JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37270 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1807 "inscrito_id" => 3019 "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI" "resumo" => "Os conteúdos relacionados à Botânica são os que apresentam mais dificuldade de compreensão por parte dos alunos e de difícil abordagem de acordo com os professores. O objetivo desse trabalho foi relatar uma experiência onde foi utilizado um jogo para a fixação do conteúdo sobre Botânica com turmas de 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública, discutindo a influência da atividade na aprendizagem dos alunos e a participação dos mesmos. A atividade foi realizada em maio de 2017 em uma escola pública de Ensino Médio Integrado, localizada no município de Parnaíba (PI), contando com a presença da professora da turma em questão. Essa atividade ocorreu na sala de aula e os alunos foram orientados a dividir-se em duplas. Formada as duplas, iniciou-se a apresentação do jogo da memória, os alunos receberam uma instrumentalização das regras e o passo-a-passo do jogo. O jogo didático possuía informações sobre as estruturas e o ciclo de vida das briófitas e pteridófitas que contribuiu para que o ensino da Botânica se tornasse mais atrativo. A área da Botânica, dentro da Biologia, é considerada a de maior deficiência no ensino, onde há uma grande carência de materiais auxiliares no processo metodológico que facilitem o ensino e a absorção do conteúdo ministrado para os alunos. O Jogo da memória foi bastante importante para os alunos, pois foi perceptível o interesse, o enriquecimento do relacionamento e consequentemente o envolvimento deles durante a aplicação do mesmo mostrando estarem motivados a aprender mais. Assim, esse trabalho vem reforçar a importância da inclusão dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em conteúdos de Botânica, e como sugestão, que a atividade seja disseminada e praticada de forma a contribuir no processo educacional de todos os estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, BOTÂNICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3019_11092017123703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "JOYCE ALVES" "autor_email" => "joyccephb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37270 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1807 "inscrito_id" => 3019 "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI" "resumo" => "Os conteúdos relacionados à Botânica são os que apresentam mais dificuldade de compreensão por parte dos alunos e de difícil abordagem de acordo com os professores. O objetivo desse trabalho foi relatar uma experiência onde foi utilizado um jogo para a fixação do conteúdo sobre Botânica com turmas de 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública, discutindo a influência da atividade na aprendizagem dos alunos e a participação dos mesmos. A atividade foi realizada em maio de 2017 em uma escola pública de Ensino Médio Integrado, localizada no município de Parnaíba (PI), contando com a presença da professora da turma em questão. Essa atividade ocorreu na sala de aula e os alunos foram orientados a dividir-se em duplas. Formada as duplas, iniciou-se a apresentação do jogo da memória, os alunos receberam uma instrumentalização das regras e o passo-a-passo do jogo. O jogo didático possuía informações sobre as estruturas e o ciclo de vida das briófitas e pteridófitas que contribuiu para que o ensino da Botânica se tornasse mais atrativo. A área da Botânica, dentro da Biologia, é considerada a de maior deficiência no ensino, onde há uma grande carência de materiais auxiliares no processo metodológico que facilitem o ensino e a absorção do conteúdo ministrado para os alunos. O Jogo da memória foi bastante importante para os alunos, pois foi perceptível o interesse, o enriquecimento do relacionamento e consequentemente o envolvimento deles durante a aplicação do mesmo mostrando estarem motivados a aprender mais. Assim, esse trabalho vem reforçar a importância da inclusão dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em conteúdos de Botânica, e como sugestão, que a atividade seja disseminada e praticada de forma a contribuir no processo educacional de todos os estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, BOTÂNICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3019_11092017123703.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE OLIVEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "JOYCE ALVES" "autor_email" => "joyccephb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }