Essa pesquisa apresenta algumas considerações com relação ao Ensino de Geografia, apresentado que o mesmo com todo o avanço tecnológico existente, ainda se detêm de métodos tradicionais, ou seja, métodos mnemônicos em sala de aula. Contudo é importante ressaltar que se é preciso se utilizar de métodos inovadores que possibilitem aproximação do conhecimento do conteúdo apresentado para os alunos. E as geotecnologias são um grande exemplo de métodos que podem e devem ser utilizados em sala de aula, como também são de fundamental estimulo para o aprendizado dos alunados; pois possibilita um amplo conhecimento prévio e ao mesmo tempo direto sobre as informações e os conteúdos apresentados pelo mediador do ensino geográfico. E a ciência geográfica abrange vários conceitos que aproximam o aluno de sua realidade, pois analisam várias características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do homem no meio ambiente, e as geotecnologias por sua vez, podem ser utilizadas como auxiliares do desenvolvimento deste ensino. Para tanto, o público alvo desta pesquisa foram os alunos do 6º ano do fundamental II, pois é nesta série que os alunos irão se deparar com os conceitos geográficos, de modo que sejam significativos ao relacionarem com suas realidades. Com a falta de recursos didáticos inovadores nas escolas a dificuldade de se utilizar de recursos tecnológicos a exemplo de computadores, é de extrema necessidade, pois tais recursos têm como intuito aprimorar o ensino de qualidade e desenvolver habilidades de informação e aprendizagem. Para isto, esta pesquisa teve como objetivos analisar o ensino da Geografia com base no uso de geotecnologias, no qual se fez preciso realizar uma análise dos livros didáticos referentes ao 6º ano do fundamental, relatar a experiência vivenciada na escola da rede publica de ensino, destacando as dificuldades encontradas com a falta de recursos tecnológicos disponíveis. Para que assim os conteúdos abordados em sala de aula possam aproximar o aluno da sua realidade, sendo também um método atrativo e dinamizador do conhecimento, que sejam facilitadores do processo de ensino aprendizagem, no qual possibilite uma relação entre a teoria e a prática, a exemplo dos conteúdos desenvolvidos em aula.