A MÚSICA E SUA FUNÇÃO (RE) ORGANIZADORA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS NA CRECHE ESCOLA MUNICIPAL TIO ROBERTO EM PAULISTA/PE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35485 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 147 "titulo" => "A MÚSICA E SUA FUNÇÃO (RE) ORGANIZADORA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS NA CRECHE ESCOLA MUNICIPAL TIO ROBERTO EM PAULISTA/PE" "resumo" => "Este trabalho nos remete a refletir sobre a função (re) organizadora que a música proporciona ao processo de aquisição da linguagem em crianças da Creche escola municipal Tio Roberto em Paulista-PE. Foi utilizado como pré-requisito de conclusão da disciplina de estágio do curso de 2ª licenciatura em Pedagogia-PARFOR da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre Junho de 2016 e Agosto de 2016. Justifica-se o tema tendo em vista o fato de muitos educadores (as) na educação infantil, se utilizarem de canções, cantigas de rodas e elementos ligados a música como forma de (re) organizar o processo de aquisição da linguagem em crianças na rede pública municipal de educação infantil em Paulista/PE. A pesquisa tem como objetivo entender como a música, em especial, as cantigas de roda e atividades que despertam a sensibilidade auditiva e oral nas crianças pode se tornar ferramenta coadjuvante de interação e aquisição da linguagem nas mesmas. A criança, desde a mais tenra idade, busca, dentro de suas possibilidades, formas e meios para se comunicar, incluindo-se desde o choro, o riso, as expressões corporais, até formas mais sofisticadas como a própria oralidade, Mostrar-se, dizer-se, a escrita e o desenho. É possível concluir que: além de promover valores como a interação e a disciplina, a música oportuniza o desenvolvimento perceptivo atrelado ao desabrochar da linguagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL;, MÚSICA;, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID147_01042017154046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ MENDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ MENDES" "autor_email" => "jo21duda@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35485 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 147 "titulo" => "A MÚSICA E SUA FUNÇÃO (RE) ORGANIZADORA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS NA CRECHE ESCOLA MUNICIPAL TIO ROBERTO EM PAULISTA/PE" "resumo" => "Este trabalho nos remete a refletir sobre a função (re) organizadora que a música proporciona ao processo de aquisição da linguagem em crianças da Creche escola municipal Tio Roberto em Paulista-PE. Foi utilizado como pré-requisito de conclusão da disciplina de estágio do curso de 2ª licenciatura em Pedagogia-PARFOR da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre Junho de 2016 e Agosto de 2016. Justifica-se o tema tendo em vista o fato de muitos educadores (as) na educação infantil, se utilizarem de canções, cantigas de rodas e elementos ligados a música como forma de (re) organizar o processo de aquisição da linguagem em crianças na rede pública municipal de educação infantil em Paulista/PE. A pesquisa tem como objetivo entender como a música, em especial, as cantigas de roda e atividades que despertam a sensibilidade auditiva e oral nas crianças pode se tornar ferramenta coadjuvante de interação e aquisição da linguagem nas mesmas. A criança, desde a mais tenra idade, busca, dentro de suas possibilidades, formas e meios para se comunicar, incluindo-se desde o choro, o riso, as expressões corporais, até formas mais sofisticadas como a própria oralidade, Mostrar-se, dizer-se, a escrita e o desenho. É possível concluir que: além de promover valores como a interação e a disciplina, a música oportuniza o desenvolvimento perceptivo atrelado ao desabrochar da linguagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL;, MÚSICA;, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID147_01042017154046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ MENDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ MENDES" "autor_email" => "jo21duda@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }