Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MÚSICA E SUA FUNÇÃO (RE) ORGANIZADORA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS NA CRECHE ESCOLA MUNICIPAL TIO ROBERTO EM PAULISTA/PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL;, MÚSICA;, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35485
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 147
    "titulo" => "A MÚSICA E SUA FUNÇÃO (RE) ORGANIZADORA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS NA CRECHE ESCOLA MUNICIPAL TIO ROBERTO EM PAULISTA/PE"
    "resumo" => "Este trabalho nos remete a refletir sobre a função (re) organizadora que a música proporciona ao processo de aquisição da linguagem em crianças da Creche escola municipal Tio Roberto em Paulista-PE. Foi utilizado como pré-requisito de conclusão da disciplina de estágio do curso de 2ª licenciatura em Pedagogia-PARFOR da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre Junho de 2016 e Agosto de 2016.   Justifica-se o tema tendo em vista o fato de muitos educadores (as) na educação infantil, se utilizarem de canções, cantigas de rodas e elementos ligados a música como forma de (re) organizar o processo de aquisição da linguagem em crianças na rede pública municipal de educação infantil em Paulista/PE.   A pesquisa tem como objetivo entender como a música, em especial, as cantigas de roda e atividades que despertam a sensibilidade auditiva e oral nas crianças pode se tornar ferramenta coadjuvante de interação e aquisição da linguagem nas mesmas. A criança, desde a mais tenra idade, busca, dentro de suas possibilidades, formas e meios para se comunicar, incluindo-se desde o choro, o riso, as expressões corporais, até formas mais sofisticadas como a própria oralidade, Mostrar-se, dizer-se, a escrita e o desenho.  É possível concluir que: além de promover valores como a interação e a disciplina, a música oportuniza o desenvolvimento perceptivo atrelado ao desabrochar da linguagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL;, MÚSICA;, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID147_01042017154046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSUÉ MENDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSUÉ MENDES"
    "autor_email" => "jo21duda@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35485
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 20
    "inscrito_id" => 147
    "titulo" => "A MÚSICA E SUA FUNÇÃO (RE) ORGANIZADORA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM CRIANÇAS NA CRECHE ESCOLA MUNICIPAL TIO ROBERTO EM PAULISTA/PE"
    "resumo" => "Este trabalho nos remete a refletir sobre a função (re) organizadora que a música proporciona ao processo de aquisição da linguagem em crianças da Creche escola municipal Tio Roberto em Paulista-PE. Foi utilizado como pré-requisito de conclusão da disciplina de estágio do curso de 2ª licenciatura em Pedagogia-PARFOR da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre Junho de 2016 e Agosto de 2016.   Justifica-se o tema tendo em vista o fato de muitos educadores (as) na educação infantil, se utilizarem de canções, cantigas de rodas e elementos ligados a música como forma de (re) organizar o processo de aquisição da linguagem em crianças na rede pública municipal de educação infantil em Paulista/PE.   A pesquisa tem como objetivo entender como a música, em especial, as cantigas de roda e atividades que despertam a sensibilidade auditiva e oral nas crianças pode se tornar ferramenta coadjuvante de interação e aquisição da linguagem nas mesmas. A criança, desde a mais tenra idade, busca, dentro de suas possibilidades, formas e meios para se comunicar, incluindo-se desde o choro, o riso, as expressões corporais, até formas mais sofisticadas como a própria oralidade, Mostrar-se, dizer-se, a escrita e o desenho.  É possível concluir que: além de promover valores como a interação e a disciplina, a música oportuniza o desenvolvimento perceptivo atrelado ao desabrochar da linguagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL;, MÚSICA;, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA9_ID147_01042017154046.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSUÉ MENDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSUÉ MENDES"
    "autor_email" => "jo21duda@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho nos remete a refletir sobre a função (re) organizadora que a música proporciona ao processo de aquisição da linguagem em crianças da Creche escola municipal Tio Roberto em Paulista-PE. Foi utilizado como pré-requisito de conclusão da disciplina de estágio do curso de 2ª licenciatura em Pedagogia-PARFOR da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre Junho de 2016 e Agosto de 2016. Justifica-se o tema tendo em vista o fato de muitos educadores (as) na educação infantil, se utilizarem de canções, cantigas de rodas e elementos ligados a música como forma de (re) organizar o processo de aquisição da linguagem em crianças na rede pública municipal de educação infantil em Paulista/PE. A pesquisa tem como objetivo entender como a música, em especial, as cantigas de roda e atividades que despertam a sensibilidade auditiva e oral nas crianças pode se tornar ferramenta coadjuvante de interação e aquisição da linguagem nas mesmas. A criança, desde a mais tenra idade, busca, dentro de suas possibilidades, formas e meios para se comunicar, incluindo-se desde o choro, o riso, as expressões corporais, até formas mais sofisticadas como a própria oralidade, Mostrar-se, dizer-se, a escrita e o desenho. É possível concluir que: além de promover valores como a interação e a disciplina, a música oportuniza o desenvolvimento perceptivo atrelado ao desabrochar da linguagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.