Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PORTFÓLIO DIGITAL: FERRAMENTA COLABORATIVA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIITAIS, PORTFÓLIO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38271
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 5317
    "titulo" => "PORTFÓLIO DIGITAL: FERRAMENTA COLABORATIVA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE"
    "resumo" => "Este texto trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo relacionado a construção de um portfólio digital, experiência vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba -  UEPB, no período 2013.2 no decorrer do componente curricular Informática e Educação. Objetiva-se relatar e discutir a experiência do discente bem como a produção de um  portfólio digital como produto avaliativo. Deste modo, espera-se que discentes e docentes sintam-se inspirados a inovar sua prática pedagógica e desafiar os discentes a encarar um diferente método de avaliação que tem como principal objetivo desenvolver habilidades cognitivas nos alunos, levando-os a uma avaliação mediadora e dialética, onde tanto o professor quanto o aluno são sujeitos ativos na construção do conhecimento. Sendo assim, observa-se que as tecnologias digitais podem trazer inúmeras vantagens como a facilitação do acesso à informação, diminuição do tempo/espaço através do mundo virtual. Na área educacional possibilita a melhoria na qualidade do processo ensino e aprendizagem por meios do uso de algumas ferramentas como, por exemplo, os jogos educativos e a realização de cursos a distância.  No estudo traduz-se a experiência discente, suas observações e análises realizadas no período de desenvolvimento do componente curricular evidenciando a contribuição dessa metodologia de avaliação na formação do aluno em curso superior. Para atender as novas perspectivas de avaliação na prática docente, é importante tornar os futuros profissionais da educação sujeitos críticos, reflexivos e criativos, capazes de se comprometerem com uma prática profissional inovadora e capaz de dispor um novo olhar em relação a avaliação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIITAIS, PORTFÓLIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5317_28082017144302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA GOMES DA SILVA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA GOMES"
    "autor_email" => "debycg1@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38271
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 572
    "inscrito_id" => 5317
    "titulo" => "PORTFÓLIO DIGITAL: FERRAMENTA COLABORATIVA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO DISCENTE"
    "resumo" => "Este texto trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo relacionado a construção de um portfólio digital, experiência vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba -  UEPB, no período 2013.2 no decorrer do componente curricular Informática e Educação. Objetiva-se relatar e discutir a experiência do discente bem como a produção de um  portfólio digital como produto avaliativo. Deste modo, espera-se que discentes e docentes sintam-se inspirados a inovar sua prática pedagógica e desafiar os discentes a encarar um diferente método de avaliação que tem como principal objetivo desenvolver habilidades cognitivas nos alunos, levando-os a uma avaliação mediadora e dialética, onde tanto o professor quanto o aluno são sujeitos ativos na construção do conhecimento. Sendo assim, observa-se que as tecnologias digitais podem trazer inúmeras vantagens como a facilitação do acesso à informação, diminuição do tempo/espaço através do mundo virtual. Na área educacional possibilita a melhoria na qualidade do processo ensino e aprendizagem por meios do uso de algumas ferramentas como, por exemplo, os jogos educativos e a realização de cursos a distância.  No estudo traduz-se a experiência discente, suas observações e análises realizadas no período de desenvolvimento do componente curricular evidenciando a contribuição dessa metodologia de avaliação na formação do aluno em curso superior. Para atender as novas perspectivas de avaliação na prática docente, é importante tornar os futuros profissionais da educação sujeitos críticos, reflexivos e criativos, capazes de se comprometerem com uma prática profissional inovadora e capaz de dispor um novo olhar em relação a avaliação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO, TECNOLOGIAS DIITAIS, PORTFÓLIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5317_28082017144302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA GOMES DA SILVA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA GOMES"
    "autor_email" => "debycg1@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este texto trata-se de um relato de experiência de cunho qualitativo relacionado a construção de um portfólio digital, experiência vivenciada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, no período 2013.2 no decorrer do componente curricular Informática e Educação. Objetiva-se relatar e discutir a experiência do discente bem como a produção de um portfólio digital como produto avaliativo. Deste modo, espera-se que discentes e docentes sintam-se inspirados a inovar sua prática pedagógica e desafiar os discentes a encarar um diferente método de avaliação que tem como principal objetivo desenvolver habilidades cognitivas nos alunos, levando-os a uma avaliação mediadora e dialética, onde tanto o professor quanto o aluno são sujeitos ativos na construção do conhecimento. Sendo assim, observa-se que as tecnologias digitais podem trazer inúmeras vantagens como a facilitação do acesso à informação, diminuição do tempo/espaço através do mundo virtual. Na área educacional possibilita a melhoria na qualidade do processo ensino e aprendizagem por meios do uso de algumas ferramentas como, por exemplo, os jogos educativos e a realização de cursos a distância. No estudo traduz-se a experiência discente, suas observações e análises realizadas no período de desenvolvimento do componente curricular evidenciando a contribuição dessa metodologia de avaliação na formação do aluno em curso superior. Para atender as novas perspectivas de avaliação na prática docente, é importante tornar os futuros profissionais da educação sujeitos críticos, reflexivos e criativos, capazes de se comprometerem com uma prática profissional inovadora e capaz de dispor um novo olhar em relação a avaliação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.