Este estudo relata a pesquisa que teve como objetivo evidenciar a relação existente entre o comportamento considerado indisciplinado pela escola e os interesses e motivos orientadores da atividade bem como o sentido atribuído a ela pelos alunos, tomando como ponto de referência as ações consideradas disciplinadas. O trabalho de investigação caracteriza-se como pesquisa qualitativa realizada em um colégio estadual de Medianeira – PR. Os sujeitos da pesquisa são seis alunos de uma classe de 2ª série do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados na geração dos dados são a entrevista (com alunos), a observação de aulas, o questionário (para alunos), e a coleta dos materiais usados pelos professores para o desenvolvimento das aulas, além da pesquisa bibliográfica que fornece a fundamentação teórica de base para a interpretação dos dados. A análise dos resultados obtidos nos leva a concluir que os interesses do grupo de alunos considerados indisciplinados não coincidem com o direcionamento das aulas voltado para o preparo dos alunos para o ingresso na Universidade: têm interesses voltados para a conclusão do Ensino Médio e a manutenção da profissão que já exercem, diferentemente do grupo dos alunos considerados disciplinados que se interessam pelos estudos como uma via para o seu ingresso no curso superior que pretendem fazer. Por não verem nessa preparação um sentido vital, e também considerarem as aulas expositivas, com apoio no livro didático, pouco interessantes, os alunos considerados indisciplinados nem sempre estão motivados à realização das tarefas e se envolvem em conversas paralelas que configuram para a escola uma conduta reprovável.