O PROFESSOR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: O SER, O FAZER E O GERIR O PEDAGÓGICO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37895 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 967 "inscrito_id" => 1083 "titulo" => "O PROFESSOR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: O SER, O FAZER E O GERIR O PEDAGÓGICO" "resumo" => "A nossa pesquisa gira em torno de questionamentos que passeiam desde o sentir do professor em relação à docência, até as concepções e influências de conceitos em sua prática, e na qualidade de ensino na escola como um todo, além da influência da própria gestão escolar na gestão do pedagógico em sala de aula. O nosso objetivo também é suscitar nos professores entrevistados uma reflexão não somente a respeito da gestão presente na escola em que trabalham – se democrática ou autoritária, mas permitir uma reflexão mais pessoal no que se refere a sua própria prática pedagógica como um caráter influenciador na qualidade da escola e do ensino. Outrossim, objetivamos também através da presente pesquisa, cruzar dados e conceitos trabalhados na disciplina de “Planejamento e Gestão Escolar”, com o intuito de comparar e aprofundar a discussão do ponto de vista dos profissionais que estão diretamente envolvidos com as questões da vivência escolar. O presento estudo fora proposto no Componente Curricular “Planejamento e Gestão Escolar”, desenvolvido em duas Escolas Públicas do município de Remígio – PB. Com o propósito de averiguar as percepções dos professores regentes nas escolas, cruzando os dados e conceitos trabalhados na disciplina em questão. Com base nos dados obtidos nessa pesquisa, é perceptível a satisfação por parte dos docentes ao exercer sua profissão, porém, nos remete as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar. O que por vezes acaba por desestimular alguns. Nessa continuidade, o gerenciamento da escola, influencia no desempenho do desenvolvimento em sala de aulas, e na escola como um todo. E 90% dos entrevistados avaliam a gestão da escola como democrática, mas em suas falas trazem à tona questões ocultas, que caracterizam a gestão autoritária. Essa pesquisa fora de grande importância para nossa reflexão pessoal, conseguimos confrontar a realidade dos docentes entrevistados com o que discutimos em sala de aula, e assim comparar, e concluir a necessidade de fazermos com que o conhecimento adquirido na disciplina “Planejamento e Gestão Escolar” não seja estático, e pare apenas em discussões entre os muros da universidade, mas que ultrapassem seus limites, e consigam ser de verdade vividos na prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DOCENTES, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID1083_07092017225944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERLÂNIA MARQUES NUNES" "autor_nome_curto" => "ALBERLÂNIA " "autor_email" => "alberlania.marques@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37895 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 967 "inscrito_id" => 1083 "titulo" => "O PROFESSOR E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: O SER, O FAZER E O GERIR O PEDAGÓGICO" "resumo" => "A nossa pesquisa gira em torno de questionamentos que passeiam desde o sentir do professor em relação à docência, até as concepções e influências de conceitos em sua prática, e na qualidade de ensino na escola como um todo, além da influência da própria gestão escolar na gestão do pedagógico em sala de aula. O nosso objetivo também é suscitar nos professores entrevistados uma reflexão não somente a respeito da gestão presente na escola em que trabalham – se democrática ou autoritária, mas permitir uma reflexão mais pessoal no que se refere a sua própria prática pedagógica como um caráter influenciador na qualidade da escola e do ensino. Outrossim, objetivamos também através da presente pesquisa, cruzar dados e conceitos trabalhados na disciplina de “Planejamento e Gestão Escolar”, com o intuito de comparar e aprofundar a discussão do ponto de vista dos profissionais que estão diretamente envolvidos com as questões da vivência escolar. O presento estudo fora proposto no Componente Curricular “Planejamento e Gestão Escolar”, desenvolvido em duas Escolas Públicas do município de Remígio – PB. Com o propósito de averiguar as percepções dos professores regentes nas escolas, cruzando os dados e conceitos trabalhados na disciplina em questão. Com base nos dados obtidos nessa pesquisa, é perceptível a satisfação por parte dos docentes ao exercer sua profissão, porém, nos remete as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar. O que por vezes acaba por desestimular alguns. Nessa continuidade, o gerenciamento da escola, influencia no desempenho do desenvolvimento em sala de aulas, e na escola como um todo. E 90% dos entrevistados avaliam a gestão da escola como democrática, mas em suas falas trazem à tona questões ocultas, que caracterizam a gestão autoritária. Essa pesquisa fora de grande importância para nossa reflexão pessoal, conseguimos confrontar a realidade dos docentes entrevistados com o que discutimos em sala de aula, e assim comparar, e concluir a necessidade de fazermos com que o conhecimento adquirido na disciplina “Planejamento e Gestão Escolar” não seja estático, e pare apenas em discussões entre os muros da universidade, mas que ultrapassem seus limites, e consigam ser de verdade vividos na prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DOCENTES, GESTÃO DEMOCRÁTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA2_ID1083_07092017225944.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERLÂNIA MARQUES NUNES" "autor_nome_curto" => "ALBERLÂNIA " "autor_email" => "alberlania.marques@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }