Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CICLO SEXUAL FEMININO EM ANÁLISE: UM ESTUDO EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: CICLO SEXUAL FEMININO, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE DE CONTEÚDO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37578
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2095
    "inscrito_id" => 3746
    "titulo" => "O CICLO SEXUAL FEMININO EM ANÁLISE: UM ESTUDO EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O livro didático é um instrumento muito utilizado em sala de aula, e muitas vezes é visto como o principal recurso, tanto para o professor, quanto para o aluno. Sabendo da sua importância e reconhecendo que alguns conteúdos se tornam mais complexos pela maneira como são abordados, este trabalho objetiva analisar a abordagem do tema Ciclo Sexual Feminino em duas coleções de livros didáticos do ensino médio. A abordagem da presente pesquisa é do tipo qualitativa e os referenciais metodológicos utilizados são Análise de conteúdo, para a parte textual dos livros, e Análise texto-imagem, para análise das imagens. A partir do referencial Análise de Conteúdo foi possível elaborar uma categoria e um indicador que permitiram identificar diferenças referentes às explicações sobre os hormônios envolvidos no ciclo sexual feminino. Identificou-se ainda uma variação na distribuição dos conteúdos ao longo das coleções, sendo observada a presença do conteúdo em dois volumes da coleção um e em apenas um volume da coleção dois. Além disso encontrou-se o uso de alguns termos de maneiras distintas, como corpo lúteo, por exemplo, que é chamado de corpo amarelo na coleção dois. E no que diz respeito às imagens, identificou-se que todas se enquadram nas categorias organizacional e explicativa. Em suma, percebeu-se que as coleções explicam o assunto de maneiras diferentes, porém não deixam faltar informações no que se refere à temática, as imagens também se apresentam de forma explicativa e complementar as informações trazidas na parte textual, mas precisam de mais pesquisas na área e com um corpus maior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "CICLO SEXUAL FEMININO, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE DE CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID3746_11092017171518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENNA YONARAH SANTIAGO AVELAR"
    "autor_nome_curto" => "BRENNA AVELAR"
    "autor_email" => "brenna.avelar@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37578
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2095
    "inscrito_id" => 3746
    "titulo" => "O CICLO SEXUAL FEMININO EM ANÁLISE: UM ESTUDO EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O livro didático é um instrumento muito utilizado em sala de aula, e muitas vezes é visto como o principal recurso, tanto para o professor, quanto para o aluno. Sabendo da sua importância e reconhecendo que alguns conteúdos se tornam mais complexos pela maneira como são abordados, este trabalho objetiva analisar a abordagem do tema Ciclo Sexual Feminino em duas coleções de livros didáticos do ensino médio. A abordagem da presente pesquisa é do tipo qualitativa e os referenciais metodológicos utilizados são Análise de conteúdo, para a parte textual dos livros, e Análise texto-imagem, para análise das imagens. A partir do referencial Análise de Conteúdo foi possível elaborar uma categoria e um indicador que permitiram identificar diferenças referentes às explicações sobre os hormônios envolvidos no ciclo sexual feminino. Identificou-se ainda uma variação na distribuição dos conteúdos ao longo das coleções, sendo observada a presença do conteúdo em dois volumes da coleção um e em apenas um volume da coleção dois. Além disso encontrou-se o uso de alguns termos de maneiras distintas, como corpo lúteo, por exemplo, que é chamado de corpo amarelo na coleção dois. E no que diz respeito às imagens, identificou-se que todas se enquadram nas categorias organizacional e explicativa. Em suma, percebeu-se que as coleções explicam o assunto de maneiras diferentes, porém não deixam faltar informações no que se refere à temática, as imagens também se apresentam de forma explicativa e complementar as informações trazidas na parte textual, mas precisam de mais pesquisas na área e com um corpus maior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "CICLO SEXUAL FEMININO, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE DE CONTEÚDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID3746_11092017171518.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENNA YONARAH SANTIAGO AVELAR"
    "autor_nome_curto" => "BRENNA AVELAR"
    "autor_email" => "brenna.avelar@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O livro didático é um instrumento muito utilizado em sala de aula, e muitas vezes é visto como o principal recurso, tanto para o professor, quanto para o aluno. Sabendo da sua importância e reconhecendo que alguns conteúdos se tornam mais complexos pela maneira como são abordados, este trabalho objetiva analisar a abordagem do tema Ciclo Sexual Feminino em duas coleções de livros didáticos do ensino médio. A abordagem da presente pesquisa é do tipo qualitativa e os referenciais metodológicos utilizados são Análise de conteúdo, para a parte textual dos livros, e Análise texto-imagem, para análise das imagens. A partir do referencial Análise de Conteúdo foi possível elaborar uma categoria e um indicador que permitiram identificar diferenças referentes às explicações sobre os hormônios envolvidos no ciclo sexual feminino. Identificou-se ainda uma variação na distribuição dos conteúdos ao longo das coleções, sendo observada a presença do conteúdo em dois volumes da coleção um e em apenas um volume da coleção dois. Além disso encontrou-se o uso de alguns termos de maneiras distintas, como corpo lúteo, por exemplo, que é chamado de corpo amarelo na coleção dois. E no que diz respeito às imagens, identificou-se que todas se enquadram nas categorias organizacional e explicativa. Em suma, percebeu-se que as coleções explicam o assunto de maneiras diferentes, porém não deixam faltar informações no que se refere à temática, as imagens também se apresentam de forma explicativa e complementar as informações trazidas na parte textual, mas precisam de mais pesquisas na área e com um corpus maior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.