Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO ENSINO SUPERIOR: PREPARAÇÃO E EXPECTATIVAS DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS

Palavra-chaves: TRANSIÇÃO, ENSINO MÉDIO, PREPARAÇÃO, EXPECTATIVAS, EXPECTATIVAS Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38705
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2950
    "inscrito_id" => 2365
    "titulo" => "TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO ENSINO SUPERIOR: PREPARAÇÃO E EXPECTATIVAS DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => """
      A formação profissional na vida de qualquer cidadão é uma experiência enriquecedora e marcante. Principalmente, por se tratar de uma situação que tem a ver com a escolha da profissão que o indivíduo pretende seguir carreira. A perspectiva da transição Médio-Superior apresenta uma discussão e reflexão acerca da procura pelo ingresso acadêmico, devido as demandas sociais cada vez mais exigentes. Deste modo, consideramos a universidade como uma instituição de ensino responsável por formar parte da população ao longo do tempo, sendo um gerenciador de conhecimentos e aprendizagens dentro de um modelo criado pela sociedade. Portanto, conhecendo as inúmeras ansiedades e expectativas frente a essa tomada de decisão, o presente estudo visa compreender as expectativas do aluno que cursa o terceiro ano do Ensino Médio frente ao possível ingresso à vida acadêmica. Diante disto, as expectativas e ansiedades se tornam ainda mais perceptíveis, porquanto, o contexto acadêmico exige do indivíduo novas atitudes, diferenciando do vivido no ensino médio. Com uma amostra constituída por 85 alunos regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas (64,7%) e privadas (35,3%), com variância de idade entre 15 a 22 anos, sendo (68,2%) dos participantes do sexo feminino e (31,8%) do sexo masculino. Assim, dando início a descrição dos resultados, foi utilizado um questionário online, sobre expectativas diante do possível ingresso ao Ensino Superior, o qual obtém 17 questões, sendo duas dissertativas, como: “me informei sobre a área em que quero estudar” e “em uma frase descreva sua expectativa diante o ingresso ao Ensino Superior”, as quais foram devidamente respondidas com clareza e afirmações. Dessa forma, os achados aqui encontrados, mostram que, estes alunos desejam estudar em um curso superior, assim como também se sentem pressionados pela família e amigos a entrar na universidade, porém nestes resultados encontramos que muitos jovens e adolescentes concluintes do ensino médio encontram apoio no seu ciclo mais íntimo de amizade. Diante disto, a presente pesquisa que buscou toda esta compreensão, traz sua contribuição de conhecimento sobre esta transição, podendo assim ajudar ao jovens e adolescentes que estão terminando o Ensino Médio a entender a importância dos estudos e também do descanso em meio a ele, buscando denominar outras estratégias para que a aprendizagem se torne mais eficaz, assim como também procura ajudar aos familiares destes a compreender cada um, apoiando-os e trazendo novas e boas expectativas sobre o Ensino Superior.\r\n
      \r\n
      Transição, Ensino Médio, preparação, expectativas e pré-vestibulandos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "TRANSIÇÃO, ENSINO MÉDIO, PREPARAÇÃO, EXPECTATIVAS, EXPECTATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2365_28092017214328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LISIANE MARIA DIAS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LISIANE DIAS"
    "autor_email" => "lisimdias@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38705
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2950
    "inscrito_id" => 2365
    "titulo" => "TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO AO ENSINO SUPERIOR: PREPARAÇÃO E EXPECTATIVAS DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => """
      A formação profissional na vida de qualquer cidadão é uma experiência enriquecedora e marcante. Principalmente, por se tratar de uma situação que tem a ver com a escolha da profissão que o indivíduo pretende seguir carreira. A perspectiva da transição Médio-Superior apresenta uma discussão e reflexão acerca da procura pelo ingresso acadêmico, devido as demandas sociais cada vez mais exigentes. Deste modo, consideramos a universidade como uma instituição de ensino responsável por formar parte da população ao longo do tempo, sendo um gerenciador de conhecimentos e aprendizagens dentro de um modelo criado pela sociedade. Portanto, conhecendo as inúmeras ansiedades e expectativas frente a essa tomada de decisão, o presente estudo visa compreender as expectativas do aluno que cursa o terceiro ano do Ensino Médio frente ao possível ingresso à vida acadêmica. Diante disto, as expectativas e ansiedades se tornam ainda mais