Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDOS INICIAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ESTILOS DE APRENDIZAGEM, DAVID KOLB, ENSINO MÉDIO, PIBID Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36902
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2126
    "inscrito_id" => 215
    "titulo" => "ESTUDOS INICIAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A aprendizagem é um processo que tem sido amplamente estudado por diferentes campos de estudo. Dentre as diferentes concepções sobre a aprendizagem, alguns modelos sugerem a existência ou formas de aprender entre os indivíduos. O conhecimento dos estilos de aprendizagem ajuda na tomada de decisões de possíveis adequações do ensino ao estilo de prender do indivíduo. Tendo como meta o ensino universal. As formas de aprender dos indivíduos têm sido objeto de diversos estudos a fim de melhorar o desempenho do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a identificação do estilo de aprender dos alunos é significativa a ponto de que uma combinação inadequada entre seu estilo de aprender e o estilo de ensinar do professor pode tornar a aula desinteressante, desanimando os alunos com a matéria e até mesmo fazendo o aluno pensar que aquela área, seja ela ciências da natureza e matemática ou códigos e linguagens, não seja parte do seu futuro profissional. Assim, o presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo sucinto sobre a importância da identificação dos estilos de aprender de alunos do ensino médio. Para a realização deste trabalho foram consultados 56 alunos, os quais estavam matriculados no terceiro ano do ensino médio da escola Governador Barbosa Lima, situada na cidade do Recife- PE. No processo de identificação, o presente artigo utiliza como embasamento o modelo de Aprendizagem Experiencial desenvolvida pelo psicólogo David Kolb que tem como ferramenta o Inventário de Estilos de Aprendizagem. A pesquisa foi mediada através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM, DAVID KOLB, ENSINO MÉDIO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID215_11092017173635.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO VICENTE"
    "autor_email" => "thiagoassuncao94@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36902
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2126
    "inscrito_id" => 215
    "titulo" => "ESTUDOS INICIAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A aprendizagem é um processo que tem sido amplamente estudado por diferentes campos de estudo. Dentre as diferentes concepções sobre a aprendizagem, alguns modelos sugerem a existência ou formas de aprender entre os indivíduos. O conhecimento dos estilos de aprendizagem ajuda na tomada de decisões de possíveis adequações do ensino ao estilo de prender do indivíduo. Tendo como meta o ensino universal. As formas de aprender dos indivíduos têm sido objeto de diversos estudos a fim de melhorar o desempenho do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a identificação do estilo de aprender dos alunos é significativa a ponto de que uma combinação inadequada entre seu estilo de aprender e o estilo de ensinar do professor pode tornar a aula desinteressante, desanimando os alunos com a matéria e até mesmo fazendo o aluno pensar que aquela área, seja ela ciências da natureza e matemática ou códigos e linguagens, não seja parte do seu futuro profissional. Assim, o presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo sucinto sobre a importância da identificação dos estilos de aprender de alunos do ensino médio. Para a realização deste trabalho foram consultados 56 alunos, os quais estavam matriculados no terceiro ano do ensino médio da escola Governador Barbosa Lima, situada na cidade do Recife- PE. No processo de identificação, o presente artigo utiliza como embasamento o modelo de Aprendizagem Experiencial desenvolvida pelo psicólogo David Kolb que tem como ferramenta o Inventário de Estilos de Aprendizagem. A pesquisa foi mediada através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM, DAVID KOLB, ENSINO MÉDIO, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID215_11092017173635.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO VICENTE DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO VICENTE"
    "autor_email" => "thiagoassuncao94@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A aprendizagem é um processo que tem sido amplamente estudado por diferentes campos de estudo. Dentre as diferentes concepções sobre a aprendizagem, alguns modelos sugerem a existência ou formas de aprender entre os indivíduos. O conhecimento dos estilos de aprendizagem ajuda na tomada de decisões de possíveis adequações do ensino ao estilo de prender do indivíduo. Tendo como meta o ensino universal. As formas de aprender dos indivíduos têm sido objeto de diversos estudos a fim de melhorar o desempenho do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a identificação do estilo de aprender dos alunos é significativa a ponto de que uma combinação inadequada entre seu estilo de aprender e o estilo de ensinar do professor pode tornar a aula desinteressante, desanimando os alunos com a matéria e até mesmo fazendo o aluno pensar que aquela área, seja ela ciências da natureza e matemática ou códigos e linguagens, não seja parte do seu futuro profissional. Assim, o presente trabalho tem por objetivo fazer um estudo sucinto sobre a importância da identificação dos estilos de aprender de alunos do ensino médio. Para a realização deste trabalho foram consultados 56 alunos, os quais estavam matriculados no terceiro ano do ensino médio da escola Governador Barbosa Lima, situada na cidade do Recife- PE. No processo de identificação, o presente artigo utiliza como embasamento o modelo de Aprendizagem Experiencial desenvolvida pelo psicólogo David Kolb que tem como ferramenta o Inventário de Estilos de Aprendizagem. A pesquisa foi mediada através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.