RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS
NAS AULAS PREPARATÓRIAS PARA A OBMEP
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38547 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1563 "inscrito_id" => 1975 "titulo" => """ RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS\r\n NAS AULAS PREPARATÓRIAS PARA A OBMEP """ "resumo" => """ Este trabalho tem por objetivo expor, de forma breve, as atividades realizadas com jogos educativos nas\r\n aulas preparatórias para a OBMEP na Escola Estadual Dr. Edino Jales na cidade de Patu/RN, pois podemos\r\n entender a OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas como uma grande\r\n oportunidade para o desenvolvimento dos alunos. Sabe-se ainda que o subprojeto PIBID não só proporciona\r\n aos alunos a adquirirem novos conhecimentos matemáticos como também oportuniza aos bolsistas\r\n participantes a oportunidade de atuar junto à educação pública, fazendo com que viabilize o bolsista a ser um\r\n profissional com mais excelência que incentive a busca por novas metodologias, tais como o lúdico no\r\n âmbito escolar, que propiciem o desenvolvimento de atividades que estão vinculadas à melhoria do trabalho\r\n dos profissionais da área do ensino matemático. Foram utilizados jogos de raciocínio lógico como o xadrez e\r\n outros que citaremos ao longo do trabalho, foram feitas confecções de jogos e também utilizamos jogos\r\n eletrônicos para uma melhor interação dos alunos com a tecnologia, onde ensinamos que a tecnologia pode\r\n ser utilizada de maneira dinâmica e que eles possam absorver determinado conteúdo através disso. Durante o\r\n relato de experiência iremos mostrar os resultados alcançados e como foram feitas as aplicações dos jogos.\r\n Esse projeto foi uma atividade realizada no PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à\r\n Docência, subprojeto da área de matemática do Campus Avançado de Patu – CAP, pelo referido grupo de\r\n autores, juntamente com o orientador. Portanto, todo o estudo feito aqui é fruto do trabalho realizado em\r\n sala de aula no referido programa PIBID. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PIBID, OBMEP, AULAS PREPARATÓRIAS, JOGOS EDUCATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1975_10092017224730.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON JEFTY RODRIGUES SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersonjefty2010@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38547 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1563 "inscrito_id" => 1975 "titulo" => """ RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS\r\n NAS AULAS PREPARATÓRIAS PARA A OBMEP """ "resumo" => """ Este trabalho tem por objetivo expor, de forma breve, as atividades realizadas com jogos educativos nas\r\n aulas preparatórias para a OBMEP na Escola Estadual Dr. Edino Jales na cidade de Patu/RN, pois podemos\r\n entender a OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas como uma grande\r\n oportunidade para o desenvolvimento dos alunos. Sabe-se ainda que o subprojeto PIBID não só proporciona\r\n aos alunos a adquirirem novos conhecimentos matemáticos como também oportuniza aos bolsistas\r\n participantes a oportunidade de atuar junto à educação pública, fazendo com que viabilize o bolsista a ser um\r\n profissional com mais excelência que incentive a busca por novas metodologias, tais como o lúdico no\r\n âmbito escolar, que propiciem o desenvolvimento de atividades que estão vinculadas à melhoria do trabalho\r\n dos profissionais da área do ensino matemático. Foram utilizados jogos de raciocínio lógico como o xadrez e\r\n outros que citaremos ao longo do trabalho, foram feitas confecções de jogos e também utilizamos jogos\r\n eletrônicos para uma melhor interação dos alunos com a tecnologia, onde ensinamos que a tecnologia pode\r\n ser utilizada de maneira dinâmica e que eles possam absorver determinado conteúdo através disso. Durante o\r\n relato de experiência iremos mostrar os resultados alcançados e como foram feitas as aplicações dos jogos.\r\n Esse projeto foi uma atividade realizada no PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à\r\n Docência, subprojeto da área de matemática do Campus Avançado de Patu – CAP, pelo referido grupo de\r\n autores, juntamente com o orientador. Portanto, todo o estudo feito aqui é fruto do trabalho realizado em\r\n sala de aula no referido programa PIBID. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "PIBID, OBMEP, AULAS PREPARATÓRIAS, JOGOS EDUCATIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1975_10092017224730.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON JEFTY RODRIGUES SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "andersonjefty2010@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }