PORTFÓLIO DIGITAL: FERRAMENTA COLABORATIVA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38271 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 5317 "titulo" => "PORTFÓLIO DIGITAL: FERRAMENTA COLABORATIVA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE" "resumo" => "Este texto trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo relacionado a construção de um portfólio digital, experiência vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, no período 2013.2 no decorrer do componente curricular Informática e Educação. Objetiva-se relatar e discutir a experiência do discente bem como a produção de um portfólio digital como produto avaliativo. Deste modo, espera-se que discentes e docentes sintam-se inspirados a inovar sua prática pedagógica e desafiar os discentes a encarar um diferente método de avaliação que tem como principal objetivo desenvolver habilidades cognitivas nos alunos, levando-os a uma avaliação mediadora e dialética, onde tanto o professor quanto o aluno são sujeitos ativos na construção do conhecimento. Sendo assim, observa-se que as tecnologias digitais podem trazer inúmeras vantagens como a facilitação do acesso à informação, diminuição do tempo/espaço através do mundo virtual. Na área educacional possibilita a melhoria na qualidade do processo ensino e aprendizagem por meios do uso de algumas ferramentas como, por exemplo, os jogos educativos e a realização de cursos a distância. No estudo traduz-se a experiência discente, suas observações e análises realizadas no período de desenvolvimento do componente curricular evidenciando a contribuição dessa metodologia de avaliação na formação do aluno em curso superior. Para atender as novas perspectivas de avaliação na prática docente, é importante tornar os futuros profissionais da educação sujeitos críticos, reflexivos e criativos, capazes de se comprometerem com uma prática profissional inovadora e capaz de dispor um novo olhar em relação a avaliação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIITAIS, PORTFÓLIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5317_28082017144302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA GOMES DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "DÉBORA GOMES" "autor_email" => "debycg1@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38271 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 572 "inscrito_id" => 5317 "titulo" => "PORTFÓLIO DIGITAL: FERRAMENTA COLABORATIVA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE" "resumo" => "Este texto trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo relacionado a construção de um portfólio digital, experiência vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, no período 2013.2 no decorrer do componente curricular Informática e Educação. Objetiva-se relatar e discutir a experiência do discente bem como a produção de um portfólio digital como produto avaliativo. Deste modo, espera-se que discentes e docentes sintam-se inspirados a inovar sua prática pedagógica e desafiar os discentes a encarar um diferente método de avaliação que tem como principal objetivo desenvolver habilidades cognitivas nos alunos, levando-os a uma avaliação mediadora e dialética, onde tanto o professor quanto o aluno são sujeitos ativos na construção do conhecimento. Sendo assim, observa-se que as tecnologias digitais podem trazer inúmeras vantagens como a facilitação do acesso à informação, diminuição do tempo/espaço através do mundo virtual. Na área educacional possibilita a melhoria na qualidade do processo ensino e aprendizagem por meios do uso de algumas ferramentas como, por exemplo, os jogos educativos e a realização de cursos a distância. No estudo traduz-se a experiência discente, suas observações e análises realizadas no período de desenvolvimento do componente curricular evidenciando a contribuição dessa metodologia de avaliação na formação do aluno em curso superior. Para atender as novas perspectivas de avaliação na prática docente, é importante tornar os futuros profissionais da educação sujeitos críticos, reflexivos e criativos, capazes de se comprometerem com uma prática profissional inovadora e capaz de dispor um novo olhar em relação a avaliação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIITAIS, PORTFÓLIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5317_28082017144302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA GOMES DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "DÉBORA GOMES" "autor_email" => "debycg1@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }