Este trabalho nos remete a refletir sobre a função (re) organizadora que a música proporciona ao processo de aquisição da linguagem em crianças da Creche escola municipal Tio Roberto em Paulista-PE. Foi utilizado como pré-requisito de conclusão da disciplina de estágio do curso de 2ª licenciatura em Pedagogia-PARFOR da Universidade Federal Rural de Pernambuco, entre Junho de 2016 e Agosto de 2016. Justifica-se o tema tendo em vista o fato de muitos educadores (as) na educação infantil, se utilizarem de canções, cantigas de rodas e elementos ligados a música como forma de (re) organizar o processo de aquisição da linguagem em crianças na rede pública municipal de educação infantil em Paulista/PE. A pesquisa tem como objetivo entender como a música, em especial, as cantigas de roda e atividades que despertam a sensibilidade auditiva e oral nas crianças pode se tornar ferramenta coadjuvante de interação e aquisição da linguagem nas mesmas. A criança, desde a mais tenra idade, busca, dentro de suas possibilidades, formas e meios para se comunicar, incluindo-se desde o choro, o riso, as expressões corporais, até formas mais sofisticadas como a própria oralidade, Mostrar-se, dizer-se, a escrita e o desenho. É possível concluir que: além de promover valores como a interação e a disciplina, a música oportuniza o desenvolvimento perceptivo atrelado ao desabrochar da linguagem.