REVISITANDO O JOGO DA “AMARELINHA” NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38576 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2528 "inscrito_id" => 3232 "titulo" => "REVISITANDO O JOGO DA “AMARELINHA” NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "A interdisciplinaridade pode ser entendida como um processo cooperativo de construção e partilha de conhecimentos entre diferentes disciplinas, que tem como propósito a ampliação de determinados conhecimentos. Nesse sentido, é de extrema importância que sejam estabelecidos diálogos entre professores das mais variadas áreas do conhecimento em busca da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem através de atividades que tenham como foco a diminuição das dificuldades dos alunos. Entretanto, por diversos motivos que vão desde a comunicação à administração escolar a interdisciplinaridade vem sendo pouco explorada em sala de aula. Tendo em vista esta problemática, além das dificuldades apresentadas por alguns alunos no que diz respeito ao raciocínio lógico matemático e coordenação motora, foi desenvolvida essa pesquisa, que tem como objetivo reformular o jogo da amarelinha numa proposta interdisciplinar com os componentes da Matemática e Educação Física. Essa pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem exploratória e descritiva, terá como público-alvo crianças do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental, numa faixa de 8 a 12 anos de idade e professores de uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB. Para a coleta de dados durante as atividades, serão utilizados cadernos de anotações, notebook, retroprojetor, smartphone, fotos e filmagens, além dos relatórios gerados pelo software Kahoot de cada grupo de alunos. O percurso metodológico consistirá em três etapas principais: levantamento bibliográfico a respeito das temáticas em estudo; Na segunda etapa, será feita uma visita a uma escola pública para que sejam identificadas as dificuldades dos alunos relacionadas aos conteúdos foco da pesquisa; Por fim, na terceira etapa será realizada a aplicação da aula interdisciplinar que será intitulada “Amarelinha”, a ser executada em dois momentos, a) uma pequena exploração a respeito das habilidades relacionadas; b) execução da proposta de aula, utilizando-se o software Kahoot como interface potencializadora da aprendizagem. Dessa forma, pretende-se com a realização deste trabalho, proporcionar a motivação, interesse, interação e, sobretudo, de uma melhoria na aprendizagem dos alunos participantes da investigação. Espera-se também a promoção do uso dos recursos digitais nas escolas, que muitas vezes são ignorados por alguns professores. Por fim, é importante destacar que, para que a interdisciplinaridade ocorra, é necessária a colaboração, o diálogo e divisão de atividades entre os professores, que devem fazer todo o planejamento e reflexões sobre os possíveis resultados que atividades deste tipo podem impactar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO LÓGICO, COORDENAÇÃO MOTORA, TECNOLOGIA DIGITAL, AMARELINHA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID3232_12092017164443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YALORISA ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "YALORISA " "autor_email" => "yalorisaandrade@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38576 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2528 "inscrito_id" => 3232 "titulo" => "REVISITANDO O JOGO DA “AMARELINHA” NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "A interdisciplinaridade pode ser entendida como um processo cooperativo de construção e partilha de conhecimentos entre diferentes disciplinas, que tem como propósito a ampliação de determinados conhecimentos. Nesse sentido, é de extrema importância que sejam estabelecidos diálogos entre professores das mais variadas áreas do conhecimento em busca da melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem através de atividades que tenham como foco a diminuição das dificuldades dos alunos. Entretanto, por diversos motivos que vão desde a comunicação à administração escolar a interdisciplinaridade vem sendo pouco explorada em sala de aula. Tendo em vista esta problemática, além das dificuldades apresentadas por alguns alunos no que diz respeito ao raciocínio lógico matemático e coordenação motora, foi desenvolvida essa pesquisa, que tem como objetivo reformular o jogo da amarelinha numa proposta interdisciplinar com os componentes da Matemática e Educação Física. Essa pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem exploratória e descritiva, terá como público-alvo crianças do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental, numa faixa de 8 a 12 anos de idade e professores de uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB. Para a coleta de dados durante as atividades, serão utilizados cadernos de anotações, notebook, retroprojetor, smartphone, fotos e filmagens, além dos relatórios gerados pelo software Kahoot de cada grupo de alunos. O percurso metodológico consistirá em três etapas principais: levantamento bibliográfico a respeito das temáticas em estudo; Na segunda etapa, será feita uma visita a uma escola pública para que sejam identificadas as dificuldades dos alunos relacionadas aos conteúdos foco da pesquisa; Por fim, na terceira etapa será realizada a aplicação da aula interdisciplinar que será intitulada “Amarelinha”, a ser executada em dois momentos, a) uma pequena exploração a respeito das habilidades relacionadas; b) execução da proposta de aula, utilizando-se o software Kahoot como interface potencializadora da aprendizagem. Dessa forma, pretende-se com a realização deste trabalho, proporcionar a motivação, interesse, interação e, sobretudo, de uma melhoria na aprendizagem dos alunos participantes da investigação. Espera-se também a promoção do uso dos recursos digitais nas escolas, que muitas vezes são ignorados por alguns professores. Por fim, é importante destacar que, para que a interdisciplinaridade ocorra, é necessária a colaboração, o diálogo e divisão de atividades entre os professores, que devem fazer todo o planejamento e reflexões sobre os possíveis resultados que atividades deste tipo podem impactar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO LÓGICO, COORDENAÇÃO MOTORA, TECNOLOGIA DIGITAL, AMARELINHA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID3232_12092017164443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "YALORISA ANDRADE SANTOS" "autor_nome_curto" => "YALORISA " "autor_email" => "yalorisaandrade@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }