ANÁLISE DO TEOR DE ÁLCOOL PRESENTE NA GASOLINA: UMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DO COTIDIANO DO ALUNO NA AULA DE QUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35824 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 558 "inscrito_id" => 2782 "titulo" => "ANÁLISE DO TEOR DE ÁLCOOL PRESENTE NA GASOLINA: UMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DO COTIDIANO DO ALUNO NA AULA DE QUÍMICA" "resumo" => "O ensino de Química deve possibilitar aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas que o permitam compreender os fenômenos diários, e desenvolver competências a serem aplicadas em diversos setores da sociedade. Este trabalho apresenta como objetivo principal relatar os resultados de uma aula experimental numa abordagem investigativa sobre a análise do teor de álcool presente na gasolina, numa perspectiva de contextualização com o cotidiano do aluno. Foi desenvolvido em três turmas do terceiro ano do ensino médio da EREM José Joaquim da Silva Filho, e faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. O trabalho foi desenvolvido em seis etapas: a primeira se deu pela pesquisa de experimentos que possibilitassem a abordagem de conteúdos do terceiro ano, revisassem alguns conteúdos vistos nos anos anteriores e permitisse a discussão de temas da realidade do aluno; a segunda etapa foi à coleta da gasolina em um posto de abastecimento da cidade; na terceira etapa os estudantes foram apresentados à situação problema; a quarta foi a realização do experimento; a quinta etapa foi a discussão sobre os resultados dos experimentos e o que estes significavam; e por fim, na sexta etapa foi feita a análise das anotações dos estudantes. Os resultados obtidos nesta atividade mostraram-se satisfatórios, pois os estudantes participaram ativamente tanto na prática como nas discussões, foi possível abordar conteúdos do terceiro ano e vistos nos anos anteriores, além de relacionar o fenômeno com o contexto do cotidiano do estudante através de discussões econômicas e ambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTO INVESTIGATIVO, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2782_27082017163348.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCIMARA FABRICIO DOS REIS" "autor_nome_curto" => "JOCIMARA REIS" "autor_email" => "maracarvalhoreis@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35824 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 558 "inscrito_id" => 2782 "titulo" => "ANÁLISE DO TEOR DE ÁLCOOL PRESENTE NA GASOLINA: UMA PERSPECTIVA DE CONTEXTUALIZAÇÃO A PARTIR DO COTIDIANO DO ALUNO NA AULA DE QUÍMICA" "resumo" => "O ensino de Química deve possibilitar aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades cognitivas que o permitam compreender os fenômenos diários, e desenvolver competências a serem aplicadas em diversos setores da sociedade. Este trabalho apresenta como objetivo principal relatar os resultados de uma aula experimental numa abordagem investigativa sobre a análise do teor de álcool presente na gasolina, numa perspectiva de contextualização com o cotidiano do aluno. Foi desenvolvido em três turmas do terceiro ano do ensino médio da EREM José Joaquim da Silva Filho, e faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. O trabalho foi desenvolvido em seis etapas: a primeira se deu pela pesquisa de experimentos que possibilitassem a abordagem de conteúdos do terceiro ano, revisassem alguns conteúdos vistos nos anos anteriores e permitisse a discussão de temas da realidade do aluno; a segunda etapa foi à coleta da gasolina em um posto de abastecimento da cidade; na terceira etapa os estudantes foram apresentados à situação problema; a quarta foi a realização do experimento; a quinta etapa foi a discussão sobre os resultados dos experimentos e o que estes significavam; e por fim, na sexta etapa foi feita a análise das anotações dos estudantes. Os resultados obtidos nesta atividade mostraram-se satisfatórios, pois os estudantes participaram ativamente tanto na prática como nas discussões, foi possível abordar conteúdos do terceiro ano e vistos nos anos anteriores, além de relacionar o fenômeno com o contexto do cotidiano do estudante através de discussões econômicas e ambientais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTO INVESTIGATIVO, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2782_27082017163348.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCIMARA FABRICIO DOS REIS" "autor_nome_curto" => "JOCIMARA REIS" "autor_email" => "maracarvalhoreis@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }