física subsequentes e mostrou-se bastante eficaz nos testes iniciais, sendo, inclusive, expandida para séries seguintes a título de revisão. Apesar do jogo ainda encontrar-se em processo de aprimoramento, após sua aplicação, um teste escrito realizado com os estudantes participantes apontou que a grande maioria conseguiu assimilar os conteúdos de Física abordados, bem como realizar as operações matemáticas necessárias à solução de problemas de Cinemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, JOGO, CINEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3420_17102017135454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO PRAZERES DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO HOLANDA"
    "autor_email" => "rodrigoholanda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38809
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4914
    "inscrito_id" => 3420
    "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA INTRODUÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR"
    "resumo" => "O ensino de Física nos meses iniciais do primeiro ano do Ensino Médio, apresenta granes desafios para o professor e os estudantes. É comum os estudantes alcançarem o Ensino Médio com grande defasagem em conteúdos de Matemática, o que torna a aprendizagem de novos conceitos de Física muitas vezes desestimulante, tratando-se de tarefa, extremamente árdua. Na busca por tentar minimizar essas dificuldades e promover uma aprendizagem significativa a estudantes com esse perfil, desenvolveu-se uma atividade lúdica através de um jogo com materiais de baixo custo e fácil aquisição, intitulado de “O Jogo da Cinemática”. Esse jogo consiste em uma corrida de carrinhos com uso de dados de brinquedo, aplicado a grupos de quatro a seis estudantes e sua duração média é de 40 minutos. Para movimentar os carrinhos, os estudantes aplicam, de maneira simples, as funções horárias do espaço para o movimento uniforme e movimento uniformemente variado. A atividade, além de inovadora, promove a interação entre os estudantes, desenvolvendo as habilidades matemáticas necessárias ao aprofundamento dos conteúdos de Física subsequentes e mostrou-se bastante eficaz nos testes iniciais, sendo, inclusive, expandida para séries seguintes a título de revisão. Apesar do jogo ainda encontrar-se em processo de aprimoramento, após sua aplicação, um teste escrito realizado com os estudantes participantes apontou que a grande maioria conseguiu assimilar os conteúdos de Física abordados, bem como realizar as operações matemáticas necessárias à solução de problemas de Cinemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, JOGO, CINEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID3420_17102017135454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO PRAZERES DE HOLANDA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO HOLANDA"
    "autor_email" => "rodrigoholanda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de Física nos meses iniciais do primeiro ano do Ensino Médio, apresenta granes desafios para o professor e os estudantes. É comum os estudantes alcançarem o Ensino Médio com grande defasagem em conteúdos de Matemática, o que torna a aprendizagem de novos conceitos de Física muitas vezes desestimulante, tratando-se de tarefa, extremamente árdua. Na busca por tentar minimizar essas dificuldades e promover uma aprendizagem significativa a estudantes com esse perfil, desenvolveu-se uma atividade lúdica através de um jogo com materiais de baixo custo e fácil aquisição, intitulado de “O Jogo da Cinemática”. Esse jogo consiste em uma corrida de carrinhos com uso de dados de brinquedo, aplicado a grupos de quatro a seis estudantes e sua duração média é de 40 minutos. Para movimentar os carrinhos, os estudantes aplicam, de maneira simples, as funções horárias do espaço para o movimento uniforme e movimento uniformemente variado. A atividade, além de inovadora, promove a interação entre os estudantes, desenvolvendo as habilidades matemáticas necessárias ao aprofundamento dos conteúdos de Física subsequentes e mostrou-se bastante eficaz nos testes iniciais, sendo, inclusive, expandida para séries seguintes a título de revisão. Apesar do jogo ainda encontrar-se em processo de aprimoramento, após sua aplicação, um teste escrito realizado com os estudantes participantes apontou que a grande maioria conseguiu assimilar os conteúdos de Física abordados, bem como realizar as operações matemáticas necessárias à solução de problemas de Cinemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.