Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DA ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO TRABALHANDO COM A LINGUAGEM

Palavra-chaves: ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ENSINO DA ESCRITA, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
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      metodologias que se inspiram nas teorias de gênero textuais, incorporadas pelas diretrizes nacionais\r\n
      para o ensino de língua materna, fundamentada nas noções de gênero como objeto de ensino e de texto\r\n
      como unidade de análise. Assim, o presente trabalho é fruto das nossas inquietações e de outros\r\n
      professores que atuam na Educação Básica e buscam respostas mais significativas a respeito do\r\n
      ensino-aprendizagem da escrita. Embora reconheça que essa questão não possa ser completamente\r\n
      respondida no âmbito de um artigo, procuramos, mais especificamente, analisar os fundamentos\r\n
      teórico-metodológicos subjacentes às atividades de escrita propostas no livro didático Trabalhando\r\n
      com a Linguagem. Este livro é comumente adotado por professores de Língua Portuguesa no Ensino\r\n
      Fundamental II e foi aprovado pelo PNLD (2011). O trabalho se insere no âmbito da Linguística\r\n
      Aplicada, dentro de um paradigma qualitativo de base descritiva/interpretativista. O referencial teórico\r\n
      está constituído pela noção sociointeracionista de produção de texto (BRONCKART, 2006, 2007,\r\n
      2008). Os resultados iniciais deste trabalho apontam que o livro didático analisado adota uma\r\n
      abordagem textual-discursiva, que trata os textos produzidos quanto aos mecanismos de textualização\r\n
      e quanto à situação comunicativa do gênero a ela correspondente. Destacamos ainda que o\r\n
      envolvimento dos alunos nas atividades de escrita pode sinalizar não só habilidade de produção textual\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino da escrita é uma questão que vem ocupando lugar de destaque em estudos aplicados ao ensino de língua materna, originando metodologias de elaboração de materiais didáticos relativos a esse eixo. Nesse sentido, a orientação para produção de texto constitui um tema relevante nas metodologias que se inspiram nas teorias de gênero textuais, incorporadas pelas diretrizes nacionais para o ensino de língua materna, fundamentada nas noções de gênero como objeto de ensino e de texto como unidade de análise. Assim, o presente trabalho é fruto das nossas inquietações e de outros professores que atuam na Educação Básica e buscam respostas mais significativas a respeito do ensino-aprendizagem da escrita. Embora reconheça que essa questão não possa ser completamente respondida no âmbito de um artigo, procuramos, mais especificamente, analisar os fundamentos teórico-metodológicos subjacentes às atividades de escrita propostas no livro didático Trabalhando com a Linguagem. Este livro é comumente adotado por professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e foi aprovado pelo PNLD (2011). O trabalho se insere no âmbito da Linguística Aplicada, dentro de um paradigma qualitativo de base descritiva/interpretativista. O referencial teórico está constituído pela noção sociointeracionista de produção de texto (BRONCKART, 2006, 2007, 2008). Os resultados iniciais deste trabalho apontam que o livro didático analisado adota uma abordagem textual-discursiva, que trata os textos produzidos quanto aos mecanismos de textualização e quanto à situação comunicativa do gênero a ela correspondente. Destacamos ainda que o envolvimento dos alunos nas atividades de escrita pode sinalizar não só habilidade de produção textual no tocante ao conteúdo temático, mas também na elevação da autoestima, minimizando a situação de exclusão enfrentada no processo de ensino.

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