perceptíveis, porquanto, o contexto acadêmico exige do indivíduo novas atitudes, diferenciando do vivido no ensino médio. Com uma amostra constituída por 85 alunos regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas (64,7%) e privadas (35,3%), com variância de idade entre 15 a 22 anos, sendo (68,2%) dos participantes do sexo feminino e (31,8%) do sexo masculino. Assim, dando início a descrição dos resultados, foi utilizado um questionário online, sobre expectativas diante do possível ingresso ao Ensino Superior, o qual obtém 17 questões, sendo duas dissertativas, como: “me informei sobre a área em que quero estudar” e “em uma frase descreva sua expectativa diante o ingresso ao Ensino Superior”, as quais foram devidamente respondidas com clareza e afirmações. Dessa forma, os achados aqui encontrados, mostram que, estes alunos desejam estudar em um curso superior, assim como também se sentem pressionados pela família e amigos a entrar na universidade, porém nestes resultados encontramos que muitos jovens e adolescentes concluintes do ensino médio encontram apoio no seu ciclo mais íntimo de amizade. Diante disto, a presente pesquisa que buscou toda esta compreensão, traz sua contribuição de conhecimento sobre esta transição, podendo assim ajudar ao jovens e adolescentes que estão terminando o Ensino Médio a entender a importância dos estudos e também do descanso em meio a ele, buscando denominar outras estratégias para que a aprendizagem se torne mais eficaz, assim como também procura ajudar aos familiares destes a compreender cada um, apoiando-os e trazendo novas e boas expectativas sobre o Ensino Superior.\r\n
      \r\n
      Transição, Ensino Médio, preparação, expectativas e pré-vestibulandos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "TRANSIÇÃO, ENSINO MÉDIO, PREPARAÇÃO, EXPECTATIVAS, EXPECTATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2365_28092017214328.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LISIANE MARIA DIAS RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LISIANE DIAS"
    "autor_email" => "lisimdias@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A formação profissional na vida de qualquer cidadão é uma experiência enriquecedora e marcante. Principalmente, por se tratar de uma situação que tem a ver com a escolha da profissão que o indivíduo pretende seguir carreira. A perspectiva da transição Médio-Superior apresenta uma discussão e reflexão acerca da procura pelo ingresso acadêmico, devido as demandas sociais cada vez mais exigentes. Deste modo, consideramos a universidade como uma instituição de ensino responsável por formar parte da população ao longo do tempo, sendo um gerenciador de conhecimentos e aprendizagens dentro de um modelo criado pela sociedade. Portanto, conhecendo as inúmeras ansiedades e expectativas frente a essa tomada de decisão, o presente estudo visa compreender as expectativas do aluno que cursa o terceiro ano do Ensino Médio frente ao possível ingresso à vida acadêmica. Diante disto, as expectativas e ansiedades se tornam ainda mais perceptíveis, porquanto, o contexto acadêmico exige do indivíduo novas atitudes, diferenciando do vivido no ensino médio. Com uma amostra constituída por 85 alunos regularmente matriculados no 3º ano do Ensino Médio de instituições públicas (64,7%) e privadas (35,3%), com variância de idade entre 15 a 22 anos, sendo (68,2%) dos participantes do sexo feminino e (31,8%) do sexo masculino. Assim, dando início a descrição dos resultados, foi utilizado um questionário online, sobre expectativas diante do possível ingresso ao Ensino Superior, o qual obtém 17 questões, sendo duas dissertativas, como: “me informei sobre a área em que quero estudar” e “em uma frase descreva sua expectativa diante o ingresso ao Ensino Superior”, as quais foram devidamente respondidas com clareza e afirmações. Dessa forma, os achados aqui encontrados, mostram que, estes alunos desejam estudar em um curso superior, assim como também se sentem pressionados pela família e amigos a entrar na universidade, porém nestes resultados encontramos que muitos jovens e adolescentes concluintes do ensino médio encontram apoio no seu ciclo mais íntimo de amizade. Diante disto, a presente pesquisa que buscou toda esta compreensão, traz sua contribuição de conhecimento sobre esta transição, podendo assim ajudar ao jovens e adolescentes que estão terminando o Ensino Médio a entender a importância dos estudos e também do descanso em meio a ele, buscando denominar outras estratégias para que a aprendizagem se torne mais eficaz, assim como também procura ajudar aos familiares destes a compreender cada um, apoiando-os e trazendo novas e boas expectativas sobre o Ensino Superior. Transição, Ensino Médio, preparação, expectativas e pré-vestibulandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.