Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROFESSOR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: O SER, O FAZER E O GERIR O PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: DOCENTES, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A nossa pesquisa gira em torno de questionamentos que passeiam desde o sentir do professor em relação à docência, até as concepções e influências de conceitos em sua prática, e na qualidade de ensino na escola como um todo, além da influência da própria gestão escolar na gestão do pedagógico em sala de aula. O nosso objetivo também é suscitar nos professores entrevistados uma reflexão não somente a respeito da gestão presente na escola em que trabalham – se democrática ou autoritária, mas permitir uma reflexão mais pessoal no que se refere a sua própria prática pedagógica como um caráter influenciador na qualidade da escola e do ensino. Outrossim, objetivamos também através da presente pesquisa, cruzar dados e conceitos trabalhados na disciplina de “Planejamento e Gestão Escolar”, com o intuito de comparar e aprofundar a discussão do ponto de vista dos profissionais que estão diretamente envolvidos com as questões da vivência escolar. O presento estudo fora proposto no Componente Curricular “Planejamento e Gestão Escolar”, desenvolvido em duas Escolas Públicas do município de Remígio – PB. Com o propósito de averiguar as percepções dos professores regentes nas escolas, cruzando os dados e conceitos trabalhados na disciplina em questão. Com base nos dados obtidos nessa pesquisa, é perceptível a satisfação por parte dos docentes ao exercer sua profissão, porém, nos remete as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar. O que por vezes acaba por desestimular alguns. Nessa continuidade, o gerenciamento da escola, influencia no desempenho do desenvolvimento em sala de aulas, e na escola como um todo. E 90% dos entrevistados avaliam a gestão da escola como democrática, mas em suas falas trazem à tona questões ocultas, que caracterizam a gestão autoritária. Essa pesquisa fora de grande importância para nossa reflexão pessoal, conseguimos confrontar a realidade dos docentes entrevistados com o que discutimos em sala de aula, e assim comparar, e concluir a necessidade de fazermos com que o conhecimento adquirido na disciplina “Planejamento e Gestão Escolar” não seja estático, e pare apenas em discussões entre os muros da universidade, mas que ultrapassem seus limites, e consigam ser de verdade vividos na prática.

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